Como retardar surgimento de cabelos brancos?

É possível retardar surgimento de cabelos brancos? Em algum momento da vida todos nós teremos cabelos brancos. Para algumas pessoas isso é natural, ou seja, uma consequência da experiência de vida. Mas para outras pessoas esse fenômeno natural é muito desagradável e deve ser evitado ao máximo.

Por isso, nesse texto vamos falar um pouco sobre os famigerados fios brancos, se e de que forma é possível retardar surgimento de cabelos brancos. Então, vamos conversar um pouco sobre isso?

Por surgirem majoritariamente após os 40 anos, os cabelos brancos são associados à perda da juventude e vigor, contudo, vários fatores, inclusive a genética, podem influenciar no embranquecimento dos fios muito antes dessa faixa etária.

Por que os cabelos ficam brancos?

A grande responsável pela pigmentação dos cabelos, assim como da pele e dos olhos, é a melanina. Quanto mais melanina mais escura será a cor dos cabelos, além disso, quanto mais envelhecemos menos melanina é produzida pelo nosso corpo, consequentemente, os cabelos vão perdendo a pigmentação até ficarem completamente brancos, que é a ausência total da melanina.

Cabelos brancos precocemente

Vários estudos acadêmicos consideram os cabelos brancos precoces quando surgem antes dos 20 anos, enquanto outros estudos consideram o surgimento precoce quando a pessoa possui mais de 50% dos fios brancos após os 35 anos.

Como dissemos anteriormente, vários são os fatores que influenciam no surgimento dos cabelos brancos, dentre eles, os fatores genéticos é o principal deles. Outros fatores são: doenças autoimunes, estresse, síndromes raras, deficiência vitamínica, tabagismo, albinismo, alguns medicamentos, excesso de álcool, vitiligo e até mesmo a poluição.

Não é possível evitar esse fenômeno, mas é possível, sim, retardar surgimento de cabelos brancos e, melhor ainda, sem danificar os fios com tintas ou tonificantes naturais, tendo em vista que as tinturas podem causar a queda de cabelos, o que pode acentuar ainda mais a quantidade de cabelos brancos.

Leve em consideração também que cabelos brancos surgindo muito cedo podem indicar algum problema no couro cabeludo e isso deve ser investigado o quanto antes por profissionais capacitados.

É possível retardar surgimento de cabelos brancos?

Sim, é possível. Contudo, é necessário ter muita atenção para não prejudicar ou adoecer os fios e, assim, causar o aumento dos fios brancos ou mesmo a queda dos cabelos. Vamos listar aqui as principais formas de retardar surgimento de cabelos brancos.

1. Disfarçar os fios

A maneira mais prática de disfarçar os fios brancos é com tinturas, tonificação ou luzes nos cabelos. Entretanto, alguns desses procedimentos danificam muito os fios, por isso é preciso cautela e bom senso ao optar por algum deles.

2. Alimentação regrada

Uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, principalmente os que tiverem alta concentração das vitaminas A, C e E. Esses compostos produzem antioxidantes que vão ajudar a retardar o surgimento de cabelos brancos.

3. Evitar o estresse

O stress ou mesmo acontecimentos traumáticos favorecem o surgimento de cabelos brancos, pois causam uma desregulação nas células responsáveis pela pigmentação dos fios. Por isso, é recomendado evitar situações de grande estresse ou, caso isso não seja possível, tentar tirar um tempo para si e relaxar. Isso também vai influenciar bastante na qualidade de vida do indivíduo.

4. Alterações hormonais

Dependendo do estilo de vida e de trabalho de uma pessoa, podem ocorrer alterações hormonais que resultem no embranquecimento dos fios de cabelo. Busque por um estilo de vida mais saudável, com menos estresse e mais exercícios físicos e relaxamento.

5. Evitar o tabagismo, o excesso de álcool e locais muito poluídos.

O tabagismo, o álcool, a poluição, assim como também, o excesso de radiação solar podem provocar o aumento da produção de radicais livres no organismo. Esses radicais livres danificam as células propiciando o surgimento dos cabelos brancos.

Por isso, evitar o cigarro, o álcool em excesso, expor-se ao sol em horários críticos, que abarca das 10 horas da manhã às 16 horas da tarde, e, se possível, também evitar exposição à poluição são hábitos que vão auxiliar para retardar surgimento de cabelos brancos.

6. Ingerir alimentos ricos em antioxidantes

Os antioxidantes combatem os radicais livres presentes no organismo, então, consumir alimentos ricos nessa substância vai ajudar bastante a retardar surgimento de cabelos brancos, além dos alimentos também existem vários produtos cosméticos ricos nessa substância, que vale muito a pena investir.

Alguns dos alimentos ricos em antioxidantes são: frutas vermelhas e cítricas, chá verde, frutas cristalizadas, azeite, salmão, aveia, suco de uvas e ameixas, são bons exemplos.

7. Cuidados com os cabelos

Quando os fios brancos já começaram a aparecer, é importante tomar alguns cuidados ao fazer a higienização deles. Use, por exemplo, condicionadores e máscaras capilares com o maior potencial hidratante possível e, além disso, sempre lave os cabelos com água gelada ou fria.

Essas foram as principais ações para retardar surgimento de cabelos brancos que consideramos nesse texto. E então, o que achou delas? Tem alguma outra que você sabe? Comenta aí.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos