Cabelos brancos na adolescência: por que isso ocorre?

Quando nos referimos ao surgimento de cabelos brancos, normalmente associamos a pessoas com mais idade, em especial a partir dos 40 anos.

Entretanto, não é raro se deparar com casos de cabelos brancos na adolescência ou na juventude já serem visíveis. Mas você sabe por que, em alguns casos, os cabelos perdem sua cor e embranquecem mais cedo?

Neste artigo, você aprenderá sobre como se dá a ocorrência dos cabelos brancos na adolescência, como alguns detalhes influenciam no quadro e se é possível evitá-lo. Boa leitura!

Cabelos brancos na adolescência: por que isso ocorre?

Por que os cabelos embranquecem?

Primeiramente, para entender a ocorrência dos cabelos brancos na adolescência, é preciso compreender como se dá o processo de coloração e embranquecimento dos fios de cabelos.

Da mesma forma que ocorre com a pele, a cor de nossos fios de cabelos é produzida a partir da melanina.

A melanina, em sua composição, apresenta os chamados melanócitos, que são células capazes de sintetizar pigmentos de melanina.

Esses pigmentos, por sua vez, são adicionados a outras células (queratinócitos) que, por sua vez, formam a cor dos cabelos.

Com o avanço da idade, as células gradativamente encerram atividade e perdem a cor: se inicialmente esses fios se apresentam grisalhos, com o passar do tempo, se apresentam completamente brancos.

Segundo dados científicos, os fios brancos podem ser observados por volta dos 34 anos em pessoas brancas e a partir dos 44 anos em pessoas negras. Desse modo, o surgimento de cabelos brancos na adolescência, apesar de comum, pode ser considerado precoce.

Como surgem os cabelos brancos na adolescência?

Uma série de fatores estão envolvidos no aparecimento de cabelos brancos na adolescência, como influências genéticas, certos quadros clínicos, hábitos e costumes pouco saudáveis, entre outros.

1. Influências genéticas

Uma das hipóteses para explicar o surgimento precoce de cabelos brancos na adolescência se apoia no gene IRF4.

Trata-se de um gene capaz de regular a produção de melanina, consequentemente influenciando diretamente a pigmentação dos fios.

Em alguns casos, verifica-se uma alteração no gene IRF4, que promove o embranquecimento dos fios de modo rápido.

2. Patologias

Alguns quadros clínicos são capazes de influenciar diretamente a aparência e cor dos fios de cabelos.

O vitiligo, por exemplo, é uma doença autoimune que, quando alcança as regiões do couro cabeludo, cílios ou sobrancelhas, pode provocar mechas de fios brancos.

Ainda, pessoas com asma, rinite, dermatite atópica e distúrbios hormonais apresentam mais chances de surgimento precoce de fios brancos.

3. Deficiências alimentares

A manutenção de uma alimentação saudável e balanceada para a saúde capilar é de extrema importância.

Nesse sentido, diversos estudos apontaram relações entre a deficiência de proteínas, cobre, ferro, cálcio e o surgimento precoce de cabelos brancos na adolescência.

Além disso, distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia nervosa parecem contribuir diretamente com o embranquecimento dos fios.

4. Hábitos pouco saudáveis

Certos hábitos aparentam ter estreita relação com o surgimento de cabelos brancos na adolescência:

  • Tabagismo e consumo de álcool: o consumo contínuo contribui para a perda de melanina nos cabelos, além de contribuir para o aparecimento de pontas duplas;
  • Alta exposição ao sol: sem a devida proteção pode contribuir com o aparecimento precoce de fios brancos ao comprometer a síntese de melanina nos fios;
  • Poluição: presente nas grandes cidades, é capaz de comprometer a estrutura do couro cabeludo, provocando inflamações nos folículos pilosos; e
  • Quadros de estresse e tensão: capazes de propiciar a liberação de comunicação pró-inflamatória pelo próprio organismo, ocasionando a defasagem das funções do folículo piloso.

Cabelos brancos na adolescência: é reversível?

Caso os fatores que levem ao embranquecimento precoce dos fios sejam externos, sim.

Entretanto, nos casos em que o quadro é determinado por hereditariedade genética, o processo não é reversivo.

Notei o surgimento precoce de fios brancos. O que fazer?

Como vimos, o surgimento precoce de fios brancos pode estar associado a uma série de fatores.

Caso você perceba o surgimento desses fios, o primeiro passo recomendado é submeter-se à avaliação de um profissional especialista em dermatologia.

Por meio do exame dos fios, do couro cabeludo e da coleta de demais informações, é possível obter uma compreensão acurada sobre seu quadro.

Conclusão sobre cabelos brancos na adolescência: por que isso ocorre?

Em suma, a maioria desses fatores está ligada ao envelhecimento precoce dos fios, pois estão associados à produção de radicais livres.

Radicais livres são moléculas organicamente produzidas, porém, quando em excesso, apresentam-se altamente prejudiciais.

Algumas dicas para auxiliar no controle dos radicais livres incluem:

  • alimentação rica em vitaminas A, C e E;
  • utilização de produtos estéticos com antioxidantes na composição;
  • uso constante de filtro solar; e
  • controle de seu padrão de vida e hábitos.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo e as razões sobre cabelos brancos na adolescência. Caso tenha restado quaisquer dúvidas, basta deixar seu comentário para nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close