Tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície?

Pressão arterial alta é uma doença grave, mas o que não se sabia é que tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície. A notícia vem dos resultados de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Enquanto os pesquisadores analisavam a substância angiotensina, a fim de testar sua eficácia para o tratamento de pressão arterial, descobriram resultados que foram muito mais além.

Quer saber mais? Então, leia aqui sobre esse assunto e veja por que um tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície.

O que é hipertensão

A hipertensão é popularmente conhecida como pressão alta. São muitas as pessoas que sofrem dessa doença, que deve ser assistida por um médico especialista, o qual acompanhará o paciente e lhe receitará os medicamentos adequados.

O sangue que percorre os vasos sanguíneos do corpo humano é bombeado pelo coração, que podemos ouvir facilmente quando encostamos a orelha no peito de alguém, assim como é possível sentir nosso próprio coração batendo ao colocarmos as mãos no nosso peito. 

Essas batidas são a força com a qual o sangue é bombeado pelo coração, e é essa força que torna possível a circulação sanguínea. Assim, o sangue ganha impulso para percorrer o corpo humano, distribuindo nutrientes e oxigênio aos nossos órgãos e tecidos.

Uma pessoa desenvolve hipertensão quando o bombeamento do sangue pelo coração está muito forte, acelerado, além do normal, provocando muita pressão nas paredes dos vasos sanguíneos.

O risco em não tratar uma pressão alta demais pode danificar os vasos sanguíneos, que cedem devido à força e à velocidade com que o sangue percorre por eles. A pressão alta é grande responsável por acidentes vasculares cerebrais e infartos.

Relação entre alopecia e pressão alta

Nutrientes, couro cabeludo e fios

Alopecia é o nome que os médicos dão à calvície, a qual se manifesta a partir de diferentes origens, sendo identificadas após exames feitos por especialistas. O tipo de alopecia mais comum é a androgenética.

O cabelo precisa de nutrientes para que tenha força e brilho. Um cabelo sem nutrientes é mais suscetível a desenvolver alopecia do que um cabelo hidratado e cheio de energia fornecida pelo metabolismo do corpo.

É por isso que existem vários nutrientes específicos para a saúde capilar disponíveis na forma de complemento alimentar no mercado. Logo, se o tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície, não custa nada dar uma força nutrindo-se muito bem.

Então, sempre que for constatada a deficiência de um componente do organismo essencial à saúde capilar, um complemento vitamínico também pode ajudar em casos de queda acentuada de fios.

Anomalia na pressão sanguínea

Para que toda vitamina, proteína e sais minerais cheguem ao couro cabeludo, é preciso que esteja tudo em ordem com a circulação sanguínea. É aí que o tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície.

Com a pressão arterial elevada, os vasos sanguíneos ficam muito fragilizados, então os mais sensíveis se rompem. Assim, os vasos mais delicados que levam nutrientes ao couro cabeludo, se rompidos, tornam impossível a chegada de nutrientes aos fios.

Além disso, com a má circulação, os pontos de nascimento dos fios, os folículos pilosos, vão se enfraquecendo. Em outras palavras, com carência de nutrientes, esses folículos não são mais capazes de dar força para que o fio cresça.

Logo, se não houver um tratamento específico, os folículos pilosos já enfraquecidos acabam sendo desativados. Quando isso ocorre, não há mais o ponto de nascimento do fio, então a pele do couro cabeludo fica calva.

Por essa razão, chega-se à conclusão de que o tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície.   

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética ocorre quando há perda de cabelo por causa dos hormônios masculinos, especificamente a testosterona. É o tipo de alopecia mais comum, atingindo em sua grande maioria os homens, mas também afeta as mulheres.

A perda acontece quando os folículos pilosos se enfraquecem, pois sofrem ação da di-hidrotestosterona, enzima produzida a partir da testosterona.

Se essa enzima estiver em quantidade não regular no organismo, acaba danificando os folículos, que vão se encolhendo e, consequentemente, os fios que deles nascem têm perda de pigmentação, crescem pouco e ficam excessivamente finos.

Como um tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície?

A angiotensina, biomolécula com forte poder de ação na fisiologia humana, ao ser submetida a estudos por pesquisadores da UFMG, mostrou-se eficaz não só no tratamento de controle da pressão arterial, como também foi capaz de reduzir a queda de cabelo.

Em outras palavras, se um tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície, é porque a angiotensina tem grande atuação na regressão da queda de cabelo.

Além disso, os pesquisadores descobriram que esse componente favorece o nascimento de novos fios nos casos de alopecia androgenética reversiva.

Não é a primeira vez que um medicamento indicado para tratar a hipertensão arterial, do mesmo modo, demonstra resultados positivos no tratamento para evitar a perda de cabelo.

O minoxidil, um medicamento de uso tópico, hoje é administrado por pessoas com queda de cabelo acentuada que buscam evitar a perda total dos fios. Trata-se de um componente presente em um medicamento utilizado para casos de hipertensão grave, na década de 1970.

Mais tarde, a partir da década de 1980, o minoxidil passou a ser a medicação tópica mais receitada por especialistas em queda e perda de cabelos. 

Hoje, a cena se repete, mas com outro elemento.

Os pesquisadores da UFMG descobriram que a angiotensina favorece a dilatação dos vasos sanguíneos, além de ajudar o organismo a produzir menos radicais livres.

Essa ação é responsável por manter as células saudáveis, inclusive todas as que compõem o sistema capilar, como bulbos e folículos pilosos. Dessa forma, os folículos que estavam a caminho de ser desativados ganham força, e novamente exercem seu trabalho, que é o de dar força ao crescimento dos fios de cabelo.

O que você achou da novidade? Concorda que tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície? Deixe suas observações e dúvidas. O seu ponto de vista nos ajuda a oferecer um conteúdo cada vez mais rico em informações.

Quer saber mais? Então, leia aqui sobre esse assunto e veja por que um tratamento para hipertensão pode ser solução para calvície.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos