8 formas como tricologista ajuda no combate à calvície

Por meio de uma rápida pesquisa na internet, é possível encontrar inúmeros produtos, tratamentos e procedimentos que prometem minimizar ou até mesmo interromper a queda de cabelos decorrente da calvície. Mas você já sabe da ajuda tricologista no combate à calvície?

Embora muitos desses recursos sejam realmente capazes de contribuir para o tratamento da calvície, cada quadro é singular e suas características devem ser levadas em consideração para a escolha de intervenções que sejam adequadas às suas reais necessidades.

Nesse sentido, é possível afirmar que o tricologista ajuda no combate à calvície de modo quase que indispensável, ao produzir uma detalhada compreensão das particularidades de seus fios e do couro cabeludo.

Se você deseja saber mais sobre como o tricologista ajuda no combate à calvície, fique atento ao nosso artigo.

8 formas como tricologista ajuda no combate à calvície

O que é a tricologia?

A tricologia é uma subárea da dermatologia que teve início por volta de 1900, na Inglaterra.

Trata-se do campo responsável pelos estudos dos problemas relacionados aos fios de cabelos e ao couro cabeludo.

Sendo assim, o tricologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de quadros como queda de fios, cabelos quebradiços, dermatite seborreica, irritações, infecções e inflamações no couro cabeludo, e, claro, o tricologista ajuda no combate à calvície.

Como se dá o exame dos cabelos? As formas como o tricologista ajuda no combate à calvície

1. Anamnese

A anamnese é o procedimento inicial em vários tratamentos. No caso da tricologia, ocorre da mesma forma: por meio de uma entrevista na qual é coletado o maior número de informações sobre a história dos sintomas.

Desse modo, serão levantadas questões sobre o histórico de um determinado quadro patológico na família, procedimentos já realizados nos fios, manifestação dos primeiros sintomas, entre outras.

2. Tricoscopia

Por meio de sua realização, o tricologista ajuda no combate à calvície ao produzir acurada compreensão a respeito do caso, de modo que as reais necessidades do paciente sejam levadas em consideração na escolha das intervenções.

Esse exame é realizado com o auxílio de um aparelho chamado videodermatoscópio digital. Por meio de uma pequena câmera, que possui um zoom bastante potente, as propriedades dos cabelos são devidamente analisadas, de modo a auxiliar no processo diagnóstico.

3. Fototricograma

Outro exame utilizado durante o diagnóstico dos problemas capilares é o fototricograma.

Pela realização do fototricograma, é possível averiguar a velocidade de crescimento dos fios de cabelo. A partir disso, são obtidos dados a respeito da quantidade de fios nas fases anágena (crescimento) e na fase telógena (queda) dos cabelos.

Esse exame consiste na raspagem de uma pequena área do couro cabeludo, num local não visível e bastante discreto. É retirada uma fotografia microscópica da região, para a análise.

4. Tricograma

O tricograma também é um dos exames realizados pelo tricologista, de modo a obter melhor compreensão acerca das necessidades de seus cabelos.

Trata-se de um procedimento que consiste na retirada de 50 a 100 fios, que serão examinados por um microscópio.

Por meio desse exame, é possível analisar a proporção de fios em diferentes fases do ciclo de vida, o que garante um diagnóstico bastante preciso.

5. Biópsia

A biópsia dos cabelos e do couro cabeludo é outro dos exames realizados pelo tricologista.

Consiste na retirada de aproximadamente 4 mm da pele do couro cabeludo, a fim de analisar todas suas propriedades e modo de funcionamento.

Intervenções

6. Tratamento via oral

Seja individualmente ou aliado a outros medicamentos, a prescrição via oral pode ser essencial para o tratamento das disfunções e é um dos modos pelo qual o tricologista ajuda no combate à calvície.

7. Terapia de laser de baixa intensidade

Esse tratamento constitui na aplicação de feixes luminosos no couro cabeludo, objetivando o encorpamento dos fios e o aumento da textura.

Seus efeitos são cientificamente comprovados: a aplicação do laser é capaz de aumentar a energia das células, possibilitando maior síntese de mitose.

Vem sendo amplamente utilizado no tratamento da calvície, dados os seus ótimos resultados.

8. Desobstrução folicular

Os folículos pilosos são as células nas quais nascem e se desenvolvem os fios de cabelos.

Quando o quadro de calvície é agravado por conta do excesso de oleosidade natural presente no comprimento dos fios, verifica-se a obstrução dos folículos pilosos.

A desobstrução folicular é um procedimento capaz de promover uma profunda limpeza no couro cabeludo, criando condições para que novos fios de cabelos possam nascer. Em casos mais severos, é comumente aliado a outros tratamentos.

Conclusão sobre 8 formas como tricologista ajuda no combate à calvície.

Neste artigo, abordamos como o tricologista ajuda no combate à calvície e por quais formas isso ocorre. Trata-se do primeiro passo que deve ser considerado diante um quadro de calvície, para que seu caso seja devidamente analisado.

Esperamos que tenham gostado e aprendido sobre a ajuda tricologista no combate à calvície. Não se esqueça de deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close