10 maneiras de eliminar irritação do couro cabeludo

O couro cabeludo é a parte que envolve o crânio e que possui cabelo. O couro cabeludo é diferente das outras partes da pele por ser mais vascularizado, ou seja, formado por inúmeras ramificações de vasos sanguíneos. É muito importante cuidar do couro cabeludo para mantê-lo saudável, principalmente por ser uma parte vascularizada que deve ser mantida sempre limpa.

Quando o couro cabeludo está bem tratado é possível perceber fios de cabelo hidratados, macios, mais soltos e brilhantes, porém, quando está maltratado, alguns sintomas são visíveis e podem incomodar ou constranger quem os tem, entre eles, a irritação no couro cabeludo. Um dos principais problemas é a dermatite seborreica ou caspa, que possui diversas causas. Antes de você saber como eliminar irritação do couro cabeludo, fizemos uma lista com as principais causas de irritação no couro cabeludo.

1. Caspa

Uma grande vilã da saúde do couro cabeludo é a caspa, ou dermatite seborreica. Ela inflama e pode causar até feridas, além daqueles flocos que podem tornar-se constrangedores.

2. Estresse

O estresse é a causa não só da irritação no couro cabeludo, mas de outros problemas piores, preste atenção em seus níveis de estresse para se prevenir e buscar ajuda médica.

3. Suor excessivo

Em tempos de calor, o suor pode ser um grande inimigo da saúde do couro cabeludo, o suor pode entupir o bulbo capilar o que facilita a inflamação e consequentemente a irritação no couro cabeludo.

4. Má higienização

Sabemos que a pressa para nossas atividades faz parte do dia a dia, porém, não bem os fios, pode acarretar em grandes problemas, entre eles, a irritação do couro cabeludo. Por isso, lave bem seus cabelos sem deixar resquícios de e resíduos de suor e outros produtos.

Outros fatores que prejudicam a saúde do couro cabeludo e aumentam a irritação:

Como a irritação no couro cabeludo pode ser sinônimo de uma doença crônica, que é a caspa, é importante que você tome certos cuidados como evitar bebidas alcoólicas, ter uma boa alimentação e buscar auxílio médico para problemas de saúde que atenuam esse problema. A irritação no couro cabeludo pode ser sinal de algumas doenças mais sérias como depressão, AIDS, problemas cardiovasculares, distúrbios alimentares e epilepsia. É importante a identificação para um tratamento mais eficaz.

10 maneiras para eliminar irritação do couro cabeludo

Existem algumas maneiras de eliminar irritação do couro cabeludo, abaixo fizemos uma lista que vai te ajudar nesse problema tão comum e ao mesmo tempo bem chato:

1. Evite encostar as unhas na lavagem

Pode parecer besteira, mas é importante não usar as unhas para massagear o couro cabeludo, é muito importante usar a ponta dos dedos.

2. Prefira água morna

Você com certeza já ouviu que água muito fria ou muito quente faz mal para o couro cabeludo, não é mesmo? Por isso, prefira sempre a água morna, ela está na temperatura ideal para a saúde dos fios.

3. Alimentação saudável

O que parece ser uma dica geral é uma das principais formas de eliminar irritação do couro cabeludo! A alimentação saudável é nossa aliada no combate a muitas doenças, entre elas, as que causam a irritação do couro cabeludo, ter uma alimentação balanceada com muitos vegetais e comidas naturais é super importante para a saúde geral e dos fios.

4. Proteger-se do sol

É importante se proteger do sol, uma vez que, ele pode prejudicar o couro cabeludo sensível ou que já está doente. Use sempre guarda-sol ou chapéus.

5. Aloe Vera

O aloe vera é um grande amigo dos cabelos ondulados e também muito eficaz para eliminar irritação do couro cabeludo. Aplique o seu gel interior e massageie os fios utilizando a ponta dos dedos entre 15 e 20 minutos. Depois enxágue os fios normalmente.

6. Pente para piolhos

Infelizmente uma das causas da irritação nos cabelos são os piolhos. Não pense que eles aparecem só em crianças, adultos também podem tê-los. Hoje existe infindáveis opções de pentes desde os comuns de “osso” aos elétricos.

7. Mel

O mel possui propriedades que eliminam os fungos facilmente reduzindo a caspa, que pode ser um dos motivos para a irritação no couro cabeludo. Faça aplicações semanais, com massagens circulares e enxágue os fios normalmente.

8. Óleo de coco

Aliado da hidratação dos fios, o óleo de coco é eficaz no tratamento da irritação do couro cabeludo, opte por ele e veja resultados surpreendentes. O óleo de coco é uma das maiores formas de eliminar irritação do couro cabeludo.

9. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã possui propriedades que equilibram o PH do couro cabeludo, eliminando fungos e consequentemente, aliviando a irritação.

10. Bicarbonato de sódio.

O bicarbonato assim como vinagre de maçã ajuda no equilíbrio do PH do couro cabeludo, elimina os fungos, consequentemente a caspa e a irritação. Ele é facilmente encontrado e pode ser usado semanalmente.

Então, curtiu nosso artigo sobre 10 maneiras para eliminar irritação do couro cabeludo? Deixe sua pergunta para nossos especialistas, Jet Hair! Sua opinião é muito importante para nós.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos