Vitamina B6: quais os benefícios para os seus cabelos

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, auxilia o metabolismo de nossas enzimas e consequentemente ao funcionamento adequado de nosso corpo. Junto a outros tipos de vitaminas, ela ajuda em diversos aspectos da saúde, mas se especifica em: prevenir a anemia, a fortalecer o sistema imune, aliviar artrite, entre outros.

No entanto, fora às mais comuns ajudas que ela dá, vamos focar em uma, que é de interesse geral. Também utilizada para auxiliar em problemas no nosso cabelo, como queda excessiva, fios frágeis ou quebradiços, a partir da ingestão de vitamina B6, problemas comuns podem ser tratados de forma eficaz. Veja a seguir, tudo que você precisa saber sobre essa vitamina milagrosa.

Funções da vitamina B6

Completando a introdução do tema, a vitamina B6 é utilizada para diversas funções. Dentre elas, a de auxiliar na saúde do cabelo não é a função principal da vitamina, apesar de ser muito utilizada. No entanto, ela ajuda na cura de uma anemia por estimular a produção de hemácias, que são as responsáveis por carregar oxigênio para o sangue.

Além disso, ela auxilia nas dores causadas por artrite reumatoide ou síndrome do túnel do carpo por diminuir a inflamação que elas causam. Já em relação ao sistema imune, está diretamente ligada no auxílio de produção de neurotransmissores, substâncias de suma importância para o funcionamento do sistema nervoso.

Alimentos que contém vitamina B6

Não são todos os alimentos que contém essa vitamina tão preciosa para a nossa saúde. Ela se restringe a um grupo exclusivo, que pode ajudar de forma positiva e gradual no corpo das pessoas – claro, com controle de excessos, pois tudo em exagero pode gerar alguma consequência ruim.

Felizmente, os alimentos que possuem essa vitamina fazem parte do cardápio brasileiro: carne bovina e de frango, ovos, peixes, sementes de girassol, nozes, feijão, cenoura, batata, entre outros. Esses são produtos muito utilizados na culinária do Brasil, uma vantagem para quem necessita de vitamina B6.

A relação dessa vitamina com o cabelo

A piridoxina é uma grande aliada na ajuda contra a queda de cabelo. Os fios enfraquecidos são problemas que atingem tanto aos homens quanto as mulheres. Juntando esse incômodo que afeta ambos os sexos, surgiu o uso da vitamina B6 em prol da saúde capilar.

Esse ativo desempenha uma ação nos processos metabólicos e hormonais, que evitam a alopecia – perda parcial ou total dos fios – e gera mais energia ao corpo. O resultado disso são cabelos mais saudáveis visivelmente, com fios mais fortes e com o crescimento mais acelerado.

Como usar essa vitamina

Esse ativo está presente em diversos alimentos que fazem parte do cardápio de comidas utilizadas pelos brasileiros, porém ela pode ser utilizada por outros meios além da ingestão. Existem algumas receitas caseiras, que usam frutas ricas em vitamina B6 e que ajudam muito em problemas de queda dos cabelos.

Além disso, as empresas de cosméticos e dermocosméticos estão investindo pesado em produtos que possuem esse componente. Ao procurar algo que solucione fraqueza nos fios e queda parcial, veja se na parte de ingredientes está a vitamina B6 ou piridoxina, pois o nome pode variar de acordo com a mercadoria.

Crescimento do cabelo

Além de ajudar no problema de queda, essa vitamina pode auxiliar no crescimento das madeixas. Se você busca por um produto que ajude nessa parte, use e abuse daqueles que possuem esses ingredientes nas fórmulas e procure receitas caseiras que auxiliem nessa fase do crescimento.

Os alimentos como banana, nozes, abacate, entre outros, são comuns no mercado capilar. Ou seja, invista nessas, que é certeiro o crescimento rápido e saudável dos seus cabelos a partir desse componente tão importante para o nosso corpo.

Produtos indicados

Como já explicitado antes, existem muitos produtos que têm em suas fórmulas a vitamina B6. Se a sua busca é por algo que ela beneficia no couro cabeludo, procure até encontrar algum produto ou receitinha básica que ajude e auxilie.

Porém, existem alguns xampus, condicionadores e máscaras capilares conhecidos no mercado dessa área. Você não precisa buscar em lojas de produtos importados, muitas vezes, produtos comercializados em mercados são campeões de vendas e resultados nesse quesito, sendo utilizados contra a queda de cabelo e auxilio no fortalecimento de fios.

Use e abuse de alimentos

No entanto, é de suma importância dar valor não somente a produtos já feitos ou receitinhas caseiras que fazemos em qualquer lugar de nossa casa. Como já dito antes, existem alimentos ricos na vitamina B6, que auxiliam o metabolismo do nosso corpo e não somente no tratamento dos cabelos.

Não deixe de ingerir as comidas ricas nesse componente, pois ela auxilia na saúde do corpo em geral e pode prevenir outras doenças futuras. Claro, apesar de estarmos falando somente dessa vitamina, não deixe as outras de lado! Sua saúde deve estar em primeiro lugar.

Gostou da nossa matéria? Deixe sua opinião sobre os benefícios da vitamina B6 para o nosso corpo e se ela já te auxiliou nos cuidados com os cabelos.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos