Alongamento de cabelos pode provocar calvície?

mVocê conhece a calvície? Sabe como ela ocorre? Será que alongamento de cabelos pode provocar calvície? Neste artigo iremos falar tudo sobre a calvície e iremos tirar a dúvida sobre se o alongamento de cabelos pode provocar calvície.

O que é calvície?

Calvície, chamada também de alopecia, é uma condição que provoca a queda parcial ou total de todos os pelos do corpo, incluindo os cabelos. Essa condição é considerada como uma patologia que não há cura, mas tem tratamentos. Essa condição afeta tanto os homens quanto as mulheres, mas afeta mais os homens por conta da relação com os hormônios.

Quem possui o gene da calvície, cria uma sensibilidade a substância que termina na queda capilar e falhas no couro cabeludo. A calvície é causada por diversos fatores genéticos e de hereditariedade. Outro fator que provoca a calvície é o acumulo de condições que atrofiam folículos capilares. E isso ocorre quando há excesso de oleosidade, estresse, distúrbios hormonais e até deficiências nutricionais.

Calvície por tração

A calvície pode ser de diversos tipos, e a que é causada por alongamento de cabelos é a por tração. A calvície por tração apresenta certas marcas de fraqueza, afinamento, quebra, pontas partidas, entre outros. Por sua vez, tanto o folículo piloso quanto a papila dérmica começam a ficar comprometidos apresentando sinais de danos.

Quando isso ocorre, o cabelo não tem somente o perigo de cair, mas também o de não voltar a nascer e crescer novamente. A calvície de tração é mais comum em mulheres que em homens, porque são as que mais utilizam diversos tipos de penteados no dia a dia, até mesmo alongamento dos fios.

Isso não significa que os homens também não sofrem com a calvície de tração. Os que possuem cabelos longos também passam por isso. Os sinais mais evidentes da calvície por tração são:

  • coceira;
  • caspa;
  • perda de cabelo durante o banho ou ao pentear;
  • dor leve no couro cabeludo e formigamento na área que ocorre a maior queda de cabelo.

A calvície de tração pode ser detectada por um dermatologista que pode recomendar cuidados essenciais para parar a queda capilar. A calvície por tração não possui tratamentos específicos.

A grande diferença são cuidados básicos em caso de transplante capilar, baixa densidade capilar ou medicamentos como evitar puxar os fios capilares, tais como:

  • evitar penteados que causam tensão;
  • evitar tinturas;
  • evitar acessórios como fivelas, ligas e prendedores;
  • evitar secadores de cabelo, baby liss e chapinha;
  • evitar o uso de alongamento de fios, já que há indícios que o alongamento de cabelos pode provocar calvície.

Alongamento de cabelos

O alongamento de cabelo, conhecido como megahair, é uma técnica muito utilizada pelas mulheres que possuem cabelos curtos e desejam mudar o visual. O alongamento de cabelo é feito por um cabeleireiro que seleciona o tipo de fio que é semelhante ao da cliente para que o resultado seja mais natural, utiliza uma cola quente especial a base de silicone para aplicar os fios e as pontas dos fios são aparadas para igualar ao comprimento. Mas será que o alongamento de cabelos pode provocar calvície?

Além disso, o alongamento de fios também ajuda pacientes que estão se recuperando de sessões de quimioterapia, por exemplo, ou até mesmo tratamentos com medicamentos fortes que desencadeiam a calvície e necessitam de uma solução para melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.

A maioria das vezes, uma pessoa que possui pouco cabelo, com problemas no bulbo capilar ou fios fragilizados, busca métodos como o alongamento dos fios, mas os danos a curto e médio prazos são maiores e podem ser até mesmo irreversíveis. Diversos médicos tricologistas brasileiros vêm alertando há um tempo sobre esses danos e que é preciso tratar o quanto antes.

Alongamento de cabelos pode provocar calvície?

Alongamento de cabelos pode provocar calvície se houver um grande motivo: a tração. Ou seja, o peso sustentado pelo megahair aumenta de forma considerada. De forma que, em longo prazo, esta é uma das ações que pode causar danos permanentes ao bulbo capilar. E até mesmo impedir que novos fios nasçam e cresçam.

Para que essa tração seja reduzida, é recomendado que a pessoa, que esteja utilizando o alongamento dos fios, evite o embaraçamento. Isso pode ser feito com o uso constante de cremes hidratantes, tranças e utilizar escovas e pentes com dentes largos, sempre iniciando nas pontas e subindo aos poucos.

A manutenção incorreta de megahair pode causar outros problemas que afetam a saúde do couro cabeludo. Pois com um volume maior próximo a raiz, a aplicação de loções e xampus fica mais complicada. A má higienização também causa problemas como a caspa e oleosidade em excesso.

Mesmo tomando todos os cuidados que o alongamento dos fios exige, é de se esperar que ocorra quebras dos fios. Principalmente em pessoas que possuem cabelos mais frágeis ou danificados. A manutenção do alongamento dos fios é feita a cada 90 dias. E é preciso que tenha um período de alguns dias de descanso sem o aplique.

E aí, já sabe se alongamento de cabelos pode provocar calvície? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos