Por que stress ajuda na queda de cabelos?

O que é estresse? O que é queda de cabelos? Há relação entre os dois? Como o stress ajuda na queda de cabelos? Nesse artigo falaremos tudo sobre a queda capilar, estresse e também falaremos por que o stress ajuda na queda de cabelos.

Confira a seguir, em todos os detalhes sobre essa relação tão estreita entre ter muito stress e ver seus fios caírem, dia após dia. Acompanhe!

O estresse

O estresse é um sintoma que transforma o nosso estado de forma indescritível. Ele pode ser definido por sensações de medo, irritação, preocupação, desconforto, nervoso, frustração, indignação e por diversas razões diferentes. Além disso, muitas vezes a sua causa pode ser desconhecida.

Além de mexer com a nossa mente, o estresse também pode se manifestar no corpo, a curto e a longo prazo. Os sintomas físicos são:

  • boca seca;
  • alergias de pele;
  • necessidade frequente de urinar;
  • gastrite e úlceras;
  • problemas ao engolir;
  • fezes soltas;
  • cansaço;
  • dificuldade para dormir;
  • tensão muscular;
  • dores de cabeça;
  • imunidade baixa;
  • mudanças de relação com o apetite;
  • acne incomum e rosácea;
  • refluxo, entre outros.

E o stress ajuda na queda de cabelos também. Por isso, é muito importante marcar uma consulta com um médico assim que esses e outros sintomas surgirem.

E não apenas isso, mas contar com a grande ajuda de um profissional, como um psicólogo, para tratar do seu lado emocional. E, se necessário for, inclusive, se consultar com um psiquiatra. Tudo para que sua saúde fique plena, tanto interior quanto exterior. Cuide-se, sempre e se livre do stress. Afinal, isso é importante não só para a saúde de seus cabelos, para para a proteção de todo o seu organismo.

A queda capilar

O cabelo é a peça fundamental para a boa aparência, tanto para homens quanto para as mulheres. A queda de fios pode trazer diversos problemas, desde a baixa autoestima e até a depressão. Tudo isso, somando-se ao já tão negativo stress. Portanto, o que você está esperando para começar a se cuidar hoje mesmo? Não perca mais tempo!

A queda capilar atinge muitas pessoas em nível mundial e há diversas causas para a queda acentuada dos fios. Como já foi mencionado, até mesmo o stress ajuda na queda de cabelos.

Por que stress ajuda na queda de cabelos?

Para entender como o stress ajuda na queda de cabelos é muito importante, primeiro diagnosticar o tamanho do problema. Normalmente, perdemos cerca de 50 a 100 fios capilares diariamente, mas é preciso verificar se há substituição, caso não ocorra, o problema é grave.

De acordo com o dermatologista Arthur Tykonciski, os fios novos precisam crescer para manter o equilíbrio; o stress ajuda na queda de cabelos provisória, impulsionada por um momento em que os níveis de tensão estão elevados ou até mesmo em uma antecipação da calvície para quem possui pré-disposição a perder os fios capilares.

Em situações extremas e graves, o stress ajuda na queda de cabelos fazendo com que todos os fios caiam totalmente. O estresse compromete o sistema circulatório periférico e prejudica a fixação dos fios. Altas taxas de hormônio cortisol no organismo, resultado do estresse agudo, também está na lista dos fatores que mais influenciam na queda capilar.

Do ponto de vista fisiológico os cabelos são encarados como algo não muito importante para o nosso corpo. Assim, o nosso organismo entende que quando tem a necessidade de vitaminas e proteínas ele pode utilizar os nutrientes que são direcionados aos fios para outra área que está em falta. Em situações de estresse, o organismo acaba acelerando a produção de estriol que impede a entrada dos nutrientes na região capilar até parar o crescimento dos fios.

Outro fator levantado por especialistas é a alopecia areata, uma doença que se desenvolve cerca de três meses após uma carga intensa de estresse. A alopecia areata causa uma pausa brusca no crescimento dos cabelos e até mesmo nos pelos. O surgimento de caspa também é causado pelo estresse, por causa do aumento da oleosidade dos fios.

A queda capilar causada pelo estresse tem cura?

Não existe uma solução que seja milagrosa para a queda de cabelos causada pelo estresse. Mas há tratamentos que podem ser adotados, como a prática de atividades físicas para diminuir a ansiedade e elevar a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, relaxamento, e levar uma rotina menos atribulada.

Lembrando que é muito importante marcar uma consulta com um profissional, um dermatologista, por exemplo, para diagnosticar e fornecer o melhor tratamento para o seu caso. Ao ir a uma consulta, informe todos os sintomas que você tenha percebido e responda corretamente todas as perguntas do médico para ajudar no diagnóstico.

Gostou do artigo falando sobre como stress ajuda na queda de cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog! Tudo de mais relevante sobre o universo da calvície e queda de cabelos você encontra aqui!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos