10 mitos sobre cuidados com cabelos derrubados!

Cabelos: esse é um tema que, sem dúvidas, todo mundo tem uma ‘dica especial’ para dar. Relacionado à calvície então… são muitos os mitos que se espalham por toda parte, não é mesmo? Então, se prepare, pois neste artigo falaremos tudo sobre os maiores mitos sobre cuidados com cabelos e como desconstruí-los. Acompanhe!

Como deve ser o cuidado com cabelos

Além da beleza e da autoestima, cuidar dos cabelos tem uma importância vital, que vai muito além de uma boa aparência. Os cabelos fazem parte do nosso organismo e por isso precisam ser bem cuidados e saudáveis. Um dos cuidados mais básicos que precisamos ter é cuidar da sua limpeza diária, pois remove os resíduos de poeira, odor, suor, entre outros. Também é muito importante hidratá-los para evitar que os fios fiquem sem vida, frágeis, sem brilho e fáceis de cair. A seguir, falaremos sobre os maiores mitos contados sobre cuidados com cabelos que precisam ser esclarecidos.

Mitos sobre cuidados com cabelos

Abaixo, listamos os dez maiores mitos sobre cuidados com cabelos e a verdade sobre eles. Confira:

1.       Cortar as pontas ajuda no crescimento

Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é sobre cortar as pontas para assim ajudar no crescimento. Porém, como o cabelo não cresce pelas pontas – e sim pela raiz –, cortar as pontas não tem sentido e influência sobre o crescimento. Assim como raspar a cabeça não faz com que os fios cresçam mais fortes e grossos, pois a quantidade de folículos capilares de cada um é determinada pela genética.

2.       Ressecamento do couro cabeludo é motivo da caspa

Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que um dos motivos do surgimento da caspa é o ressecamento do couro cabeludo. Muito pelo contrário, a caspa surge em pessoas que têm o couro cabeludo oleoso. Assim, se você tiver esse tipo de problema, basta parar o uso de produtos oleosos no cabelo. Mesmo que tenha diversas recomendações populares, esse hábito só piora a situação.

3.       Escovar com frequência deixa os fios mais saudáveis

Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que o cabelo deve ser escovado com frequência para deixá-lo mais saudável. Não é bem assim. Escová-los frequentemente distribui toda a oleosidade do cabelo, fazendo com que o mesmo fique sujo mais rápido. O melhor é pentear os fios somente quando for necessário.

4.       Quanto mais você lava, mais oleoso fica

Um dos mitos sobre cuidados com cabelos é que quanto mais lavar, mais oleoso fica. Não afeta em nada o ritmo sob qual o cabelo fica sujo. Portanto, o cuidado correto para melhorar o funcionamento das glândulas sebáceas é fazer com que os fios demorem mais para ganhar o aspecto sujo. Lave todos os dias ou um dia sim e um dia não.

5.       Quanto mais xampu e condicionador, mais limpo fica

Esse é um dos maiores mitos sobre cuidados com cabelos! O mais importante é escolher o produto ideal para cada tipo de cabelo. A utilização do produto em excesso pode gerar acumulo de resíduos, deixando os cabelos com aspecto pesado e sujo, além de sobrecarregar a queratina.

6.       Dormir com os fios molhados causa queda

Mito! Mas isso não significa que lavar o cabelo a noite e dormir logo em seguida seja uma opção saudável. A umidade e o calor do travesseiro fazem com que surjam fungos. O mais comum deles pode causar seborreia e descamação do couro cabeludo.

7.        O cabelo masculino é diferente do cabelo feminino

A composição dos fios de ambos é a mesma! O que muda é a forma em como os fios capilares são tratados. Tratamentos químicos, ferramentas de alta temperatura, tintura e finalizadores podem criar essa sensação.

8.       Adicionar vitamina ou anticoncepcional no xampu ajuda o cabelo a crescer

De acordo com especialistas, essas técnicas não fazem com que os cabelos cresçam, inclusive podem causar danos aos fios capilares, pois esses produtos alteram a composição química do xampu e pode até mesmo desestabilizar a fórmula.

9.       Tirar fio branco evita que outros cresçam no lugar

A causa dos fios brancos é natural, não tem como evitar! O surgimento de fios brancos significa que eles estão velhos, é resultado da diminuição na produção de melanina, ou seja, arrancar esses fios não evita com que outros cresçam no lugar.

10.    Hidratações caseiras em sua forma natural são mais eficazes para os cabelos

Ingredientes “naturais” como leite, azeite e mel contêm lipídios. Porém, usá-los em forma natural não é recomendado, pois, na maioria das vezes, alguns ingredientes resultam em um efeito superficial. Além disso, pode deixar resíduos, excesso de oleosidade e odor.

 

Gostou do artigo sobre as maiores mentiras que são contadas sobre cuidados com cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Tudo sobre o universo do cuidado com cabelos e combate à calvície!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos