Tutano e cabelos: quais os 3 benefícios?

Para aqueles que buscam se manter atualizados sobre os melhores tratamentos e produtos capazes de garantir um aspecto bonito e saudável aos cabelos, o tutano tem se mostrado um excelente aliado no cuidado dos fios.

A hidratação a partir da aplicação de produtos naturais, como é o caso das famosas hidratações à base de babosa, mel, óleo de coco, abacate, entre outros, já é bastante popular devido à sua eficácia e praticidade.

Nesse sentido, tutano e cabelos podem ser ótimos aliados, dado o alto potencial nutritivo da substância. Confira, a seguir, os principais benefícios do uso do tutano e cabelos.

O que é tutano?

Trata-se de um tecido gelatinoso que preenche as cavidades ósseas e contribui na fabricação dos elementos que compõem o sangue, como hemácias, plaquetas e leucócitos.

Essa substância pode ser tanto de origem animal, como é o caso dos ossos do boi, como vegetal, pela extração da seiva do bambu.

A relação entre o cuidado dos cabelos e tutano é antiga. Registros apontam que, inicialmente, essa substância era derretida, sendo posteriormente incorporada às máscaras de hidratação.

Já nos dias de hoje, o tutano se apresenta como ingrediente de vários produtos estéticos, podendo ser usado tanto na forma de máscara como em óleo. Como máscara, o tutano age nutrindo os fios, enquanto como óleo, é maximizado seu potencial umectante.

O cuidado dos cabelos e tutano: principais benefícios

1. Reconstrução capilar

Na relação entre os cuidados dos cabelos e tutano, a reconstrução capilar é um dos principais benefícios decorrentes da adoção da substância.

O tutano, rico em diversos nutrientes, é capaz de reconstruir as madeixas, ao produzir uma película protetora em volta dos fios.

O uso do tutano é altamente recomendável para aquelas pessoas que apresentam fios danificados, resultantes de procedimentos químicos, como alisamento, escovas progressivas e luzes.

2. Fortalecimento dos fios

Outra ótima vantagem da adoção do tutano na sua rotina de cuidados capilares é o fortalecimento dos fios.

A considerável concentração de nutrientes encontrada no tutano é capaz de promover o nascimento de fios de cabelos mais fortes e resistentes. Além disso, fortalece a estrutura capilar, o que garante a completa saúde dos cabelos, desde a raiz dos fios.

Nesse sentido, beneficiam-se diretamente da ação do tutano nos fios aqueles com cabelos com aspecto elástico ou até mesmo quebradiço.

3. Alto potencial hidratante

Como já adiantamos, um dos principais benefícios do tutano para o cuidado dos fios diz respeito à intensa hidratação promovida por meio de sua aplicação.

O tutano é uma substância rica em proteínas, carboidratos e colágeno, além de todas as suas propriedades hidratantes.

A ação hidratante do tutano garante a devida nutrição das fibras capilares, repondo a umidade naturalmente produzida pelo couro cabeludo.

Cabelos e tutano: como usar?

Como já indicamos, o tutano vem sendo incorporado às fórmulas de diferentes produtos estéticos, podendo ser encontrado na forma de óleo ou máscara.

O óleo de tutano pode ser utilizado tanto nos fios limpos como sujos. Basta aplicar o produto ao longo das madeixas, espalhando delicadamente e em todo o comprimento dos fios.

Deixe agir por, aproximadamente, duas horas, e então realize a devida lavagem dos cabelos –  que inclui o uso de xampu e condicionador e sua devida secagem.

Pode ser utilizado de uma a duas vezes por semana, a depender das particularidades e necessidades dos seus fios.

Já a máscara à base de tutano deve ser utilizada após a lavagem e eliminação de excesso de água dos cabelos. A aplicação também deve ser feita mecha por mecha, sem que o produto atinja a raiz capilar.

Deixe o produto atuar em seus cabelos por volta de duas horas e volte a lavá-los, utilizando somente água fria (ou morna). Se considerar seus fios muito ressecados e/ou danificados, utilize também o condicionador.

Caso você tenha preferência pelo tutano ao natural, é recomendável mantê-lo refrigerado e por um período de até seis meses. Como o estado natural da substância é sólido, a utilização do produto requer derretimento em banho-maria (ou em um micro-ondas), previamente à sua aplicação.

Conclusão sobre cabelos e tutano: 3 benefícios

Neste artigo elencamos os principais benefícios da adoção do tutano à sua rotina de cuidados capilares, bem como informações referentes ao modo de aplicação e de ação da substância.

Essa substância, cada vez mais presente nos produtos estéticos, pode ser também utilizada de modo puro, com os devidos cuidados tomados referentes à sua conservação.

Se você se interessou pelos benefícios da relação entre tutano e cabelos, adiantamos que os cabelos crespos e cacheados podem se beneficiar ainda mais da ação hidratante do tutano, se comparado a outros tipos de cabelo.

Isso ocorre, pois esses tipos de cabelo costumam se apresentar mais ressecados que os demais. Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo com a relação entre tutano e cabelos. Não se esqueça de nos deixar seu feedback.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos