8 maiores causas de queda de cabelos em mulheres

Alguns fatores mudam quando se trata das causas de queda de cabelos em mulheres. Tais como: hormônios, alimentação e genética. Por isso, esse artigo falará um pouco sobre as causas da queda de cabelo nas mulheres e alguns tratamentos naturais e estéticos para prevenir ou tratar o problema.

Algumas das maiores causas de queda de cabelos em mulheres

Esses fatores podem ser comuns a homens também, contudo, fatores hormonais por exemplo, diferenciam da queda masculina. Veremos a seguir algumas das causas de queda de cabelo feminina:

Alterações nos hormônios

Problemas na tireoide por exemplo, podem ocasionar a queda de cabelo feminina. Quando as glândulas não funcionam adequadamente, alguns nutrientes podem não chegar aos folículos capilares, acarretando a queda do fio. O tratamento inclui melhora na alimentação e medicação prescrita por um médico, para que a glândula volta a produção normal de hormônios.

Pós-parto pode ser uma das causas de queda de cabelos em mulheres

Até três a quatro meses após o parto, os hormônios estão em fase de readequação, uma vez que as mulheres possuem baixo nível de hormônios masculinos, e grande quantidade de estrogênio e progesterona que estimulam o crescimento dos fios. Quando o organismo reequilibra o hormônio masculino, aumentando a quantidade, poderá ocorrer a queda dos fios durante esse processo. Não é justamente um problema, visto que não é uma queda acentuada. Esse reequilíbrio pode durar por vários meses, mas voltar ao normal com o tempo.

Produtos químicos

As mulheres costumam utilizar mais produtos químicos que os homens, isso inclui escovas progressivas, tratamentos estéticos químicos para o cabelo e tintura. Utilizar químicos proibidos como formol ou glutaraldeído, pode inflamar o couro cabeludo e causar a queda.

Penteados

Essa dica vale para as mulheres, mas também vale para homens com cabelos compridos. Penteados como rabo de cavalo, deixam o cabelo mais tenso, sendo uma das causas de queda de cabelos em mulheres e inflamação do folículo capilar. Podendo ocorrer a alopecia por tração, pois há falhas no cabelo pela força.

Dietas com deficiência de vitaminas: uma das causas de queda de cabelos em mulheres

Sabemos que constantemente as mulheres fazem dietas em busca de um corpo de revista. Acontece que, dietas com muitas restrições alimentares, possuem baixa em vitaminas, como as do complexo B ou C, o que pode ser uma das causas de queda de cabelos em mulheres. Os fios precisam de minerais, ferro e vitaminas para que cresçam e a ausência deles, deixa a estrutura frágil e suscetível à queda.

O mesmo vale para quem tem anemia. Ausência de ferro no organismo não é saudável e pode trazer consequências para os cabelos.

O ideal é tratar com uma dieta equilibrada, rica em ferro, principalmente das carnes vermelhas e feijão, assim como vegetais e verduras de cor verde-escura. E também consumir alimentos com vitaminas, como frutas e verduras em geral.

Obesidade

A obesidade é um problema que afeta homens ou mulheres. Ocorre que, nas mulheres, quando ocorre a obesidade, se produz mais hormônio masculino, o que pode desencadear a queda do cabelo. Sendo assim, o ideal é tratar da obesidade, com alimentação e exercícios físicos.

Estresse

É comprovado que estresse desencadeia a baixa do cortisol no organismo. O hormônio reduz a divisão celular da raiz do cabelo, tornando-o propenso à queda. Uma vida mais tranquila e com menos ansiedade ajudam no problema.

Pentear de forma incorreta

Cabelos molhados e presos por muito tempo, e na sequência escovados, quebram com mais facilidade, além de serem arrancados da raiz com mais facilidade, por isso, evite a prática.

Tratamentos alternativos para queda de cabelo

A calvície possui medicações próprias de acordo com o tipo de alopecia. No entanto, para casos diferentes, existem tratamentos mais naturais e menos agressivos ao organismo, como:

Óleo de coco

O óleo é encontrado na forma natural ou na forma de produtos de cabelo. É um potente hidratante que afeta o crescimento dos fios. Também é antioxidante, deixando os fios mais fortes. Por isso é um excelente tratamento para tratar alguma das causas de queda de cabelos em mulheres.

Aloe Vera

Aloe Vera tem função hidrante, antioxidante, antibacteriana, cicatrizante, regeneradora e fortalecedora dos bulbos capilares. Também deixa os fios mais fortes, prevenindo as causas de queda de cabelos em mulheres.

Fotobioestimulação

É um tratamento estético para queda de cabelo, que através da terapia a laser, estimula os folículos dos fios, prevenindo e combatendo a queda.

Tratamentos com cosméticos

Existem alguns cremes capilares que já contém propriedades dos alimentos anteriormente citados o que ajuda a combater a queda dos fios. Existem alguns indicados para queda em decorrência da seborreia, que também pode ser uma das causas de queda de cabelos em mulheres.

Transplante capilar

É um procedimento mais demorado e cirúrgico, demanda maior atenção no pós-operatório através dos remédios adequados para readaptação do fio. Acontece assim: os fios são retirados de determinada parte não afetada pela queda de transplantada na região calva. É uma alternativa para quem tem baixa autoestima devido à queda e nenhum outro tratamento trouxe resultados efetivos.

Essas foram algumas causas de queda de cabelos em mulheres e alguns tratamentos mais indicados pelos dermatologistas. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos