Formas eficazes de evitar calvície

Você sofre com os efeitos da calvície? Sim? Então veio ao post certo. Ao longo do texto de hoje, investigaremos juntos algumas formas práticas de evitar calvície. Vamos em frente? Acompanhe a partir de agora!

1.Diagnóstico e Genética

A calvície hereditária é uma questão real. Se seus familiares, como pais ou avós, apresentam calvície, é muito provável que você também desenvolva a alopecia androgênica.

Entretanto, não tire suas próprias conclusões ainda. Isso não significa que em 100% dos casos a calvície é herdada geneticamente e também não é exclusiva dos homens, isto é, também pode surgir em mulheres.

Por isso, não se desespere. Uma pessoa sem calvície que acaba tomando as decisões erradas pode danificar o cabelo com métodos desconhecidos, causando a si mesmo o que tanto temia.

O primeiro passo quando essa preocupação surge é procurar um especialista. Se você já tem 20 anos de idade, vá até um médico e ele fará um diagnóstico preciso. A calvície começa a se manifestar nessa época e quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores os resultados.

2.Conheça o inimigo

Assim que o dermatologista der o diagnóstico final e confirmar a ocorrência de alopecia androgênica, tire o máximo de dúvidas possível sobre o assunto. Procure saber sobre os medicamentos utilizados no tratamento e quais os efeitos colaterais (físicos e psicológicos) causados por cada um.

3.Alimentação saudável

O desenvolvimento e fortificação dos fios no couro capilar dependem dos nutrientes certos. Assim, é necessária uma alimentação balanceada e rica de substâncias que ajudem no tratamento. É importante consumir:

Cereais e Grãos Integrais – Arroz, feijão e lentilhas possuem aminoácidos originadores das proteínas que formam o colágeno e a queratina, necessários para o fortalecimento do cabelo e evitam a queda de fios. A soja melhora a circulação de sangue no couro cabeludo, também prevenindo a calvície.

Folhas Verde-Escuras – Alecrim é outro alimento que melhora a circulação de sangue no couro e pode ser aplicado diretamente no couro durante o tratamento.

Carne vermelha magra – Devido a presença de ferro e vitamina B12, importante para manter o metabolismo das células. A falta de vitamina B12 no organismo pode causar calvície.

Peixe – A vitamina B3 presente em peixes e outros frutos do mar reduz o colesterol acumulado no couro cabeludo, responsável por impedir o crescimento capilar e atrair outros problemas capilares como a caspa.

Óleo de Coco – Impede o desenvolvimento da 5 alfa-redutase, uma enzima que transforma a testosterona em DHT (dihidrotestosterona), responsável pela queda de cabelo.

4.Evite o estresse

O estresse favorece o surgimento da calvície. Ele aumenta a produção do hormônio cortisol no organismo, influenciando a perda dos fios.

5.Exercícios Físicos regularmente

Atividades físicas diminuem o acúmulo de cortisol (causado pelo estresse) no corpo, evitando a queda dos fios. A liberação de endorfina e o aumento da circulação sanguínea no organismo também é um enorme benefício das atividades físicas na preservação do cabelo.

6.Evite álcool, cigarro e anabolizantes

Álcool – Em excesso, pode afetar a distribuição de nutrientes necessários para a fortificação do cabelo.

Cigarro – Diminui a circulação sanguínea do couro cabeludo, impedindo que nutrientes sejam absorvidos pela raiz dos fios.

Anabolizantes – Acelera o desenvolvimento da alopecia em pessoas que herdaram o mal geneticamente.

7.Mantenha o cabelo limpo sempre

Cuidado importantíssimo na prevenção da calvície. Longos períodos com o cabelo sujo permite agravar a perda dos fios de cabelo. Se não conseguir lavar diariamente, procure ao menos lavar o cabelo dia sim, dia não, evitando o acumulo de sujeira.

É recomendado utilizar xampus neutros que não afetem o pH do cabelo. Evite deixar o cabelo molhado após o banho. A umidade no cabelo pode causar a proliferação de fungos e caspa, enfraquecendo os fios na raiz e provocando queda do cabelo.

É importante realizar massagem da área capilar durante o banho. Evite penteados como coque e rabos de cavalo. Eles podem arrebentar o músculo sustentador do fio. Certos elásticos e tiaras também causam esse dano, conhecido como “alopecia de tração”.

Outros causadores de “alopecia de tração” são apliques, alongamentos de permanência e “dreads”. Não passe chapinha no cabelo molhado. O dano das queimaduras causa quebra e prejudicam a saúde dos fios.

8.Corpo, mente e cabelo

Além da herança genética, existem outros fatores físicos que podem causar a queda de cabelo, como distúrbios hormonais, alterações dos ovários, disfunções de tireoide e do pâncreas, doenças crônicas, infecciosas, inflamatórias e depressão.

A ingestão de certos medicamentos também pode causar a queda dos fios, especialmente se conterem vitamina A. Anticoagulantes, Anticonvulsivos, Contraceptivos orais e Anti-Inflamatórios são exemplos de medicamentos que causam queda do cabelo.

Isso não significa que você deve iniciar um tratamento contra calvície junto do tratamento da doença que a causou. Tratar a doença que você possui pode eliminar a calvície. Se após o tratamento você continuar apresentando calvície, entre em contato com um dermatologista.

Alguma dúvida sobre como evitar calvície? Deixe seu comentário abaixo logo abaixo! Continue com o blog! Até breve!

 

 

 

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos