Quatro razões que podem prejudicar crescimento dos cabelos

O cabelo sempre foi um dos principais fatores relacionado com a beleza, isso desde os primórdios das civilizações até os dias de hoje. A preocupação de mantê-los sempre sedosos existe e sempre existiu, porém, hoje em dia, e com o avanço da medicina, é possível saber qual ou quais os motivos que levam os fios a começarem a perder a qualidade que tinham desde os primeiros dias de vida do indivíduo.

E, desde sempre, foram especuladas várias razões pelas quais os cabelos começam a cair. Bom… É isso o que vamos descobrir neste texto que fala das razões que podem prejudicar  crescimento dos cabelos. Acompanhe!

O Crescimento dos cabelos

Dentro do que diz respeito às razões que podem prejudicar o crescimento dos cabelos não existe apenas um motivo, mas, como já se imagina, existem diversos problemas que podem causar essa queda.

Pois, sabemos que para que os cabelos cresçam de forma saudável é necessário possuir um conjunto de fatores que auxiliam nesse acontecimento. Assim como no nosso organismo, os cabelos precisam de vitaminas apropriadas e, para isso, deve existir, da parte da pessoa em questão, uma vida saudável durante longos períodos de tempo para que o crescimento dos fios se dê de forma satisfatória.

Isso é chamado de equilíbrio, pois sem ele é impossível fazer com que o corpo se mantenha ativo cem por cento.

Assim, ao perceber que os seus cabelos estão crescendo com uma velocidade menor do que a de costume procure logo por um profissional da área para investigar o seu caso.

1.     Crescimento dos fios

O cabelo é produzido dentro da pele do couro cabeludo por uma estrutura fina chamada folículo piloso, e nele é onde se encontra a chamada raiz ou bulbo capilar.

A média de um adulto normal é que exista aproximadamente de 100 a 150 mil folículos no seu couro cabeludo. E cada folículo, por sua vez, produz 0,3 a 0,4 milímetros de fios ao dia.

Assim, é esperado um crescimento de cada fio de um (1) centímetro por mês. Porém, um dos fatores que determina a média desse crescimento é o tipo de cabelo de cada pessoa.

Estima-se que os asiáticos possuem a maior velocidade de crescimento dos fios em relação aos demais, que é de 1,3 centímetros ao mês. Em seguida vem os europeus com o crescimento dos fios de 1,2 centímetros por mês e, por fim, os cabelos afros com 1,2 por mês.

Além do tipo de cabelo de cada pessoa, outros fatores são os responsáveis pelo crescimento dos fios como: a genética, os fatores hormonais, a nutrição do indivíduo etc..

Há alguns estudos que apontam que medicamentos que estimulam as moléculas do organismo possam fazer com que haja um aceleramento do crescimento dos fios de cabelo, como do sistema Wnt. Esse mecanismo é a base de pesquisa do uso de medicamentos SM04554 e oWAY-316606.

Os estudos realizados em 2018 apontaram que o uso de WAY316606 mostrou-se bem promissor. Esse medicamento de primeira mão foi elaborado para o tratamento de osteoporose, porém, mostrou-se capaz de também estimular o crescimento dos cabelos de forma mais acelerada em pouquíssimo tempo.

Cientistas afirmam que o tratamento molecular através desses medicamentos pode servir futuramente para promover a cura da calvície.

2.     Comprimento dos cabelos

O comprimento dos cabelos não depende só da taxa de crescimento dos fios, mas também do tempo que eles permanecem crescendo. Cada fio não cresce na mesma velocidade que os outros, e isso pode ser entendido como um ciclo de crescimento dos cabelos.

Podemos colocar uma data de crescimento limite para cada fio de cabelo em cada pessoa. Essa data varia entre dois (2) a oito (8) anos, sendo a variação de crescimento o fator determinante para o comprimento final dos fios.

É importante salientar que os cabelos de uma pessoa seguem o mesmo ciclo de crescimento, porém, como já mencionado, cada fio tem sua própria velocidade. Pois, existem fios mais curtos do que outros, os que são maiores estão mais próximos dos limites de crescimentos, por isso há essa diferença de totalidade de crescimento entre um fio e outro.

Então, o corte de cabelo, principalmente em mulheres, quando são realizados tendem a serem baseados no comprimento dos fios maiores para que haja um acerto do comprimento dos fios, dependendo do corte de cabelo é claro.

3.     Cortar as pontas dos cabelos pode ajudar a estimular seu crescimento?

Cabelo mal aparado pode ter a ver com as razões que podem prejudicar crescimento dos cabelos? A resposta é não.

Muitas pessoas ao perceber que os fios estão pontudos procuram logo os cabeleireiros para apará-los, porém, o corte de cabelo não gera nenhum estímulo para seu crescimento.

Outra crença sem fundamento é que o peso do cabelo pode influenciar na queda.

Portanto, tanto a queda quanto o crescimento dos fios são determinados por fatores que atuam no local onde eles são produzidos.

4.     Razões que podem prejudicar  crescimento dos cabelos

Então, quais as possíveis razões que podem prejudicar o crescimento dos cabelos? Razões existem muitas, mas para tornar mais fácil o seu diagnóstico e o tratamento é preciso ficar atento ao seu crescimento.

Caso perceba que a velocidade de seu crescimento está se dando de forma mais lenta, procure logo por um médico especialista no assunto, pois como os fatores são vários fica quase que impossível de alguém saber exatamente o que está causando essa paralisação no crescimento dos fios.

Afinal de contas, a percepção de que os cabelos pararam de crescer pode ser um sinal de que algo está errado com sua saúde, não é mesmo?

Obrigado por ler este texto sobre as quatro razões que podem prejudicar crescimento dos cabelos. Deixe nos comentários alguma pergunta ou sugestão para nós.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos