O que é e como eliminar build-up dos cabelos

Outra dúvida muito comum entre as pessoas interessadas em novidades capilares tem a ver com os questionamentos sobre o que é e como eliminar build-up.

Apesar do termo em inglês, trata-se de um fenômeno bastante comum e que consiste, resumidamente, no excesso de resíduos nas fibras capilares.

Normalmente, esses resíduos são decorrentes das aplicações de produtos capilares, como xampu, condicionador, ampolas, entre outros, que não são devidamente retiradas dos cabelos com o enxágue.      

Se você ainda não sabe o que é e como eliminar build-up, este artigo foi feito para você. Nele, você descobrirá as principais informações sobre esse problema capilar.

Efeito build-up: o que é e como eliminar?

Em inglês, “build up” se refere ao gradual acúmulo (ou aumento) de algum material, normalmente negativo, que possui o potencial para gerar um problema ou uma crise.

No contexto da saúde capilar e do cuidado com os cabelos, o termo build-up adquire sentido similar, referindo-se ao acúmulo de substâncias químicas na fibra capilar.

Basicamente, o efeito build-up pode ser percebido em decorrência da sobreposição de produtos químicos utilizados na rotina de cuidados capilares.

Como resultado, o visual dos fios confere-se mais pesado, sem volume e opaco, com pouco ou nenhum brilho. Além disso, também afeta a finalização de penteados e contribui para aumentar os níveis de oleosidade dos cabelos.

O efeito build-up também é conhecido como Acúmulo de Resíduos no Cabelo e é caracterizado pelo excesso e/ou sobra de produtos químicos nas fibras capilares, causado principalmente pelo enxágue inadequado dos fios.

Como o efeito build-up pode afetar os cabelos?

Como mencionamos no tópico anterior, o excesso e o acúmulo de resíduos químicos nas fibras capilares estão diretamente associados à perda de brilho e de volume dos fios.

Como o cabelo estará com seus fios mais pesados, consequências  também podem ser percebidas na finalização de penteados além das taxas mais altas de oleosidade capilar.

Agora que você já sabe o que é build-up, e como eliminar o efeito de seus cabelos?

Como eliminar ou evitar o efeito build-up: 3 dicas importantíssimas

1. Considere o uso de xampu antirresíduos

Nossa primeira dica para quem busca saber o que é e como eliminar build-up, refere-se ao uso de um xampu antirresíduos.

Esse tipo de produto é capaz de realizar a remoção completa de agentes nocivos aos fios, como os resíduos deixados após o uso de produtos capilares.

Atenção: dentre os produtos desse tipo, evite aqueles com sulfatos em sua composição. Apesar de agirem para a eliminação do efeito build-up, estes produtos tendem a ser mais agressivos para com os cabelos.

2. Realize o enxágue dos cabelos corretamente

Como já trouxemos neste artigo, o efeito build-up acontece em decorrência do acúmulo de resíduos de produtos capilares, normalmente utilizados em nossa rotina capilar.

Para não sofrer com os efeitos desse problema, outra dica inclui a atenção redobrada ao processo de enxágue dos cabelos.

Utilize o xampu principalmente no couro cabeludo, uma vez que o uso do produto nas pontas dos fios pode torná-las ressecadas.

Já o uso do condicionador deve atingir todo o comprimento dos fios, com exceção do couro cabeludo, onde a ação do produto pode provocar aumento dos níveis de oleosidade.

Ainda durante o banho, após a aplicação desses dois produtos, massageie o couro cabeludo com o enxágue  completo dos fios, da raiz até as pontas, para certificar-se de que os cabelos não possuem mais restos dos produtos utilizados.

3. Evite produtos indicados para uso sem enxágue      

Uma grande tendência entre aqueles mais antenados com as novidades referentes aos cuidados capilares refere-se ao uso de produtos leave-in.

Em outras palavras, esses produtos são indicados para uso sem enxágue     -isto é, podendo ser aplicados em cabelos úmidos ou secos.

Normalmente, estes produtos conferem-se altamente prejudiciais aos cabelos uma vez que possuem na composição substâncias como vaselina, óleos, petrolato e parafina.

Essas  substâncias são nocivas à saúde capilar especialmente por não serem solúveis em água de modo que a lavagem completa dos cabelos fica comprometida.

Como alternativa, dê preferência a produtos à base de óleos vegetais.

O que é e como eliminar build-up dos cabelos: conclusão

Em nosso artigo, trouxemos as principais informações sobre o que é e como eliminar build-up, bem como dicas para evitá-lo.

Trata-se de um indesejado efeito capilar provocado pelo acúmulo de resíduos, oriundos da aplicação de produtos capilares sobre os fios.

Nesses casos, a lavagem inadequada mostra-se insuficiente para a completa remoção desses resíduos, provocando danos à saúde capilar.

Para casos de falhas capilares e sinais iniciais de calvície, indicamos Jet Hair – maquiagem capilar. À base de queratina, é facilmente aplicável e removível além de aumentar o volume dos cabelos instantaneamente.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo “O que é e como eliminar build-up dos cabelos”. Caso tenha restado qualquer dúvida, basta deixar sua mensagem para nosso time de especialistas em cabelos.

Se você ainda não sabe o que é e como eliminar build-up, este artigo foi feito para você. Nele, você descobrirá as principais informações.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos