5 antioxidantes que combatem calvície

Cuidar da saúde do corpo é fundamental e, por isso, manter uma quantidade adequada de antioxidantes no organismo é essencial para afastar agentes que causam danos às nossas células. Além do mais, o antioxidante entra no rol das substâncias que combatem a calvície.

Agentes antioxidantes estão presentes em vários alimentos como verduras e legumes, podendo também ser consumidos pelo uso de complementos vitamínicos.

A necessidade de manter uma taxa regular de antioxidante em nosso corpo se deve ao fato de nos desgastarmos diariamente em atividades que exigem alta demanda de esforços físicos, mentais e emocionais, seja no trabalho ou no lar.

Então, surge o que se chama de estresse oxidativo, um tipo de causador do envelhecimento celular. Por ocasionar o envelhecimento, também está ligado a doenças como esclerose lateral amiotrófica, doença de Parkinson e doença de Alzheimer.

Logo, os agentes antioxidantes são indispensáveis para sustentação de células resistentes.

Listamos aqui 5 antioxidantes que combatem calvície para que você mantenha em dia o compromisso com o seu corpo inteiro, dos pés à cabeça.5 antioxidantes que combatem calvície

1. A cenoura e os benefícios antioxidantes que combatem calvície

Alimento fácil de ser encontrado e de agradável sabor, a cenoura pode ser preparada tanto crua quanto cozida. Em sua composição há o betacaroteno, um dos antioxidantes que combatem calvície.

No nosso organismo, a atuação do betacaroteno dificulta as ações dos radicais livres, que são os responsáveis pelos danos aos cabelos, como perda de pigmentação e ajuda na aceleração da calvície.

Há pessoas que fazem uso da cenoura de forma tópica. Um dos exemplos que podem ser encontrados na internet é a trituração da cenoura, misturando-a com mais 3 ou 4 colheres de maisena, para depois aplicar no couro cabeludo.

Entretanto, um médico especialista em queda de cabelo excessiva deve ser procurado.

2. Chá verde, alimento rejuvenescedor

Um dos benefícios do chá verde é o seu efeito rejuvenescedor. Ele também costuma ser usado a fim de se combater o surgimento de rugas. Por isso, o seu consumo também é benéfico e esse chá se encontra entre os antioxidantes que combatem calvície.

Trata-se de uma erva rica em polifenóis, proporcionando estabilidade ao metabolismo. Quando os polifenóis são absorvidos, o processo metabólico das células se torna mais eficiente, eliminando aquilo que for prejudicial ao organismo.

3. Pimenta, fonte de vitamina C

Uma boa fonte de antioxidantes que combatem calvície, a pimenta tem vitamina C, vitamina E, carotenóides e compostos fenólicos.

A pimenta ajuda a estimular o couro cabeludo, acelerando o seu crescimento de forma saudável. Recomenda-se o hábito de seu consumo em pequenas quantidades na dieta diária.

Ela é benéfica ao couro cabeludo por fazer com que os fios cresçam. A capsaicina, uma substância que faz parte de sua composição, estimula a circulação do sangue no couro cabeludo, assim favorecendo o crescimento dos fios.

Atenção alérgicos! Não faça uso da pimenta caso tenha restrição à sua ingestão.

4. Banana, proteção do sistema imunológico

Ao comer uma banana você está proporcionando o desenvolvimento de uma substância benéfica como um dos antioxidantes que combatem calvície por viabilizar ao organismo humano a produção de um hormônio gerado pela glândula pineal, a melatonina.

A melatonina elimina as toxinas de nosso sistema imunológico, pois são lipossolúveis, sendo absorvidas apenas pelas paredes internas do intestino.

A banana é rica também em vitamina C, outro antioxidante, que ajuda na circulação do sangue no couro cabeludo. Como antiácido natural, ela contribui na eliminação de desconfortos como refluxo ácido e azia.

Caso queira, pode fazer vitaminas de banana, adicionando ou não mais frutas de seu gosto, batendo tudo junto com leite. Ideal para se refrescar em dias quentes!

5. Suplementos vitamínicos, antioxidantes que combatem calvície

É farta a quantidade de produtos tópicos no tratamento de cabelos a fim de fortalecê-los. Mas cada situação é única. Por isso, em caso de início de calvície, o uso tópico de cosméticos não apresenta resultados satisfatórios.

Assim, para garantir a  antioxidação adequada do organismo, o uso de complementos vitamínicos tem se mostrado mais eficiente na regeneração da vitalidade dos cabelos.

Esses complementos costumam agir como desinibidores de ácidos fólicos, favorecendo a proliferação celular, dando resistência e elasticidade às células, hidratando e fortalecendo os fios de cabelo.

Danos causados pela oxidação

A oxidação é causada no corpo pelo excesso de radicais livres. Embora sejam importantes no processo metabólico humano, quando eles estão em grande quantidade, destroem ácidos graxos que compõem as membranas celulares.

O resultado de danos às membranas celulares leva ao surgimento de doenças crônicas, tais como asteroclerose, obesidade, diabetes, hipertensão e enfraquecimento dos fios de cabelo. Portanto, o uso de antioxidantes que combatem calvície é importante para a saúde capilar.

Gostou do texto sobre antioxidantes que combatem calvície? Comente, diga para nós se encontrou o que procurava. Ou então, deixe sua dúvida para que a gente possa escrever sobre ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close