Crioterapia e queda de cabelo: um bom tratamento?

O câncer é uma doença altamente agressiva para um paciente, que, além de sofrer com esse mal, ainda tem de conviver com uma mudança de aparência dos seus cabelos.

Isso ocorre porque o tratamento por quimioterapia age para a perda dos fios e normalmente a pessoa se torna careca, pela ação da química no organismo.

Muito embora esse possa ser um problema menor em relação à doença, muitas pessoas se sentem bastante afetadas por essa situação de calvície temporária e procuram tratamentos por crioterapia para reduzir os riscos de calvície.

Neste artigo, vamos explicar sobre Crioterapia e queda de cabelo e em quais situações esse recurso deve ser usado.

Crioterapia e queda de cabelo: um bom tratamento?

Relação da crioterapia e queda de cabelo

A relação da Crioterapia e queda de cabelo se estabelece pela atuação desse tipo de procedimento para minimizar a queda de fios de cabelo durante tratamentos de pacientes com câncer, submetidos à quimioterapia.

Até mesmo porque é uma condição que atinge de forma bastante intensa a autoestima dos pacientes que já passam por um processo bastante intenso de tratamento, e assim o uso da crioterapia serve para atenuar os sintomas com redução da queda dos cabelos.

Esse procedimento permite preservar entre 50 e 60% dos fios de cabelos nos pacientes.

Como funciona o procedimento de crioterapia

Para uma ação mais eficaz da Crioterapia e queda de cabelo, o procedimento atua com o resfriamento do couro cabeludo, agindo para a redução da queda dos fios.

É feito por meio de um equipamento conectado a uma touca de cabelos especial que serve para resfriar a cabeça, com a aplicação de um gel que circula no local a uma temperatura de -4 °C, reduzindo o fluxo sanguíneo na área, criando assim uma proteção dos folículos capilares.

Essa capa de proteção com a baixa temperatura impede que uma grande quantidade de medicação da quimioterapia atinja esses folículos, evitando seu enfraquecimento e a queda.

Deve ser aplicada antes, durante e depois das sessões de quimioterapia.

A quem se destina

O uso da Crioterapia e queda de cabelo pode ser aplicada a pacientes com tipos de câncer que não sejam hematológicos, leucemia e linfomas, crioglobulinemia, metástase manifestada no couro cabeludo, ablação da medula óssea por quimioterapia e radioterapia no crânio e pessoas com alergias no couro cabeludo.

Deve ser evitada ainda por pessoas com sensibilidade ao frio e doentes com problemas renais graves.

Os benefícios e segurança

A ação da Crioterapia e queda de cabelo traz o benefício de aumentar a autoestima do paciente e assim favorecer os resultados do tratamento quimioterápico por manter os cabelos preservados.

Restrições para uso da crioterapia

Embora ocorra um bom resultado na relação do uso da Crioterapia e queda de cabelo, existe uma precaução que deve ser adotada por quem se submete a esse tratamento.

A restrição é de não utilizar tinturas para pintar os fios, porém pode ocorrer que alguns pacientes não apresentem sintomas de rejeição a tinturas e podem ser autorizados o uso de tintas sem amônia, sempre com acompanhamento dos médicos. Além da atenção do paciente quanto a quaisquer sintomas que possam afetar seu bem-estar.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que esse tratamento apresenta são:

  • Náusea;
  • Tontura; e
  • Dor de cabeça.

Além desses três efeitos ocorre em muitos pacientes um desconforto devido ao frio durante a aplicação de crioterapia, que pode ser superado com o uso de roupas que o protejam.

Os demais efeitos citados são passageiros e perfeitamente superados, sem maiores danos à saúde da pessoa.

Podemos então concluir que o tratamento é confiável e pode ser adotado por quem deseja combater a queda de cabelos durante seu tratamento quimioterápico, se assim o desejar.

Conclusão sobre crioterapia e queda de cabelo

A relação da Crioterapia e queda de cabelo é verificada por ser um tratamento que permite resguardar a perda de cabelos durante um tratamento de quimioterapia, para alguns tipos de câncer.

Como a perda de cabelos agrava a perda da autoestima em muitas pessoas já provocada pela doença, é importante o uso desse recurso para tentar evitar um agravamento.

Mas se você está sofrendo com a calvície em qualquer situação e ela ainda está nas fases iniciais, recomendamos o uso de uma boa maquiagem capilar para disfarçar as falhas no couro cabeludo.

Jet Hair é uma excelente opção de maquiagem que tem autorização de comercialização da Anvisa, sendo um produto de qualidade, fácil aplicação e remoção e com grande resistência aos efeitos do clima.

Pode ser aplicada de forma independente, sem auxílio de terceiros e com total autonomia e reserva.

Conheça melhor esse produto . Aproveite e faça um comentário em nosso blog sobre este conteúdo que acabou de ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close