Por que você precisa manter couro cabeludo limpo?

Você sabe qual é a importância de se manter o couro cabeludo sempre limpo? Você lava os seus cabelos da maneira correta e sabe com que frequência é preciso lavar os cabelos? Neste artigo iremos falar o porquê precisa manter couro cabeludo limpo, como lavar os cabelos e com que frequência é preciso fazer isso.Por que você precisa manter couro cabeludo limpo?

Por que precisa manter couro cabeludo limpo?

O couro cabeludo é a origem de um cabelo perfeito, e ainda ele é o responsável pela sustentação dos fios capilares. O couro cabeludo possui uma pele quatro vezes mais fina que a pele do resto do nosso corpo, por isso, você precisa manter couro cabeludo limpo e os cuidados devem ser redobrados.  Ter um couro cabeludo saudável é fundamental para manter os cabelos brilhantes, lindos e hidratados. O cuidado com essa área também evita problemas como a oleosidade em excesso, descamação e desnutrição dos fios capilares.

O nosso couro cabeludo pode sofrer danos por conta de alguns fatores externos que estão presentes diariamente em nossa vida. Apesar de ter uma pele fina, a sensibilidade pode variar de indivíduo para indivíduo. Alguns fatores como a exposição ao sol, poluição, estresse e excesso de produtos podem influenciar diretamente na saúde do couro cabeludo.

Caso tenha alguma coceira, especialistas dizem que esse é um sinal de alerta, até porque o couro cabeludo não é para coçar. Pode ser sinal de dermatite, caspa, alergia, entre outros. Se estiver acontecendo isso, o ideal é procurar um dermatologista imediatamente para ele diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Erros que causam a queda capilar

Os maiores erros cometidos por diversas pessoas que podem causar problemas de queda e que tem relação com quem precisa manter couro cabeludo limpo (até mesmo algum tipo de calvície) são:

Não deixar o cabelo secar naturalmente: muitas pessoas depois de lavar os cabelos acabam utilizando pranchas, modeladores e secadores e isso é constante, mas o aquecimento exagerado desses produtos pode comprometer as proteínas da estrutura interna do fio, e isso gera danos irreversíveis, deixando ressecado e ocorre a quebra dos fios. A dica é dar um tempo a esses produtos ou quando precisar, utilizar sempre um protetor térmico;

Dormir com o cabelo molhado: você precisa manter couro cabeludo limpo, mas chega cansado do trabalho, vai lavar os cabelos e vai dormir? Já notou que de manhã ao acordar você encontra diversos fios em seu travesseiro? Sabia que a umidade colabora para a proliferação de fungos no couro cabeludo? Por isso ocorre a vontade de coçar a região. Além disso, os fios quando estão molhados ficam elásticos e podem sofrer com a quebra enquanto voce dorme. Evite lavar os cabelos de noite, e sim de manhã ou cinco horas antes de ir para a cama;

Cabelo preso o dia todo: o principal sinal de que pode estar ocorrendo algum problema no seu couro cabeludo e cabelos. É notar falhas na lateral da cabeça ao prender os cabelos. Quando os cabelos estão presos a muito tempo, pode causar problemas na base do fio e pode causar a queda ou quebra dos mesmos. Você que precisa manter couro cabeludo limpo e que quer uma solução, procure utilizar sempre elásticos encapados ou em formato de mola.

Como lavar os cabelos corretamente

Por que precisa manter couro cabelo limpo? Porque ele é uma das áreas mais importantes que necessitam de atenção, pois algumas doenças podem ter início nessa área. Por isso é preciso focar no couro cabeludo na hora do banho. O couro cabeludo deve ser lavado assim como os cabelos. Primeiro passe o shampoo no couro cabeludo e esfregue com as pontas dos dedos. Já o condicionador deve ser evitado nessa área, o ideal é passar nos fios dos cabelos.

O que precisa manter couro cabeludo limpo? É preciso escolher um shampoo e condicionador corretos. Todo cabelo possui um tipo e necessitam de produtos feitos especialmente para o tipo de sua estrutura. Não lavar o couro cabeludo e os cabelos regularmente ou deixar muito sujo pode aumentar a oleosidade e isso não é nada saudável!

É preciso alternar entre os dias de enxágue. Para lavar o couro cabeludo e os cabelos, o ideal é utilizar água morna ou fria. Nunca deixe a água muito quente, pois podem ressecar o cabelo e aumentar a descamação e oleosidade. Também procure não coçar o couro cabeludo com as unhas, pode causar feridas e irritações. Esfregue somente com a ponta dos dedos.

Também tome muito cuidado com químicas como escova progressiva e cuidados com o sol, pois o nosso couro cabeludo é sensível a raios solares. Se o dia estiver bem ensolarado, aposte em chapéus ou acessórios que cubram a cabeça. Outra coisa muito importante para manter o couro cabeludo saudável é alimentar-se bem. Alimentos ricos em zinco e proteínas são essenciais para o fortalecimento e redução da oleosidade.

O que é verdade e influencia ao lavar couro cabeludo

Lavar os cabelos todos os dias não faz mal, em alguns casos é até recomendado. Não há uma regra de tempo para a lavagem de cabelo, isso depende do tipo de cabelo. Quem possui cabelos mais oleosos, pode lavar os cabelos e o couro cabeludo diariamente. Quem possui cabelos mais secos, é recomendado lavar dia sim, dia não.

Além do tipo de cabelo, a região onde o indivíduo mora também pode influenciar na frequência de lavagem do couro cabeludo e dos cabelos. Por exemplo, em lugares úmidos, pode-se lavar todos os dias. Não é recomendado ficar mais de cinco dias sem lavar os cabelos e o couro cabeludo. Assim, há acumulo de sebo e oleosidade, que consequentemente, pode virar uma dermatite seborreica.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close