8 dicas de alimentos para prevenção de queda de cabelos

Os alimentos podem mesmo auxiliar na prevenção da queda capilar? Nesse artigo falaremos tudo sobre queda capilar, alimentação equilibrada e daremos as melhores dicas de alimentos para prevenção de queda de cabelos.

Queda capilar

A queda de cabelos é um problema que afeta de forma comum milhões de homens e mulheres mundialmente. Lembrando que é muito importante entender a diferença entre queda capilar e calvície.

A calvície é a falta de cabelos no couro cabeludo e diversos fatores podem causar a perda de cabelos e dependendo da causa há diversas formas para lidar com o problema. A queda capilar é uma queixa mais comum entre homens e mulheres que pode ser causada pela deficiência de ferro, mudanças no metabolismo, problemas hormonais, má alimentação, entre outros.

Alimentação equilibrada

Você já deve ter ouvido o ditado “você é o que come”, não é mesmo? Com isso, podemos realmente dizer que somos o que consumimos e muito dos nossos problemas de saúde estão ligados à nossa alimentação. Um estilo de uma vida saudável, rotina de exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, entre outros, faz com que você viva com mais qualidade.

Uma alimentação equilibrada precisa conter carboidratos, gorduras, água, vitaminas, fibras, proteínas e sais minerais. A boa alimentação precisa ser incluída no seu dia a dia, não como uma dieta e sim como um auxiliar na manutenção da sua saúde, controle do peso, prevenção e melhor desempenho físico.

A alimentação é essencial para a sustentação da vida, caso não seja feita de forma equilibrada, acaba não ajudando no desenvolvimento de forma correta das suas funções.

Dicas de alimentos para prevenção de queda de cabelos

Abaixo listamos as nove melhores dicas de alimentos para prevenção de queda de cabelos. Confira:

1.       Ovos

Um dos alimentos para prevenção de queda de cabelos são os ovos que são ricos em nutrientes como o zinco, enxofre, ferro, fósforo, iodo e selênio. Em relação à queda de cabelo, é indicado comer ovos por 15 dias durante um período para auxiliar na prevenção.

Os ovos também são ricos em biotina, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B12. A biotina é conhecida por auxiliar na prevenção da queda de cabelos, pois além de ajudar na redução da queda capilar ela estimula o crescimento. Além de consumir o ovo, é possível aplica-lo como um pré-tratamento antes do shampoo.

2.       Salmão

Além de ter proteína de alta qualidade, é recomendado consumir salmão por causa da sua boa quantidade de selênio e de ácido graxo Ômega 3. Juntos, eles ajudam a combater as inflamações, auxilia a melhorar a circulação sanguínea e na chegada de nutrientes no bulbo capilar e também protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta.

3.       Cenoura

A cenoura é um dos alimentos para prevenção de queda de cabelos, pois ela fornece dois tipos de nutrientes: a vitamina A e o betacaroteno, um antioxidante que auxilia no combate da ação dos radicais livres evitando a queda de pigmentos que pode deixar os fios grisalhos. Já a vitamina A age na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as e atuando na produção da oleosidade natural do fio.

4.       Espinafre

Por ser um alimento rico em ferro, mineral que faz parte da formação de glóbulos vermelhos, o espinafre ajuda a nutrir os folículos capilares. A carência dessa substância pode provocar a perda de brilho, fraqueza, ressecamento e até mesmo a queda dos fios. O espinafre é um alimento rico em clorofila e a combinação com o ferro auxilia no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, a normalizar o ciclo de crescimento e fortalece a raiz.

5.       Brotos de feijão

O broto de feijão é outro dos alimentos para prevenção de queda de cabelos, pois ele é um alimento rico em sílica, nutriente que ajuda a absorver todas as vitaminas e minerais que o corpo consome. A sílica é muito benéfica para a saúde do cabelo, pois ajuda a estimular o crescimento e evita a queda capilar.

6.       Soja

Ótima fonte de proteína, um nutriente que compõe 97% dos nossos cabelos. Caso ocorra a carência de proteína, o organismo não consegue produzir novos fios para substituir aqueles que caíram. Acontece ainda a alteração da textura e do pigmento dos fios deixando-os opacos, finos, secos e fracos. Outro benefício da soja é que ela fornece biotina, nutriente essencial para o desenvolvimento do folículo piloso.

7.       Laranja

A laranja é mais um dos alimentos para prevenção de queda de cabelos. A parte branca que envolve os gomos da laranja, conhecida como pectina, é uma fibra que auxilia a desintoxicar o organismo de quem a consome, pois as toxinas provocam oleosidade em excesso e o surgimento da caspa. O recomendado é consumir uma laranja por dia.

8.       Morango

O morango é também um dos alimentos para prevenção de queda de cabelos, pois é uma fruta que fornece vitamina C e flavonoides, substâncias que ajudam a ativar a microcirculação sanguínea do couro cabeludo fazendo com que os fios cresçam mais rápido, fiquem mais resistentes e menos sujeitos à quebra, ressecamento e a queda.

Gostou do artigo sobre os melhores alimentos para prevenção de queda de cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos