5 dicas simples para dar força aos cabelos

Você está com os cabelos fracos, quebradiços e sem brilho? Seu cabelo está caindo e você não sabe o que fazer? Saiba que você não está sozinha. Esse assunto é um dos mais discutidos entre os especialistas em cosmética e dermatologia.

Os fatores que provocam o enfraquecimento dos fios e da raiz capilar são vários:

  • pré-disposição genética;
  • deficiência nutritiva;
  • problemas hormonais;
  • uso inadequados de produtos cosméticos;
  • excesso de procedimentos químicos no cabelo, entre outros.

As causas do problema podem variar em cada caso, mas existem várias soluções para fortalecer os cabelos e fazer com que voltem a ter a aparência que você deseja. O tratamento pode ir de mudanças de alimentação até práticas simples. E odas podem fazer uma grande diferença para os seus cabelos.

Continue lendo para descobrir nossas dicas para dar força aos cabelos e volte a ter a sua autoestima intacta com os cabelos dos seus sonhos.

5 dicas simples para dar força aos cabelos

1.   Alimentação

A forma mais simples de dar força aos cabelos é ter uma alimentação equilibrada. Isso é essencial para fortalecer os fios capilares e estimular o seu crescimento. Aposte um cardápio rico em nutrientes que façam bem para a saúde da pele e do cabelo:

  • Ferro: fígado, gérmen de trigo, amêndoas, feijão, lentilha e folhas escuras;
  • Proteínas: carnes, soja, ovos e leite;
  • Zinco: carnes, nozes, gema de ovo e óleo de linhaça;
  • Vitaminas do complexo B: soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura e peixes;
  • Vitamina C: acerola, goiaba, couve, brócolis, laranja e morango;
  • Vitamina E: óleo de girassol, nozes, amendoim e óleo de gérmen de trigo.

2.   Cronograma Capilar

O cronograma capilar é como uma agenda de cuidados com o cabelo, com três tratamentos alternados para dar força aos cabelos e deixá-los saudáveis. A hidratação é o tratamento para devolver água para os fios e deixá-los macios, você pode fazer o procedimento com a máscara concentrada de sua preferência.

A nutrição consiste na reposição de óleos necessários para o cabelo, dando brilho, suavidade e volume para os fios. Essa etapa precisa ser feita com máscaras nutritivas e para aumentar os benefícios você pode acrescentar uma colher de sopa de azeite de oliva, óleo de coco ou óleo de girassol na máscara que for utilizar.

A reconstrução é a reposição de proteínas para os fios de cabelo, que são essenciais para que o cabelo tenha uma boa estrutura. Você pode utilizar máscaras reconstrutoras que possuam queratina, creatina, arginina, cisteína ou colágeno. Não inicie o cronograma por essa etapa, pois o cabelo precisa de hidratação e nutrição para que a reposição de massa seja mais efetiva. E lembre-se de sempre seguir as instruções nas embalagens dos produtos que for utilizar.

3.   Escolha dos produtos

Em alguns casos, os cabelos danificados podem nem ser por causa da falta de cuidados, mas sim porque você não está usando produtos cosméticos indicados para o seu tipo de cabelo. Para dar força aos cabelos e manter os fios saudáveis é preciso utilizar itens específicos que tenham a atuação certa para o seu cabelo, que irá suprir todas as necessidades dele, seja um cabelo cacheado, liso, descolorido ou com excesso de química.

4.   Tratamento caseiro com babosa

A babosa é uma das plantas que mais auxilia na saúde dos fios. Ela é rica em aminoácidos essenciais, vitaminas e sais minerais. Sua composição nutritiva faz com que ela possua propriedades de hidratação, regeneração, curativas, umectante e lubrificante. A babosa ajuda a dar força aos cabelos, sendo ótima para tratar problemas de queda, tanto que é um componente encontrado na fórmula de vários produtos antiqueda.

A forma mais popular de utilizar a babosa para tratar a queda de cabelo é extrair a baba da planta e bater no liquidificador. Depois, você só precisa deixar os cabelos “de molho” nesta batida, das pontas até a raiz, durante trinta minutos. Após esperar esse tempo, é só lavar os cabelos normalmente e repetir o processo pelo menos uma vez na semana ou a cada quinze dias.

5.   Dicas práticas para dar força aos cabelos

  • Beba bastante água. Não faz o cabelo ficar forte diretamente, mas ajuda a liberar toxinas do seu organismo. Faz com que o cabelo cresça forte e hidratado;
  • Use um xampu de limpeza profunda uma vez por semana ou a cada 15 dias. Para retirar o excesso de sujeira, química e oleosidades. Afinal, podem entupir os poros e impedir que novos fios capilares cresçam;
  • Aposte em tratamentos caseiros para dar força aos cabelos. Como o uso de babosa, alecrim, gema de ovo, azeite de oliva, óleo de coco etc.;
  • Mantenha as pontas dos cabelos aparadas. Pois esperar que se abram para cortar pode enfraquecer os fios e fazer com que caiam;
  • Deixe o cabelo respirar. Quando vive preso em coques, lenços ou rabos de cavalo, pode haver proliferação de fungos e danificar a saúde capilar.

Agora que você sabe sobre técnicas que são simples, mas que podem dar força aos cabelos e impedir a queda, você pode colocá-las em prática imediatamente e voltar a ter os cabelos que tanto ama. O que você achou sobre as nossas dicas? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close