Oito causas de queda de fios em homens

Existem vários motivos conhecidos pela medicina sobre as causas de queda de fios em homens. E hoje vamos conhecer oito dos principais motivos que levam a ocorrência desse fato. Acompanhe!

Cabelos e estética

Atualmente, não existe mais o pensamento de que somente as mulheres devem ter cabelos bonitos e bem tratados. Pois, a grande mídia tem investido pesado na aparência das pessoas, e a imagem delas passou a ser uma necessidade no mercado competitivo no qual estamos inseridos.

Juntamente a isso, a saúde como um todo tem apresentado seus avanços para a melhoria da qualidade de vida da população.

Dentro dessa linha de pensamento, estamos cientes do agravamento dos problemas da queda de cabelos e da calvície em homens nos últimos anos. Seja pela má alimentação, pelo estresse do dia a dia, pelas questões genéticas etc.

Causas de queda de fios em homens

Separamos a seguir algumas das causas de queda de fios em homens. Essas causas foram baseadas em pesquisas feitas por profissionais da área, que checaram características comuns entre pessoas que tinham uma vida similar umas com as outras.

Portanto, se uma dessas causas não for a sua procure por um profissional da área para melhor diagnosticá-lo. Confira:

1.       Alopecia androgenética

Esta é, sem dúvida, uma das maiores causas de queda de fios em homens. Pois, trata-se da mais comum entre elas.

Estatísticas apontam que ela pode atingir cerca de 50% da população masculina até os 50 anos de idade. Esse acontecimento ocorre no final do ciclo dos fios de cabelo de forma programada pela genética do indivíduo que são associadas ao processo de miniaturização.

É exatamente uma herança genética que é passada de pai para filho e, assim, sucessivamente. Na miniaturização, um hormônio chamado diidrotestosterona (DHT) faz com que os fios sejam encurtados gradativamente até que a raiz desse fio se torne estéril.

Pode ser que aconteça essa miniaturização em pessoas que não têm predisposição para a calvície, porém não é muito comum.

2.       Doenças graves

Não é comum em pacientes homens com doenças graves apresentarem quadros de queda de cabelo, porém, é possível que aconteça.

Dependendo do caso, problemas de saúde que fazem com que a pessoa precise de internação quando se trata de um quadro que promove grande debilidade podem levar sim à queda de cabelos de forma desenfreada.

Veja uma pequena lista de alguns dos problemas de saúde que podem causar a queda de cabelo:

  • Grandes cirurgias;
  • Casos agudos de: dengue, infarto, traumas etc.;
  • Doenças crônicas como: lúpus, hepatites;
  • DST’s.

Existem algumas doenças que desaparecem em um período curto de tempo e podem não ser consideradas como uma possível causa da queda de cabelo, mas o que se deve levar em consideração é o fato de que os fios de cabelo só costumam começar a cair dois meses depois de o paciente ser acometido pela doença. O que leva a acreditar que o real fator determinante da queda seja perdido com o tempo.

3.       Problemas com hormônios

Problema de queda de cabelo também pode estar associado às causas de queda de fios em homens através do uso de esteroides anabolizantes envolvendo andrógenos.

Outros hormônios também podem estar envolvidos no processo de queda de cabelos em homens. Veja:

  • Hormônio tiroidiano;
  • Prolactina;
  • Cortisol: doenças da adrenal.

4.       Carências vitamínicas

Algumas vitaminas e minerais quando não ingeridas através de certos alimentos, ou seja, quando a pessoa não tem uma alimentação nutritiva todos os dias, podem acarretar no aparecimento da queda de cabelo. Veja exemplos:

  • Minerais: ferro, selênio ou zinco;
  • Vitaminas: tanto a deficiência quando o excesso pode ser a causa da queda de cabelos.

5.       Hábitos do dia a dia

Falta de hábitos saudáveis podem ser motivos para o aparecimento da queda de cabelo.

  • Fumo;
  • Estresse;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação.

6.       Dermatite seborreica

Este também é sem dúvida uma das principais causas de queda de fios em homens. A causa da dermatite seborreica ainda não foi definida e o que se sabe é que ela pode estar associada a alguns fatores como:

  • Clima;
  • Temperatura;
  • Estresse;
  • Fungo Malassezia;
  • Questões de saúde em geral.

Esse fungo citado na lista acima está na pele de todas as pessoas, porém quando há um descontrole no número de sua população, ele pode se proliferar causando danos à pele e, consequentemente, pode levar a queda dos cabelos.

Outros costumes masculinos podem trazer a existência da queda de cabelo. Confira nesta pequena lista as possíveis causas:

  • Uso frequente de bonés ou capacetes;
  • Dormir com os cabelos molhados;
  • Uso de gel;
  • Lavar os cabelos com água em alta temperatura.

7.       Alopecia areata

É uma doença autoimune que leva à queda abrupta e acentuada do cabelo que pode ser uma das causas de queda de fios em homens. Sua causa ainda é desconhecida, mas sua principal característica é o fato de ela fazer com que as defesas do corpo ataquem as células do próprio organismo.

8.       Doenças cicatriciais: calvície definitiva

São doenças que promovem uma inflamação no couro cabeludo que pode ser a causa de quedas de fios em homens. Elas causam feridas e, quando estas cicatrizam, acabam por fechar definitivamente os folículos capilares causando assim a calvície definitiva.

Obrigado por ler este texto que fala sobre as oito causas de queda de fios em homens. Deixe sua dúvida ou comentário!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos