9 hábitos que prejudicam os cabelos

Você cuida bem dos seus cabelos? Sabe como cada fio é constituído? Sabia que há hábitos que prejudicam as madeixas? Neste artigo falaremos sobre quais são os hábitos que prejudicam os cabelos, deixando-os fracos e sem vida.

9 hábitos que prejudicam os cabelos

Os cabelos

Os cabelos são a parte essencial para a construção da nossa aparência, e grande parte das pessoas têm medo de quedas e problemas com os fios. Fios, portanto, sofrem diversas agressões no dia a dia, desde a poluição até o uso de secadores com ar muito quente. Para evitar qualquer tipo de problema nas madeixas é preciso tomar vários cuidados e evitar hábitos que podem prejudicar os fios. Também é preciso conhecer como um fio de cabelo é constituído.

Estrutura capilar

Os nossos fios são constituídos pelas seguintes camadas:

Cutícula: parte externa dos fios que protege as camadas internas dos fios, responsável pelo brilho e textura. É a camada que mais sofre agressão externa, mecânica ou natural;

Córtex: parte interna do fio responsável pelo volume e espessura. Representa cerca de 90% do fio e é constituído quase totalmente por queratina e grânulos de melina. Também é responsável pela elasticidade, resistência e permeabilidade dos fios;

Medula: parte central do fio. Ainda não se sabe a sua função, mas muitos especialistas acreditam que esteja relacionada ao primeiro momento da fase de surgimento/crescimento do fio.

Hábitos que prejudicam os cabelos

Abaixo, listamos os piores hábitos que prejudicam os cabelos. Confira:

1.      Não utilizar protetor térmico

Se o secador, babyliss ou chapinha faz parte do seu dia a dia, o seu cabelo está fragilizado. Por isso, é muito importante utilizar protetor térmico. Isso porque um dos hábitos que prejudicam os cabelos é utilizar itens que aquecem diretamente a estrutura dos fios .

Para a aplicação do protetor térmico é simples: espirre – caso seja líquido, ou se for creme pegue com as mãos, ou colete com algum recipiente higienizado uma quantidade do produto nos fios e espalhe, pois isso garante proteção à cutícula do cabelo.

2.      Lavar o cabelo de forma errada

O erro não está precisamente em lavar os cabelos todos os dias, e sim na forma como isso é feito. Água quente, enxágue mal feito e o excesso de produtos são hábitos que prejudicam os cabelos e que aumentam a sua oleosidade, causando doenças capilares e opacidade. O erro também está na utilização do condicionador de forma errada. A forma correta é aplicar o produto apenas no comprimento e nas pontas, evitando a raiz.

3.      Pentear cabelos úmidos

Um dos principais hábitos que prejudicam os cabelos é pentear os cabelos enquanto ainda estão úmidos. O cabelo nesta condição tende a quebrar, por isso é muito importante usar produtos corretos e gestos delicados ao desembaraçá-lo. É preciso começar pelas pontas utilizando pente de dentes largos e subir aos poucos sem forçar o cabelo.

4.      Tratamentos químicos em excesso

Procedimentos químicos como alisamento, coloração, entre outros, podem causar agressões aos fios, deixando-os quebradiços, fracos e sem vida. Não é preciso abrir mão desses tratamentos, o recomendado é que haja um tempo entre cada um, de forma que os fios não fiquem sobrecarregados.

5.      Não utilizar o xampu certo

Na hora de escolher o xampu que irá higienizar os seus fios é preciso levar em consideração as suas características naturais, assim como o ressecamento, a espessura, a oleosidade, entre outras. A dica é conversar com um profissional para o mesmo orientar quais são as melhores opções conforme as necessidades de cada cabelo.

6.      Esfregar o cabelo na toalha

Esse é um dos hábitos que muitas pessoas têm no dia a dia e é preciso ser evitado por causa do atrito criado. Para evitar problemas como o aumento de frizz e a queda dos fios, a dica é retirar o excesso de água apenas apertando-os, de forma delicada, contra a toalha.

7.      Aparelhos de calor em excesso

Claro que não é preciso deixar de utilizar chapinhas, secadores, entre outros. Portanto, é preciso atentar-se à temperatura, que pode deixar os fios mais fracos e quebradiços. Por exemplo, em cabelos finos, eles precisam de menos calor para alisar, secar ou ondular.

8.      Não usar protetores solares

Os protetores solares garantem que a fibra capilar não sofra danos por causa do calor excessivo do Sol. Há diversas opções de protetores solares para cada tipo de cabelo e é preciso que você encontre o melhor que combine com as necessidades dos seus fios.

9.      Chapinha em cabelos molhados

Usar chapinha em cabelos molhados pode quebrar os fios e deixar o cabelo com aspecto ressecado. Além disso, destrói a fibra capilar. Para utilizar chapinha, o ideal é esperar os cabelos secarem. Procure optar por chapinhas de cerâmica, pois elas deslizam mais facilmente nos fios. Aparelhos de metal podem chegar a uma temperatura maior que 230 graus Celsius.

Gostou do artigo com os hábitos que prejudicam os cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog Jet Hair!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close