7 substâncias tóxicas que fazem cabelo cair

Dentre os vários fatores que influenciam  a saúde e a queda de cabelo, a intoxicação por substâncias químicas revela-se altamente prejudicial aos fios.  Apenas a exposição dos cabelos a essas substâncias não costuma provocar a queda dos fios, mas sim a exposição contínua ou excessiva. Caso tenha se interessado e queira saber mais sobre as temidas substâncias tóxicas que fazem o cabelo cair, este artigo foi feito para você.

Neste artigo, você aprenderá quais as principais substâncias tóxicas que fazem cabelo cair e o modo como são prejudiciais aos fios. Boa leitura!

7 substâncias tóxicas que fazem cabelo cair

Nicotina

O hábito de fumar é  muito prejudicial à saúde. A dependência à nicotina tem estreita relação com diversas doenças como os vários tipos de câncer e patologias no aparelho respiratório. Além disso, a nicotina também pode ser altamente prejudicial aos cabelos e couro cabeludo, provocando a queda.

Embora ainda sejam necessários estudos conclusivos acerca dos reais efeitos do cigarro nos fios de cabelo, acredita-se que a nicotina e as demais substâncias tóxicas são capazes de enfraquecer as madeixas, provocando a queda precoce dos fios.

A explicação para tal fenômeno afirma que os vasos sanguíneos responsáveis por irrigar as extremidades do corpo, como é o caso do couro cabeludo, são gradativamente degenerados por meio do contínuo hábito de fumar.

Nesse sentido, estudos científicos já evidenciaram que pessoas fumantes  são duas vezes mais propensas a  sofrer de queda  de cabelo.

Arsênio

Outra das substâncias tóxicas que fazem cabelo cair é o arsênio, de ocorrência natural na água e no solo e utilizado especialmente na produção de pesticidas e ligas metálicas.

Trata-se de um elemento químico incolor e inodoro. Geralmente, a intoxicação por essa substância se manifesta por desconforto gastrointestinal (vômito,  diarreia e dor de barriga), seguido pela queda de pressão arterial.

Frutos do mar contêm, naturalmente, níveis elevados de arsênio. Porém, em forma orgânica e de baixa toxicidade.

Tálio

Assim como o arsênio, o tálio é uma substância tóxica inodora e indolor.

Foi, por muito tempo, utilizado como inseticida e pesticida, banido do mercado por se tratar de um metal pesado altamente tóxico e prejudicial não somente à vida humana como também ao meio ambiente.

Entretanto, ainda é utilizado na produção de certos equipamentos eletrônicos, materiais condutores e termômetros.

A intoxicação pelo tálio é capaz de provocar a queda dos fios por meio da ligação da substância ao grupo sulfidrila da queratina, uma das principais proteínas responsáveis pela composição dos fios.

Nesses casos, a queda é bastante intensa e ocorre entre duas e três semanas após a intoxicação.

Ácido Bórico

O Ácido Bórico, amplamente utilizado pelas indústrias de metais e vidros, é mais uma das substâncias tóxicas que fazem cabelo cair.

Dentre os sintomas registrados pela intoxicação por ácido bórico, destacam-se a queda dos cílios e dos fios de cabelo, além de:

  • distúrbios gastrointestinais;
  • descamação da pele;
  • alterações neurológicas;
  • confusão mental.

Outros empregos comuns dessa substância podem ser observados a partir da produção de:

  • preservativos alimentícios;
  • inseticidas;
  • antissépticos, entre outros.

Vitamina A

A Vitamina A é altamente importante ao organismo. Além de necessária à atividade celular, promove a proteção da córnea, produção de colágeno, entre outros benefícios.

Entretanto, quando em excesso, Vitamina A se torna uma das substâncias tóxicas que fazem o cabelo cair.

A intoxicação pela Vitamina A é, na maior parte dos casos, decorrente do consumo em exagero de certos alimentos, complexos vitamínicos ou suplementos alimentares ou certos medicamentos.

Alguns sinais do excesso da Vitamina A no organismo são evidenciados pela queda dos fios – tanto dos cabelos como da sobrancelha –, mal-estar, cansaço, dores musculares, entre outros.

Outros casos especiais: selênio e ferro são substâncias tóxicas que fazem cabelo cair?

Outras substâncias, como o selênio e o ferro, em alguns casos, também podem ser consideradas substâncias tóxicas que fazem cabelo cair.

O selênio é um elemento que, caso em falta no organismo, pode ocasionar episódios de baixa imunidade e hipotireoidismo.

Já o excesso de selênio é capaz de provocar a queda dos fios por meio da produção de enzimas antioxidantes no organismo, que provocam o ataque aos folículos capilares pelo próprio corpo.

O excesso de ferro no organismo também pode causar a temida queda dos fios, além de fraqueza, perda de peso e até mesmo a falência de órgãos.

Normalmente, níveis elevados de ferro estão relacionados à hemocromatose, doença caracterizada pelo depósito de ferro nos tecidos. Entretanto, pode ser também ocasionada pelo excesso de transfusões sanguíneas ou uso contínuo de suplementos vitamínicos.

Conclusão sobre substâncias tóxicas que fazem cabelo cair

Como vimos neste artigo, existem diversas substâncias tóxicas que fazem cabelo cair.

Se você suspeita de que a queda dos seus fios foi causada a partir de intoxicação, recomendamos a realização de uma avaliação médica, junto a um médico dermatologista. Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso texto. Não se esqueça de deixar seu comentário com dúvidas sobre substâncias tóxicas que fazem cabelo cair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close