Na esteira dos principais tratamentos avançados contra calvície, dois procedimentos merecem sua atenção: o robô artas e o transplante capilar.
Uma grande parte dos tratamentos avançados contra calvície são indicados somente para os estágios iniciais do quadro, quando ainda é possível verificar alguma atividade dos folículos pilosos, mesmo que em menor nível.
Já o robô artas e transplante capilar são especialmente recomendados para casos mais intermediários, quando se observa o funcionamento dos folículos pilosos somente em algumas regiões do couro cabeludo.
Assim, ele se apresenta como uma potente alternativa para o tratamento e cuidado da calvície.
Se deseja saber mais sobre o robô artas e transplante capilar, esse
artigo foi feito para você. Nele, você aprenderá o que são esses procedimentos,
como atuam no couro cabeludo e suas possíveis contraindicações, efeitos
colaterais e demais cuidados necessários. Boa leitura!
Tratamentos avançados contra calvície: robô artas e transplante capilar
Embora seja possível encontrar diversos produtos e procedimentos para o cuidado da calvície disponíveis no mercado, conforme já mencionado, a maioria destes é indicada principalmente para os primeiros estágios do quadro.
Isso ocorre, pois, uma parcela desses tratamentos atua nas propriedades dos cabelos e couro cabeludo que ainda apresentam algum grau de funcionamento celular, com o objetivo de reverter ou minimizar os principais sinais da calvície.
Em estágios considerados intermediários, somente o transplante é capaz de apresentar total eficácia, uma vez que realiza completa restauração capilar.
Robô artas e transplante capilar: novas tendências
Se num passado não muito distante as técnicas utilizadas para a realização de transplante capilar carregavam certa má fama, hoje em dia é válido afirmar que as transformações tecnológicas aprimoraram e desenvolveram essas técnicas.
As técnicas mais antigas, como extração de retalhos cutâneos do couro cabeludo ou enxertos, tornaram-se ultrapassadas.
Os principais pontos negativos dessas técnicas envolviam a produção de resultados pouco naturais; muitas vezes, eram observadas grandes cicatrizes e má aparência aos fios.
Nesse sentido, a utilização do robô artas para a realização do transplante capilar representa um grande avanço tecnológico, em especial no campo da tricologia.
Como é realizado o transplante capilar por meio do robô artas?
Por robô artas, compreende-se um sistema robótico, de tecnologia avançada, capaz de realizar a extração de unidades foliculares a ser transplantadas.
Essa extração é realizada após minuciosa análise digital da região doadora.
Por meio da utilização do robô artas, o couro cabeludo é escaneado e digitalizado, promovendo um mapeamento as características da região doadora.
Através desse processo, a máquina robotizada calcula, utilizando algoritmos matemáticos, a distância com a qual operar a extração das unidades foliculares.
Além de auxiliar na escolha das melhores regiões para extração e na distância entre os folículos, o robô artas também é capaz de facilitar a inclinação adequada para a coleta.
Com uma agulha dupla com câmara, após o devido mapeamento do couro cabeludo, as unidades foliculares são retiradas, com precisão cirúrgica.
Pontos positivos e negativos do Robô artas
As principais vantagens do uso do robô artas para a realização de transplante capilar envolvem:
- Diminuição das chances de que as regiões de onde foram extraídos os folículos pilosos fiquem visíveis;
- Detalhamento e planejamento adequado do procedimento; e
- Precisa execução do transplante.
Por outro lado, verificam-se algumas desvantagens, como:
- Custo elevado;
- Possíveis dificuldades técnicas inerentes ao procedimento; e
- Limitação técnica, pois o robô tão somente efetua a extração dos enxertos.
Apesar disso, até o momento de publicação deste artigo, não foram registrados comentários negativos ou efeitos colaterais decorrentes da utilização do robô artas para execução de transplante capilar.
Cuidados pós-operatórios
Assim como qualquer método escolhido para o tratamento da calvície, o cuidado preventivo deve ser posto em prática.
Isso porque, mesmo após a realização do transplante capilar, as regiões ao redor da área transplantada permanecem suscetíveis à queda e ao afinamento dos cabelos.
Cabe trazer que tão somente o transplante capilar não é uma solução para a calvície: qualquer procedimento adotado deve ser combinado a outros tratamentos e produtos, de modo a recuperar as propriedades dos fios.
Nesse sentido, vale ressaltar a importância de aspectos como:
- escolha de produtos adequados aos seus cabelos;
- alimentação balanceada e rica em proteínas;
- cuidado com o uso de químicas nos fios; e
- estilo de vida saudável e com baixos níveis de estresse e tensão.
Conclusão sobre os principais tratamentos avançados contra calvície: robô artas e transplante capilar
Neste artigo, abordamos as principais informações acerca do transplante capilar realizado com a ajuda do robô artas.
Trata-se de um método altamente tecnológico para o exame do couro cabeludo e funciona facilitando a extração de folículos a ser transplantados, ao mapear seu couro cabeludo e suas propriedades.
Antes de escolher qualquer tratamento contra a calvície, recomendamos a consulta com um profissional dermatologista, capaz de produzir uma compreensão a respeito de seu quadro.
Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo tratamentos avançados contra calvície: robô artas e transplante capilar. Não se esqueça de nos deixar seu comentário.