Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação à compra de um xampu apropriado para seu tipo de cabelo. Ainda mais quando se trata de um xampu anticaspa. Então, nesse texto você descobrirá qual o melhor xampu anticaspa ou qual o mais recomendado para o seu tipo de cabelo. Acompanhe.
Sabemos que todo e qualquer xampu é feito para a higienização dos cabelos e do couro cabeludo. Porque, além do xampu anticaspa contribuir para a limpeza dos cabelos, ele também promove o controle da seborreia.
Mas diante de tantas marcas, composições químicas para os mais variados tipos de cabelo, qual o melhor xampu anticaspa?
Para responder a esse questionamento vamos entender o que é exatamente a caspa. Vejamos.
A caspa nada mais é do que uma pequena escamação do couro cabeludo que pode ou não causar coceira, e o aparecimento desta pode estar associado à inflamações no couro cabeludo, as chamadas dermatites.
Existe uma entre elas que é a mais comum e se chama dermatite seborreica, que afeita de 50% a 70% da população de ambos os sexos.
Trata-se de uma inflamação de causas ainda desconhecidas, mas sabe-se que existem fatores que contribuem para o seu aparecimento como: má alimentação, clima, imunidade baixa e fungos, como a Malassezia.
Existem vários tratamentos para esse problema, porém, mesmo com o avanço da medicina, ainda não se descobriu uma cura definitiva.
Por se tratar de uma condição crônica, seu tratamento se dá apenas para o seu controle. Onde, através dele, os agentes que podem fazer com que aconteça seu aparecimento são evitados ou diminuídos.
O problema da caspa pode ser tratado com medicamentos, loções e xampus anticaspas. Além desse tratamento, fatores que podem fazer com que o quadro se agrave devem ser evitados a todo custo para que o tratamento tenha sucesso.
Então, bebidas alcóolicas, tônicos capilares, tinturas e produtos similares devem ser abolidos da vida de quem possui esse problema.
Existem atualmente dois tipos de tratamentos para a dermatite seborreica: corticoides tópicos e agentes antifúngicos. Ambos estão disponíveis em forma de xampus.
Então, qual o melhor xampu anticaspa que deve ser usado em um tratamento para esse fim? O xampu correto para o tratamento da caspa deve possuir os compostos para combater tanto os fungos quanto os agentes anti-inflamatórios.
Antes de tudo, corticoide se tratam de um grupo de hormônios esteroides produzidos pelas glândulas suprarrenais, ou a derivados sintéticos destas. Devido a sua ação anti-inflamatória, ele está presente em vários medicamentos, no caso do tratamento contra caspa, ele é um forte aliado por sua potencialidade.
Porém, é importante lembrar que o uso prolongado dessa substância em determinado medicamento pode causar alguns efeitos colaterais como: atrofia muscular, vasinhos, o aparecimento de espinhas na pele e disfunções hormonais.
Mesmo com esses riscos, ele ainda é muito usado para o controle da caspa, pois seus agentes antifúngicos trazem um excelente efeito sobre esse problema. E por isso figura na lista de qual o melhor xampu anticaspa.
Existem vários princípios ativos para ação antifúngica. Os xampus que contém ambas as substâncias citadas acima agem de formas diferentes, porém são eficientes no tratamento contra a caspa.
O mercado de cosméticos que conhecemos investe pesado na elaboração de seus xampus anticaspas. Alguns deles têm substâncias distintas, porém todas elas contribuem para que o controle da caspa aconteça.
Então conheça agora alguns antifúngicos existentes na lista que indica qual o melhor xampu anticaspa do mercado.
Estudos mostraram que os xampus com cetoconazol pode controlar a caspa e acabar facilmente com a vermelhidão e a coceira. Além disso, podem também combater a dermatite seborreica. E isso tudo em até quatro semanas de uso.
Usado na dosagem correta, costuma não dar efeitos colaterais.
No mercado, o xampu anticaspa com cetoconazol costuma apresenta um preço mais acessível.
Assim também como o xampu anticaspa com cetoconazol, esse xampu também combate a vermelhidão e a coceira.
Seu diferencial é que este apresenta um efeito mais apurado em relação às inflamações no couro cabeludo, também com o tratamento de quatro semanas de uso.
Ele apresenta efeitos colaterais leves de uma pequena irritação no couro cabeludo.
Enfim, existem vários xampus anticaspas com os mais variados compostos químicos para o tratamento contra caspas, porém todos eles são eficazes quanto ao que prometem, uns com o prazo maior do que os outros e outros com efeitos colaterais maiores ou menores. E com os mais variados preços.
Existem alguns testes científicos que foram feitos com várias pessoas que utilizaram os mais variados xampus anticaspas e com os mais distintos elementos químicos presentes neles, e constatou-se que não existe um único tipo de xampu anticaspa que se sobressaia ao outro. Todos os que xampus anticaspas que se dispõe a combater ou controlar a caspa fazem seu papel.
Assim, o melhor esquema de tratamento vai depender da gravidade do problema do paciente baseada na experiência clínica de cada médico especialista.
O que se aconselha é que antes de você procurar um xampu anticaspa para uso pessoal, é necessário que você vá até uma clínica especializada no assunto para que não haja erro tanto no diagnóstico quando no tratamento.
Obrigado por ler este texto sobre qual o melhor xampu anticaspa. Deixe sua pergunta para nossos especialistas.
Deixe uma resposta