5 cuidados com o couro cabeludo contra calvície

Você deve dar especial atenção ao seu cabelo, por isso, saber quais são os cuidados com o couro cabeludo contra calvície é fundamental para manter a saúde dos fios.

Logo abaixo, confira as dicas que separamos para você e faça delas um hábito constante no dia a dia.

5 cuidados com o couro cabeludo contra calvície

1. Os cuidados com o couro cabeludo contra calvície essenciais

O nosso couro cabeludo também é pele. Mas muitas vezes deixamos essa parte de lado e pensamos só no cabelo. Inclusive, muitos casos de calvície não são um problema capilar, mas sim de pele. Ou seja, um problema que está no couro cabeludo.

Para um cabelo oleoso, por exemplo, cuidar do couro cabeludo é essencial. Entretanto, vemos muitas pessoas investirem em cosméticos e mais cosméticos, deixando essa parte do corpo de lado e sem os seus devidos cuidados.

Por isso, nossa dica número um sobre os cuidados com o couro cabeludo contra calvície é para que você comece a olhar para essa parte do corpo que é o suporte para os fios de cabelo com especial atenção.

Um couro cabeludo bem tratado evita o excesso de oleosidade e, assim, são resolvidos todos os incômodos que o aspecto dos fios têm lhe trazido.

2. Tipo de cabelo e cuidados com o couro cabeludo contra calvície

Cabelos oleosos

Os cabelos com aparência brilhante na raiz e pesados costumam ser oleosos. Caso perceba que essa oleosidade é excessiva, convém consultar um médico, de preferência um que seja especialista em tratamento capilar, ou também, um dermatologista.

Por trás de um cabelo oleoso pode estar uma dermatite seborreica que, se não for tratada, pode levar à calvície.

Quando as glândulas sebáceas produzem uma quantidade muito grande de sebo, a pele de todo o corpo pode ser prejudicada. No rosto, pescoço, ombros e costas aparecem espinhas e, no couro cabeludo, caspas gordurosas.

Quando surgem caspas, as pessoas utilizam shampoos anticaspa por conta própria a fim de eliminar o problema. Em muitos casos, o cabelo volta a ficar sem o aspecto oleoso e as caspas vão embora.

Entretanto, na persistência das caspas, não hesite em procurar orientação de um especialista, pois assim você evita uma futura perda de cabelo. Isso é fundamental para manter os cuidados com o couro cabeludo contra calvície.

Cabelos secos

Esse é um tipo de cabelo muito frágil, com pontas duplas, fios quebradiços, e um cabelo muito embaraçado. A origem desse aspecto: couro cabeludo seco.

O ambiente externo é um fator agravante, como o sal da água do mar, produtos utilizados para higienização de piscinas, uso constante de aparelhos como secador e chapinha para alisamento, exposição frequente à poluição e ao sol, e deixar que o cabelo seque ao vento.

Há ainda fatores internos que estão ligados ao próprio corpo da pessoa, diferente daquelas que têm cabelos oleosos. O sistema metabólico da pessoa com cabelos secos não está expelindo o suficiente de sebo para a hidratação natural da pele.

Nesses casos, há uma perda de água que deixa a pele do couro cabeludo desidratada.

Mas onde entram os cuidados com o couro cabeludo contra calvície?

Devido ao aspecto seco, as pessoas costumam fazer uso diário do popular ”creme de pentear” e produtos similares.

O problema está em não fazer a higiene adequada depois de seu uso. Mesmo se aplicado somente nos fios, durante o dia o creme atinge o couro cabeludo.

Imagine, agora, uma semana de aplicação de creme sem lavar os cabelos? São muitas as pessoas que fazem isso.

Então a dica é: mantenha os cabelos hidratados, mas também mantenha o couro cabeludo sempre limpo. Após uma jornada com creme nos cabelos, é aconselhável lavar o couro cabeludo para a retirada de resíduos.

Com o couro cabeludo cheio de resíduos, a pele não consegue respirar, e isso acaba favorecendo o enfraquecimento do folículo capilar e pode causar queda e perda de fios.

4. Shampoo livre de sulfato parabenos e petrolatos

É importante manter o couro cabeludo limpo e retirar todos os resíduos, mas também é importante fazer a sua higiene na medida certa.

Utilizado para fazer uma limpeza profunda nos fios de cabelo, o shampoo com sulfatos e petrolatos age como detergente na eliminação da sujeira e demais resíduos nos fios. Uma super limpeza!

Entretanto, o seu uso exagerado agride severamente o couro cabeludo.

O segredo é manter o equilíbrio.

5. Maquiagem para cabelo

A maquiagem capilar não apresenta histórico como agente causador de calvície. Entretanto, assim como o creme para pentear, se a maquiagem não for retirada após uma jornada de uso, os resíduos se acomodam no couro cabeludo e impedem a respiração da pele.

Por isso, a dica primordial de cuidados com o couro cabeludo contra calvície é manter a higiene constante, sempre dando atenção ao excesso de oleosidade e retirando produtos aplicados depois do tempo de uso recomendado.

Deixe seu comentário.

Como você acha que devem ser os cuidados com o couro cabeludo contra a calvície? O texto ajudou você a manter tudo em ordem?

Ainda tem dúvidas? Pergunte para nós, e traremos a resposta para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close