3 tipos e 5 tratamentos para câncer no couro cabeludo

Você está por dentro dos tratamentos para câncer no couro cabeludo? É um tema muito relevante. Mesmo porque, o câncer no couro cabeludo é muito comum entre os casos diagnosticados no Brasil.

Devido às altas temperaturas em nosso país, a população brasileira tem como costume expor o corpo aos raios de sol em momentos de lazer e nem sempre toma os cuidados necessários para evitar possíveis problemas de pele.

Por ser uma área naturalmente exposta, o couro cabeludo precisa de cuidados especiais para não sofrer as consequências dos raios UV. Além do protetor solar, é importante deixar essa área coberta, com bonés ou chapéus, por exemplo. Nos casos em que a pessoa apresenta calvície, a importância de proteger o couro cabeludo é ainda maior.

Em nosso conteúdo, vamos deixar claro tudo o que você precisa para evitar que a sua saúde não seja afetada e os tipos mais comuns de câncer no couro cabeludo, além dos tratamentos para câncer no couro cabeludo.

Melanoma

Apesar de aparecer em qualquer parte do corpo em formas de manchas ou pintas escuras, acompanhadas de coceiras, este tipo é o mais perigoso câncer no couro cabeludo, mas se detectado precocemente, possibilita uma maior chance de tratamento.

Este câncer costuma dar sinais, em suas fases iniciais, pela febre, perda de peso e mal-estar. Se você perceber alguma alteração no visual, como descamação da pele, lesões que não cicatrizam, perda da elasticidade da pele, fique atento(a).

O diagnóstico é dado após o exame de dermastocopia, em que é possível a visualização das camadas da pele não visíveis ao olho humano. Em alguns casos, a biópsia pode ser exigida.

Tratamento

O tratamento para câncer no couro cabeludo, no caso específico da melanoma, tem a cirurgia como processo mais indicado. Porém, dependendo do estágio da doença, a radioterapia e a quimioterapia também são utilizadas. Nos casos mais avançados, novos remédios para este tratamento têm se mostrado eficazes em reduzir o avanço da doença, permitindo uma grande chance de tratamento por mais tempo.

Carcinoma basocelular

Este é conhecido por ser o caso mais comum de câncer de pele. Apesar de registros apontarem baixa letalidade, seus casos aumentam cada vez mais com o passar do tempo.

Essa doença surge devido ao crescimento incomum de células que constituem a camada basal da pele. Os seus sintomas costumam dar sinais de feridas avermelhadas, com aparência elevada e que sangram com facilidade. O seu desenvolvimento é devagar, originando feridas que não cicatrizam.

Tratamento

Os tratamentos para esse caso variam, e o que deverá ser escolhido pelo especialista vai depender da gravidade e do local onde o tumor está localizado. O tratamento cirúrgico é o mais comum, que retira completamente a lesão da região atendida.

Em outros casos:

  • laserterapia
  • curetagem
  • crioterapia
  • eletrocoagulação
  • radioterapia

Carcinoma de células escamosas

Este câncer surge nas células escamosas da pele. Esta doença costuma aparecer em áreas mais expostas aos raios do sol, como o couro cabeludo, por exemplo. É o segundo tipo de câncer de pele mais comum e atinge, na maioria dos casos, pessoas de pele branca.

O carcinoma de células escamosas surge com uma aparência avermelhada na superfície. Em alguns casos, este tumor pode evoluir e aumentar de tamanho e desenvolver rigidez na pele, aparentando uma verruga grande e ressecada.

Para diferir esta doença das demais por terem semelhanças nos sintomas, os médicos especialistas sugerem a realização da biópsia para examinar precisamente o tumor encontrado.

Tratamento

Há diferentes formas de tratamento para câncer no couro cabeludo; no caso do carcinoma de células escamosas, o médico poder realizar a raspagem e cauterização para extraí-lo da pele. A quimioterapia também pode ser realizada nesse processo, utilizando medicamentos específicos na pele.

Como é feito o tratamento para câncer no couro cabeludo?

O médico especialista analisa alguns pontos antes de decidir qual tratamento irá submeter o paciente após sua análise. Idade, tipo de câncer, estágio da doença e tamanho do tumor são fatores determinantes na decisão por qual tipo de tratamento o paciente irá passar.

Radioterapia

A radioterapia é exigida quando não há chances de a cirurgia resolver totalmente o quadro da doença. Neste caso, costuma haver perda de cabelo na região em que está sendo tratada.

Quimioterapia

Nos tratamentos para câncer no couro cabeludo, o paciente pode ser submetido a dois tipos de quimioterapia: a sistêmica e a tópica.

A tópica costuma ser realizada em casos em que o câncer é menos invasivo. A medicação atua diretamente no tumor e as elimina.

A quimioterapia sistêmica é realizada nos casos mais graves, geralmente quando o quadro se desenvolve para outros órgãos.

Crioterapia

Nesta técnica é utilizado o nitrogênio líquido diretamente no local do tumor com o objetivo de congelar e eliminar as células anormais. É comum que o processo de cicatrização seja um pouco lento e deixe a pele um pouco mais clara na região afetada.

Terapia fotodinâmica

Este processo é realizado em casos menos agressivos ou invasivos, em que o câncer se localiza na superfície da pele. O paciente é submetido a tomar uma medicação e, após isso, o médico utiliza um laser para ativar o agente e eliminar as células cancerígenas.

Cirurgia

Esse é o tratamento para câncer no couro cabeludo mais utilizado no combate à doença. O método adotado pelo cirurgião consiste em mapear o câncer e retirar as células cancerígenas. Quanto mais simples for o ferimento, mais rápido é o tempo para a reconstrução dos tecidos, o que proporciona melhor cicatrização.

Câncer no couro cabeludo: tenha cuidado!

Em todo o caso, detectar o câncer precocemente é muito importante para facilitar o tratamento. Logo, se você perceber alguma diferença no aspecto de sua pele, procure um profissional dermatologista para se certificar do que pode estar acontecendo.

Algumas falhas no couro cabeludo podem acabar aparecendo com o tempo, mas não se preocupe, há uma grande linha de produtos voltados para disfarçar essas falhas e lhe proporcionar um visual natural e bonito. Recomendamos a linha de maquiagem capilar da marca Jet Hair, que não agride o couro cabeludo e preenche as falhas ocasionadas por problemas como a calvície e fatores externos do dia a dia.

Se você gostou de nosso conteúdo a respeito de tratamento para câncer no couro cabeludo, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário para tirarmos possíveis dúvidas.

Vamos deixar claro tudo o que você precisa para evitar que a sua saúde não seja afetada e os tipos mais comuns de câncer no couro cabeludo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos