Corte químico ajuda a recuperar fios? Entenda

Na busca pelo cabelo dos sonhos, diversas estratégias são adotadas: hidratações, suplementos capilares, cortes etc. Uma dúvida comum é se há possibilidade de que um corte químico ajuda a recuperar fios.

A aplicação de químicas é outro recurso bem popular, encontrada em escovas progressivas, relaxamentos e alisamentos.

Entretanto, o uso contínuo de químicas pode ser altamente prejudicial à saúde capilar, causando danos irreversíveis ao cabelo.

Neste artigo, apresentaremos alguns aspectos acerca da aplicação de químicas nos fios e no couro cabeludo e se o corte químico ajuda a recuperar fios.

O uso de químicas nos cabelos

O uso de químicas no cabelo é altamente popular no Brasil. Entretanto, sendo o couro cabeludo uma região altamente sensível e suscetível à ação de substâncias químicas, o uso de produtos químicos deve ser realizado com cuidado.

Segundo especialistas, usar dois tipos de química nos cabelos pode ser extremamente agressivo aos fios, principalmente caso esses componentes químicos não sejam compatíveis.

Por exemplo, duas substâncias utilizadas para o alisamento dos cabelos são o tioglicolato de amônio e o hidróxido de sódio. Estes, por conta de suas propriedades, não devem ser misturados com luzes, reflexos e até mesmo certas colorações.

É recomendável que, anteriormente à aplicação de produtos químicos, sejam realizados testes em pequenas mechas de cabelo, de modo que seja avaliada a tolerância dos fios em seus aspectos de sensibilidade e fragilidade.

O uso de químicas, quando indiscriminado, pode conferir ao cabelo aspecto plástico, quebradiço, além de gerar possíveis irritações, feridas e queimaduras no couro cabeludo.

Além dos problemas verificados ao longo do comprimento dos fios e no couro cabeludo, procedimentos errados podem causar ainda desânimo e baixa autoestima, uma vez constatada a importância atribuída, sobretudo pelas mulheres, ao cabelo. Nesses casos, além de um tratamento capilar, é recomendado acompanhamento psicológico, de forma que a pessoa possa se fortalecer.

O que é o corte químico?

Se a aplicação contínua e indiscriminada de produtos químicos no cabelo pode ser altamente prejudicial, o corte químico refere-se ao total comprometimento da fibra capilar, como resultado do uso prolongado de químicas.

A partir disso, é possível afirmar que a resposta para a pergunta “Corte químico ajuda a recuperar fios?” é negativa. Pelo contrário, a recuperação dos fios é necessária após o corte químico.

O principalmente componente da haste do cabelo é a queratina, que se dispõe em forma de fibra dentro do fio. Alguns outros elementos auxiliam na produção de uma queratina resistente e forte, como aminoácidos, vitaminas, como o ferro e o zinco, e sais minerais.

A perda de queratina ocorre a partir de vários fatores, como a radiação ultravioleta, por meio da exposição ao sol; o calor; a poluição e, obviamente, pelo excesso do uso de produtos químicos.

Como vimos, é negativo que o corte químico ajuda a recuperar fios, sendo inclusive um dos responsáveis pela destruição da fibra capilar.

A reposição de queratina, entretanto, é um processo possível. A fibra perdida pode ser parcialmente reconstruída por meio de banhos de queratina, um processo chamado cauterização, ou com a tolerância dos fios

Em quais situações ocorre o corte químico?

Verifica-se a ocorrência do corte químico sobretudo em episódios contínuos de aplicação excessiva de produtos químicos nos cabelos.

Pode ocorrer, também, quando há incompatibilidade entre os produtos e substâncias presentes nestes durante um processo de aplicação de química.

Ainda, a má aplicação do produto, sem a devida instrução das indicações de uso deste, também pode danificar a fibra capilar e torná-la quebradiça.

O corte químico ajuda a recuperar fios prejudicados?

Em hipótese alguma o corte químico ajuda a recuperar fios. Listamos, a seguir, alguns procedimentos que podem auxiliar na recuperação capilar:

  • Usar protetor térmico;
  • Usar produtos de tratamento específico;
  • Cauterização química; e
  • Aplicação de nanoqueratina.

Como evitar o corte químico?

  • Leia atentamente à bula dos produtos que pretende utilizar nos cabelos;
  • Converse com seu cabelereiro e pergunte sobre possíveis contraindicações;
  • Hidratação constante caso você faça uso de tratamentos químicos; e
  • Evite o uso caso você esteja gestante ou puerperal.

Jet Hair – a maquiagem capilar

Caso seu cabelo apresente-se danificado, seja pelo uso contínuo de químicas ou não, a maquiagem capilar Jet Hair é uma excelente recomendação para o disfarce de falhas.

Com sua composição à base de queratina, promove uma cobertura uniforme ao cabelo, promovendo ainda volume e brilho.

Produzido pela Miss Mag Cosméticos, encontra-se à venda nas melhores lojas do ramo.

Conclusão: corte químico ajuda a recuperar fios?

Como vimos acima, é negativo que o corte químico ajuda a recuperar fios, inclusive causando a destruição da fibra capilar.

O corte químico é causado pelo excesso de uso de químicas incompatíveis no couro cabeludo. Trata-se de uma região sensível, tornando imprescindível o cuidado com a escolha de produtos a ser utilizados.

Esperamos que nosso artigo sobre o tema corte químico ajuda a recuperar fios tenha lhe sido útil. Caso restem dúvidas, ou você tenha sugestões, deixe-nos um comentário.

Neste artigo, apresentaremos alguns aspectos acerca da aplicação de químicas nos fios e no couro cabeludo e se o corte químico ajuda a recuperar fios.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos