4 dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos

O turbante, acessório mais conhecido na vestimenta de mulheres, é um acessório de moda que faz menção histórica a diversas religiões. Composto por apenas um lenço amarrado na cabeça, esse elemento ficou conhecido com as africanas, porém hoje em dia vai além de só um enfeite no look, representa até uma posição social da pessoa.

No entanto, apesar de conhecermos apenas na cultura africana e pelo costume com as mulheres, o turbante faz parte também do mundo masculino de várias religiões ocidentais. Paquistão, Índia, Afeganistão e Jamaica, são alguns países que utilizam esse complemento. Veja, a seguir, dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos.

História do turbante

Antes de iniciarmos as dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos, precisamos conhecer a história desse acessório tão carregado de uma posição social e representatividade de religião. Conhecido como um chapéu religioso, ele surgiu no final da Idade Média e início da Idade Moderna com os Mouros, na Espanha.

Na religião muçulmana, se utiliza turbantes brancos representando a santidade, embora muitos homens muçulmanos optem pelo verde, porque representa o paraíso. Em algumas partes do norte da África, em que o azul é comum, os turbantes podem identificar tribos. Já em relação ao acessório na contemporaneidade, o pano tem menos de cinco metros de comprimento e alguns do sul da Ásia são mais elaborados.

A peça é também masculina

Representada pela sociedade em geral apenas por mulheres, esse acessório é de pouco conhecimento do público masculino, porque na história apenas foi divulgado um grupo feminino que o utilizava. Em maior parte das vezes, remetia às escravas, que utilizavam o turbante como acessório para carregar pesos em seu trabalho.

Porém, hoje em dia, além de representar uma posição social muito forte, também há como compor o look masculino. Naquela época também existiam homens que utilizavam, porém não foi disseminado pelos livros e contadores de história. Mais à frente veremos dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos.

1.      Peça usada pelos árabes

Muito comum na cultura árabe, essa peça pode ser utilizada de duas formas distintas. Em seu aspecto comum, o turbante é feito através de um enlace de um lenço na cabeça, porém entre os árabes é possível utilizar sem nenhum amarro, mas apenas solto e liso em cima da cabeça. Essa é a primeira das dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos.

No Brasil não é corriqueiro esse tipo de uso, vemos apenas o turbante em estilo árabe em festas à fantasia. Porém, cuidado ao utilizar esse elemento em eventos do tipo, pois pode afetar a representatividade de uma cultura e religião com toda a sua posição social no mundo.

2.      Peça usada pelos indianos

Dando continuidade às dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos, agora vem o corriqueiro no costume indiano. Utilizado com um forte apego a religião, ele representa amor eterno a Deus e ao viver através de caridades ao mundo. O turbante, para eles, é uma forma de afirmação cultural e amostra de sua relação com Deus.

Já no quesito fashion, o lenço é utilizado amarrado no centro da cabeça, com faixas que passam uma por cima da outra. Apresentam cores simples, como a preta, sem estampas chamativas ou algo do tipo. É um acessório simples, mas muito elegante ao público masculino.

3.      Peça usada por alguns países africanos

Ao entrarmos nessa região, vale ressaltar que apenas alguns países da África que utilizam essa peça no look. Não podemos usar todo o continente como referência, pois não são todos os membros daquela área que utilizam esse instrumento de beleza e representatividade.

Migrado para o Brasil através de alguns negros africanos, o turbante era comum em escravas baianas e representa as tribos e religiões através de estampas com cores e desenhos minimalistas no tecido. Mais longos e com mais voltas, o pano dessa região é mais uma das variações de turbante com estilo em cabelos masculinos mais comum que existe.

4.      Representatividade de povos

Preste atenção se você deseja usar turbante com estilo em cabelos masculinos. Não se esqueça de pensar na representatividade! Como já mencionado antes, esse pano é uma peça que faz parte da cultura de vários povos e possui uma grande representatividade em cada um. Antes de utilizá-lo, vale lembrar que é a imagem de uma população em jogo, não apenas um acessório fashion.

Então, antes de escolher qual o melhor para o seu look, relembre que esse acessório faz parte da identidade nacional e posição cultural de alguns países e que ao ser utilizado de forma caricata, pode denegrir a imagem de toda uma luta e representação histórica de uma população.

Gostou do nosso texto? Concorda com as nossas dicas para usar turbante com estilo em cabelos masculinos? Deixe seu comentário abaixo e diga qual prefere na composição do look.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos