5 hábitos que acabam com a saúde dos cabelos

Cuidar da saúde capilar é um procedimento que, embora pareça simples, exige a sua atenção em alguns aspectos. Afinal, você conhece os hábitos que acabam com a saúde dos cabelos?

Isso porque o uso indevido de certas substâncias, bem como práticas inadequadas de cuidado, podem causar efeitos extremamente indesejados aos cabelos.

Nesse sentido, se você é daquelas pessoas que buscam ter acesso ao conteúdo mais atualizado a respeito das inovações sobre cuidados capilares, este artigo foi feito para você.

Nele, traremos alguns detalhes importantes sobre hábitos que acabam com a saúde dos cabelos, aos quais você deve estar atento caso esteja atrás do bem-estar de seus fios. Boa leitura!

1. Enxágue com água quente

Embora o enxágue dos cabelos com a água quente traga alguns benefícios, seu uso em excesso pode se revelar prejudicial à saúde capilar.

Por um lado, o enxágue com água quente é benéfico, pois auxilia a retirar as impurezas dos fios com maior facilidade. Pelo outro, a exposição do couro cabeludo à água quente propicia maior produção de glândulas sebáceas, responsáveis por hidratar naturalmente a pele humana e os cabelos. Mas, em excesso, pode vir a tornar o cabelo mais oleoso.

Dessa forma, a primeira de nossas dicas de hábitos que acabam com a saúde dos cabelos refere-se à atenção da lavagem com água quente.

2. Não se atentar aos produtos utilizados

Na rotina de cuidados capilares, encontramos uma porção de produtos essenciais: xampu, condicionador, cremes de hidratação, ampolas de tratamento, óleos essenciais, entre outros.

Nesse sentido, outro dos hábitos que acabam com a saúde dos cabelos é não se atentar à composição e às demais informações sobre os produtos adotados em sua rotina de cuidados capilares.

O pH, por exemplo, é uma medida utilizada para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância química ou determinado elemento.

Em um cabelo saudável e bem cuidado, o pH encontra-se próximo de 4,5 e 5,5. Quando este número é alterado, as cutículas dos fios tendem a se abrir, resultando em cabelos mais frágeis e porosos.

Sendo assim, nossa dica inclui estar atento à composição dos produtos utilizados, às recomendações da embalagem e às necessidades de seus fios.

3. Manter hábitos alimentares inadequados

Os cabelos e os fios, como parte do organismo, também necessitam de serem nutridos.

Os fios são, em parte, compostos por queratina, um tipo de proteína produzido pelo nosso corpo, só que em pequenas quantidades.

Assim, a alimentação adequada promoverá condições para o contínuo crescimento e manutenção saudável dos fios.

Outros alimentos recomendados incluem:

  • Cenoura: rica em betacaroteno, substância protetora dos pigmentos dos fios;
  • Aveia: contém sílico, mineral capaz de auxiliar a estruturação da queratina;
  • Castanha-do-pará: contém zinco, que evita que os cabelos se tornem mais finos e quebradiços. É também fonte de vitamina E, essencial para a regeneração da pele e dos cabelos;
  • Gelatina: alimento rico em colágeno, auxilia na manutenção da estrutura dos fios. Além disso, age diretamente na regeneração celular.

Assim, é possível concluir que a manutenção de uma dieta pobre em nutrientes é outro dos nocivos hábitos que acabam com a saúde dos cabelos.

4. Dormir com os cabelos molhados

Embora muitas pessoas somente encontrem tempo para o enxágue dos cabelos no período da noite, dormir com os cabelos molhados representa mais um dos hábitos que acabam com a saúde dos cabelos.

Isso se dá, pois os fios, quando molhados, s eapresentam como ambiente fértil para a instalação e proliferação de bactérias, muitas vezes nocivas à saúde dos fios.

Nesse sentido, nossa dica inclui o uso do secador de cabelo. Vale lembrar que o equipamento deve ser utilizado em temperatura fria, numa distância de 10 cm das mexas.

5. Alta exposição ao sol

Não é só a pele que deve ser protegida dos danos da exposição ao sol sem a devida proteção: os cabelos também sofrem seus efeitos.

Um dos principais sinais dos efeitos da exposição solar prolongada aos cabelos refere-se ao brilho. Nesse contexto, os cabelos passam a se apresentar mais opacos, especialmente quando associado à água salgada do mar ou ao cloro, presente nas piscinas.

Outro sinal é o toque áspero no cabelo, que prejudica o visual e dificulta o desembaraço das madeixas.

Nesses casos, recomendamos a adoção de um cronograma capilar, capaz de orientar você na hidratação dos seus fios mesmo durante as férias.

Além disso, dê preferência a produtos específicos que protejam os fios da exposição solar.

Conclusão sobre 5 hábitos que acabam com a saúde dos cabelos

Neste artigo, abordamos cinco prejudiciais hábitos que acabam com a saúde dos cabelos.

Para quem sofre de falhas, regiões rarefeitas ou calvície, uma ótima alternativa é o Jet Hair – maquiagem capilar.

Também à base de queratina, é um produto excelente para quem busca disfarçar as falhas nos cabelos, porém sem se submeter a métodos e procedimentos mais invasivos.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo “5 hábitos que acabam com a saúde dos cabelos”. Caso tenha restado qualquer dúvida, basta deixar seu comentário para nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close