4 dicas para eliminar caspa e higienizar couro cabeludo

A caspa é um problema que afeta mais da metade da população brasileira, indiferentemente do sexo ou idade. Esse problema gera uma descamação no couro cabeludo que causa incômodo pela aparência de sujeira e falta de cuidado com o cabelo, além dos transtornos gerados pela coceira e irritação da pele da região. Porém, há motivos para esse contratempo surgir. Eles variam entre a falta de cuidado até a uma doença que não tem cura e que necessita de tratamento para o resto da vida. No entanto, existem fórmulas em comum para amenizar esse infortúnio. Veja, a seguir, 4 dicas para eliminar caspa e higienizar o couro cabeludo.

Caspa: o que é

A caspa é uma descamação natural do nosso couro cabeludo quando há algum tipo de irritação com a pele da região. Ela é conhecida como “floquinhos brancos” que caem em nossa roupa e deixam o aspecto de sujeira. Esse problema pode ser gerado por inúmeros motivos, porém é necessário saber qual o tipo de caspa que você tem.

Existem duas separações para esse transtorno: a caspa normal e a Dermatite Seborreica. A primeira é causada por problemas externos que podem ser cuidados e curados quando dada a atenção necessária. Já a segunda é uma doença que não tem cura e que necessita de tratamento para o resto da vida.

Diferença entre caspa comum e Dermatite Seborreica

Antes de iniciarmos as dicas para eliminar caspa é preciso distinguir os dois tipos que existem através da forma que se elas apresentam. A mais comum, que qualquer pessoa pode ter devido a um descuido com os cuidados capilares, tem formato de pequenos flocos brancos. A segunda, que já é uma doença para tratamento vitalício, tem flocos grandes e amarelos.

Ambas as doenças causam muito incômodo. A coceira, irritação da pele, descamação em excesso e até dor no couro cabeludo é muito frequente, deixando as pessoas desesperadas por uma solução imediata. No entanto, é preciso verificar as duas diferenças para iniciar um método adequado.

Dicas para eliminar caspa infalíveis para prevenção e cuidados

Agora já sabemos que existem dois tipos de caspa, a comum e a Dermatite Seborreica. Com base nisso, apresentaremos a seguir 4 dicas para eliminar caspa e higienizar o couro cabeludo para ajudar no tratamento.

1.     Xampus indicados para o problema

O responsável mais conhecido por tratar desse transtorno é o nosso conhecido xampu. Rico em componentes químicos que diminuem o excesso de sujeira do couro cabeludo, ele tem o poder de eliminar a caspa comum e diminuir o efeito da Dermatite Seborreica.

Porém, para as dicas para eliminar caspa funcionarem, é preciso pesquisar e utilizar um produto específico. Xampus comuns não surtem efeito algum nesse tratamento, ou seja, na hora de procurar a cura, é necessária a utilização de componentes diferentes que sejam voltados para esse problema.

2.     Higienização do couro cabeludo

O couro cabeludo é casa de nosso cabelo. Nele contemos o cabelo vivo, que é a parte interna de nosso fio, e a base para o cabelo morto, que é a sua extensão. Para manter o fio saudável é preciso prevenir qualquer tipo de transtorno no couro cabeludo, porque automaticamente afetará todo o comprimento das madeixas.

Quando esse problema aparece, consequentemente prejudica todo o cabelo. Mas, entre as dicas para eliminar caspa está a higienização do couro cabeludo. Ela é de suma importância para a saúde de toda a região capilar, pois evita que haja excesso de sujeira na área e que cause a caspa comum.

3.     Excesso de lavagens

O excesso de lavagens, por outro lado, pode também causar a caspa. Isso ocorre devido ao ressecamento da região do couro cabeludo e consequentemente a descamação da pele. Além do incomodo visual causado pela aparência de sujeira, isso gera muita coceira e ardência à área.

As dicas para eliminar caspa precisam de uma balança que julgue o excesso de uso de xampus e que condene a pouca utilização disso. É preciso ter um equilíbrio na hora de cuidar dos cabelos. Mesmo por que o exagero leva a um problema muito incômodo.

4.     Procura de um médico especialista

Por último, mas não menos importante que os outros, é a procura de um médico dermatologista. As nossas dicas para eliminar caspa abrangem o senso comum, porém são superficiais quanto aos casos mais graves. Fórmulas caseiras e mudanças de hábitos nem sempre são a solução para tudo. Ou seja, ao verificar que está com esse transtorno, analise a gravidade e o estado em que se encontra. Caso constate que é de difícil cuidado e esteja te incomodando muito, priorize a vista a um médico especialista na área. Assim, poderá indicar os melhores métodos para tratar.

Gostou do nosso texto? Deixe abaixo mais dicas para eliminar caspa que conheça e se alguma dessas acima já funcionou com você.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos