Cabelos: esse é um tema que, sem dúvidas, todo mundo tem uma ‘dica especial’ para dar. Relacionado à calvície então… são muitos os mitos que se espalham por toda parte, não é mesmo? Então, se prepare, pois neste artigo falaremos tudo sobre os maiores mitos sobre cuidados com cabelos e como desconstruí-los. Acompanhe!
Além da beleza e da autoestima, cuidar dos cabelos tem uma importância vital, que vai muito além de uma boa aparência. Os cabelos fazem parte do nosso organismo e por isso precisam ser bem cuidados e saudáveis. Um dos cuidados mais básicos que precisamos ter é cuidar da sua limpeza diária, pois remove os resíduos de poeira, odor, suor, entre outros. Também é muito importante hidratá-los para evitar que os fios fiquem sem vida, frágeis, sem brilho e fáceis de cair. A seguir, falaremos sobre os maiores mitos contados sobre cuidados com cabelos que precisam ser esclarecidos.
Abaixo, listamos os dez maiores mitos sobre cuidados com cabelos e a verdade sobre eles. Confira:
Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é sobre cortar as pontas para assim ajudar no crescimento. Porém, como o cabelo não cresce pelas pontas – e sim pela raiz –, cortar as pontas não tem sentido e influência sobre o crescimento. Assim como raspar a cabeça não faz com que os fios cresçam mais fortes e grossos, pois a quantidade de folículos capilares de cada um é determinada pela genética.
Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que um dos motivos do surgimento da caspa é o ressecamento do couro cabeludo. Muito pelo contrário, a caspa surge em pessoas que têm o couro cabeludo oleoso. Assim, se você tiver esse tipo de problema, basta parar o uso de produtos oleosos no cabelo. Mesmo que tenha diversas recomendações populares, esse hábito só piora a situação.
Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que o cabelo deve ser escovado com frequência para deixá-lo mais saudável. Não é bem assim. Escová-los frequentemente distribui toda a oleosidade do cabelo, fazendo com que o mesmo fique sujo mais rápido. O melhor é pentear os fios somente quando for necessário.
Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que quanto mais lavar, mais oleoso fica. Não afeta em nada o ritmo sob qual o cabelo fica sujo. Portanto, o cuidado correto para melhorar o funcionamento das glândulas sebáceas é fazer com que os fios demorem mais para ganhar o aspecto sujo. Lave todos os dias ou um dia sim e um dia não.
Esse é um dos maiores mitos sobre cuidados com cabelos! O mais importante é escolher o produto ideal para cada tipo de cabelo. A utilização do produto em excesso pode gerar acumulo de resíduos, deixando os cabelos com aspecto pesado e sujo, além de sobrecarregar a queratina.
Mito! Mas isso não significa que lavar o cabelo a noite e dormir logo em seguida seja uma opção saudável. A umidade e o calor do travesseiro fazem com que surjam fungos. O mais comum deles pode causar seborreia e descamação do couro cabeludo.
A composição dos fios de ambos é a mesma! O que muda é a forma em como os fios capilares são tratados. Tratamentos químicos, ferramentas de alta temperatura, tintura e finalizadores podem criar essa sensação.
De acordo com especialistas, essas técnicas não fazem com que os cabelos cresçam, inclusive podem causar danos aos fios capilares, pois esses produtos alteram a composição química do xampu e pode até mesmo desestabilizar a fórmula.
A causa dos fios brancos é natural, não tem como evitar! O surgimento de fios brancos significa que eles estão velhos, é resultado da diminuição na produção de melanina, ou seja, arrancar esses fios não evita com que outros cresçam no lugar.
Ingredientes “naturais” como leite, azeite e mel contêm lipídios. Porém, usá-los em forma natural não é recomendado, pois, na maioria das vezes, alguns ingredientes resultam em um efeito superficial. Além disso, pode deixar resíduos, excesso de oleosidade e odor.
Gostou do artigo sobre as maiores mentiras que são contadas sobre cuidados com cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo sobre o universo do cuidado com cabelos e combate à calvície!
Deixe uma resposta