Queratina: o que é e qual importância para o cabelo

A preocupação com os cabelos, em especial, para quem apresenta problemas no couro cabeludo é a mesma, de cuidar, hidratar, enfim, deixar o fio saudável. Mas você sabe de que é constituído o fio de cabelo?

Os cabelos são constituídos de proteínas, que representam 85% do total, água, representando 12%, lipídios com 2% e aquele 1% de outros elementos, entre eles, os pigmentos.

Desses 85% de proteínas, a queratina é a principal delas, sendo responsável pela rigidez e pela espessura do cabelo, essa proteína é extremamente importante para que o cabelo possa crescer e ter vitalidade.

A queratina, por sua vez, é formada por aminoácidos essenciais, que o organismo humano não produz e que precisam ser ingeridos através da alimentação; e os aminoácidos não essenciais, que são produzidos pelo organismo, destacando-se pela cistina e cisteína.

De acordo com a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pessoas adultas necessitam ingerir ao menos 50 gramas de proteína ao dia, caso seja uma gestante esse número sobe para 71 gramas/dia. Mas, esse número pode variar dependendo das necessidades individuais de cada um.

Cistina e Cisteína

Como mencionado, os principais aminoácidos não essenciais, ou seja, que são produzidos pelo nosso organismo, são a cistina e a cisteína, por isso vamos falar um pouco mais sobre essas substâncias. Esses dois aminoácidos juntos são responsáveis de 7% a 12% da queratina dos fios de cabelo.

Cisteína

Entre os dois aminoácidos, a cisteína presente na queratina do cabelo é a responsável pelo cacheado ou ondulado natural dos fios. Portanto, quanto mais a cisteína estiver presente no fio, mais o cabelo será encaracolado.

Ela é tanto produzida pelo organismo quanto adquirida através da alimentação, cujas principais fontes são as carnes, o brócolis, o leite, os ovos, a cebola, o alho e a aveia.

Cistina

Em geral, a cisteína e a cistina são confundidas como uma substância única, contudo, não são. A Cistina, na verdade, é formada por duas moléculas de cisteína. O que gera a confusão é que uma substância pode ser convertida na outra, e as funções de ambas são bastante similares, só que a cistina é mais estável no organismo.

Características da Queratina

Explicamos um pouco sobre a cistina e a cisteína e o porquê elas são, basicamente, determinantes para as características da queratina que, como já dissemos, é responsável pela espessura, força, vitalidade, formato e rigidez dos cabelos.

Mas não é apenas isso, a concentração de cistina ou cisteína na queratina será responsável também pela capacidade do cabelo de resistir à deterioração por fontes externas como a radiação, produtos químicos (principalmente os utilizados em permanentes e alisamentos) e ao calor, por exemplo, que acabam por deixar os cabelos mais frágeis, secos e quebradiços.

Isso acontece devido ao fato de que essas ações externas fazem com que o cabelo perca queratina, mas é preciso ter cuidado na hora de repor a proteína, pois em excesso ela também pode ser prejudicial.

E, uma das consequências da fragilização do cabelo é o surgimento ou aumento da calvície, um problema, geralmente associado aos homens, mas que também afeta uma parcela significativa da população feminina.

A queratina é a principal proteína presente nos fios de cabelo e é a responsável pela produção desses fios, além de impor suas principais características. Por isso ela é fundamental para o couro cabeludo.

Maquiagem Capilar Jet Hair – A solução ideal para a calvície

Caso você esteja apresentando queda de cabelo significativa e não sabe bem o que fazer, o ideal é, em primeiro lugar, procurar por um especialista para entender as causas e iniciar um tratamento adequado.

Em segundo lugar, fazer uso de bons produtos, por isso indicamos um produto que realmente cuida dos seus cabelos, ajuda a disfarçar a perda de fios, tem qualidade comprovada e ainda por cima é produzido no Brasil, estamos falando da maquiagem capilar Jet Hair.

As maquiagens Jet Hair são aprovadas pela ANVISA e pelo Ministério da Saúde, ou seja, a certeza de qualidade é comprovada. Os produtos têm por objetivo a sua saúde e seu bem-estar, o que se traduz em qualidade de vida. Além disso, esse produto é  100% nacional.

O Pó Jet Hair é resistente aos elementos da natureza, como água, vento e também aos fluidos corporais, como suor. Hipoalergênico, resulta em uma cobertura de aparência natural aos fios.

Tudo isso é possível, pois  Jet Hair conta com uma fabricação de alto padrão, com microfibras de queratina que contam com eletroestática para garantir a aderência aos fios, não mancha a pele. Além de tudo isso, não é testado em animais e nem se utiliza de nenhum produto de origem animal.

Para retirar o Pó Jet Hair do couro cabeludo também é extremamente simples: basta lavar os cabelos com qualquer tipo de xampu.

E então, gostou das informações sobre a queratina que abordamos nesse texto? Deixamos de esclarecer algum ponto ou alguma informação ficou de fora? Deixe seu comentário para a gente saber.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos