Para aqueles que buscam se manter atualizados sobre os melhores tratamentos e produtos capazes de garantir um aspecto bonito e saudável aos cabelos, o tutano tem se mostrado um excelente aliado no cuidado dos fios.
A hidratação a partir da aplicação de produtos naturais, como é o caso das famosas hidratações à base de babosa, mel, óleo de coco, abacate, entre outros, já é bastante popular devido à sua eficácia e praticidade.
Nesse sentido, tutano e cabelos podem ser ótimos aliados, dado o alto potencial nutritivo da substância. Confira, a seguir, os principais benefícios do uso do tutano e cabelos.
Trata-se de um tecido gelatinoso que preenche as cavidades ósseas e contribui na fabricação dos elementos que compõem o sangue, como hemácias, plaquetas e leucócitos.
Essa substância pode ser tanto de origem animal, como é o caso dos ossos do boi, como vegetal, pela extração da seiva do bambu.
A relação entre o cuidado dos cabelos e tutano é antiga. Registros apontam que, inicialmente, essa substância era derretida, sendo posteriormente incorporada às máscaras de hidratação.
Já nos dias de hoje, o tutano se apresenta como ingrediente de vários produtos estéticos, podendo ser usado tanto na forma de máscara como em óleo. Como máscara, o tutano age nutrindo os fios, enquanto como óleo, é maximizado seu potencial umectante.
Na relação entre os cuidados dos cabelos e tutano, a reconstrução capilar é um dos principais benefícios decorrentes da adoção da substância.
O tutano, rico em diversos nutrientes, é capaz de reconstruir as madeixas, ao produzir uma película protetora em volta dos fios.
O uso do tutano é altamente recomendável para aquelas pessoas que apresentam fios danificados, resultantes de procedimentos químicos, como alisamento, escovas progressivas e luzes.
Outra ótima vantagem da adoção do tutano na sua rotina de cuidados capilares é o fortalecimento dos fios.
A considerável concentração de nutrientes encontrada no tutano é capaz de promover o nascimento de fios de cabelos mais fortes e resistentes. Além disso, fortalece a estrutura capilar, o que garante a completa saúde dos cabelos, desde a raiz dos fios.
Nesse sentido, beneficiam-se diretamente da ação do tutano nos fios aqueles com cabelos com aspecto elástico ou até mesmo quebradiço.
Como já adiantamos, um dos principais benefícios do tutano para o cuidado dos fios diz respeito à intensa hidratação promovida por meio de sua aplicação.
O tutano é uma substância rica em proteínas, carboidratos e colágeno, além de todas as suas propriedades hidratantes.
A ação hidratante do tutano garante a devida nutrição das fibras capilares, repondo a umidade naturalmente produzida pelo couro cabeludo.
Como já indicamos, o tutano vem sendo incorporado às fórmulas de diferentes produtos estéticos, podendo ser encontrado na forma de óleo ou máscara.
O óleo de tutano pode ser utilizado tanto nos fios limpos como sujos. Basta aplicar o produto ao longo das madeixas, espalhando delicadamente e em todo o comprimento dos fios.
Deixe agir por, aproximadamente, duas horas, e então realize a devida lavagem dos cabelos – que inclui o uso de xampu e condicionador e sua devida secagem.
Pode ser utilizado de uma a duas vezes por semana, a depender das particularidades e necessidades dos seus fios.
Já a máscara à base de tutano deve ser utilizada após a lavagem e eliminação de excesso de água dos cabelos. A aplicação também deve ser feita mecha por mecha, sem que o produto atinja a raiz capilar.
Deixe o produto atuar em seus cabelos por volta de duas horas e volte a lavá-los, utilizando somente água fria (ou morna). Se considerar seus fios muito ressecados e/ou danificados, utilize também o condicionador.
Caso você tenha preferência pelo tutano ao natural, é recomendável mantê-lo refrigerado e por um período de até seis meses. Como o estado natural da substância é sólido, a utilização do produto requer derretimento em banho-maria (ou em um micro-ondas), previamente à sua aplicação.
Neste artigo elencamos os principais benefícios da adoção do tutano à sua rotina de cuidados capilares, bem como informações referentes ao modo de aplicação e de ação da substância.
Essa substância, cada vez mais presente nos produtos estéticos, pode ser também utilizada de modo puro, com os devidos cuidados tomados referentes à sua conservação.
Se você se interessou pelos benefícios da relação entre tutano e cabelos, adiantamos que os cabelos crespos e cacheados podem se beneficiar ainda mais da ação hidratante do tutano, se comparado a outros tipos de cabelo.
Isso ocorre, pois esses tipos de cabelo costumam se apresentar mais ressecados que os demais. Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo com a relação entre tutano e cabelos. Não se esqueça de nos deixar seu feedback.
Deixe uma resposta