6 dicas de tratamento natural para calvície

A calvície é muito comum na maioria das pessoas, e mais cedo ou mais tarde isso acontecerá em nossas vidas. Entretanto, você sabia que existem ingredientes naturais que podem ajudá-lo a frear a calvície, combater a perda de cabelo e promover o crescimento dos fios? Nesse post vamos tratar das principais dicas de tratamento natural para a calvície.

Mas, como se dá a calvície?

A quantidade de fios perdidos e as formas de calvície podem variar bastante em homens e mulheres, incluindo a perda total de todos os pelos do corpo. E isso acontece devido ao processo de envelhecimento natural, podendo começar a partir dos 20 anos, e sendo mais visível após os 50, e a calvície andrógena a mais frequente. Ela acontece devido fatores hereditários e ao excesso do hormônio masculino testosterona.

Além dela, existe a calvície areata, que acontece devido a problemas que afetam o sistema imune; a calvície cicatricial, provocada por doenças que enfraquecem a raiz dos cabelos; o eflúvio telógeno, que acontece devido às alterações hormonais, excesso de estresse, infecções ou após cirurgias, por exemplo, e o eflúvio anágeno que é provocado por tratamentos para o câncer.

A calvície também pode ser agravada pelo stress, devido ao aumento dos níveis de produção de hormônios sexuais no corpo.

Como tratar a calvície de forma natural?

A perda de cabelos pode ser um indício de que algo não vai bem com o nosso corpo. Contudo, existem várias formas naturais de tratar a calvície para que não seja necessária interferência médica. Além, é claro, de manter os fios sempre limpos e cuidados com produtos adequados.

Em casos em que os cabelos se encontram muito danificados é interessante evitar procedimentos agressivos, como tinturas, métodos de alisamento ou que provoquem o aquecimento excessivo dos fios. Abaixo listamos as seis melhores dicas de tratamento natural para a calvície.

As 6 dicas de tratamento natural para calvície

1.       Alimentação

Uma dieta equilibrada é, sem dúvidas, uma das melhores dicas de tratamento natural para a calvície, tendo em vista que a queda acentuada dos fios pode ser causada pela deficiência corporal de certos nutrientes. Por isso, o ideal é que a sua dieta seja rica em proteínas, ferro, zinco, vitamina C e vitamina A.

Alimentos como abacate, castanhas, maçã e sementes de chia podem ser incluídos na dieta para ajudar na regulação do metabolismo e na manutenção do balanço hormonal.

Também podem auxiliar no combate à calvície dois tipos de bebidas: o suco de pepino, alface, espinafre e cenoura – dois copos ao dia; e a infusão de alfavaca, tanchagem e chapéu-de-couro em um litro de água fervente – três xícaras ao dia.

2.       Cuidado com excessos

Já diz o velho ditado: a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Portanto, apesar de saudáveis para os cabelos, alimentos com alto teor de ferro, vitamina A, zinco e selênio devem ser consumidos com moderação.

Outros produtos que devem ser consumidos com bastante cautela são suplementos polivitamínicos que se dizem ricos em vitaminas e minerais. O consumo excessivo de açúcar ou carnes de origem duvidosa também pode comprometer a saúde capilar.

3.       Stress

Outra dica de tratamento natural para a calvície é a que você pode reduzir o estresse através da participação em atividades relaxantes, como caminhar, ouvir música calmante, desfrutar de um tempo mais tranquilo, praticar atividades físicas ou ioga, fazer longas caminhadas em lugares abertos ou simplesmente tomar um bom banho. O importante é reservar um tempo para cuidar de si mesmo.

4.      Banhos frios

Falando em um bom banho, outra boa dica de tratamento natural para a calvície, é que esse banho deve ser com água morna ou fria para que não haja a remoção de óleos importantes para a proteção do fio e do couro cabeludo. Caso seu cabelo seja oleoso utilize produtos adequados para a remoção apenas do excesso de oleosidade dos cabelos

5.        Sono reparador

Dormir bem ajuda na reparação dos danos provocados pelo estresse cotidiano, através do aumento na concentração de hormônios como a melatonina que protege os cabelos devido ao seu poder antioxidante, ou seja, outra forma de tratamento natural para a calvície.

6.        Check-ups médicos

Esse não é exatamente um tratamento natural para a calvície, mas checar os níveis hormonais pode evitar o desenvolvimento de outros sintomas relacionados à desregulação hormonal.

A calvície pode ser agravada nos homens pela predisposição genética à perda de cabelos, e nas mulheres pelo divórcio. Em ambos os casos, a depressão pode se tornar outro agravante devido ao descaso consigo mesmo. Outras causas são a exposição ao sol e o tabagismo. Além, é claro, de que a principal causa da calvície é o desequilíbrio hormonal. Portanto, a junção de todos esses fatores é praticamente a garantia da perda dos cabelos.

Essas foram as principais dicas de tratamento natural para a calvície que consideramos nesse texto. E então, o que achou delas? Tem alguma outra que você sabe? Comenta aí.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos