Por que os fios de cabelo liso são mais resistentes que os crespos?

Todas as pessoas possuem diferentes tipos de cabelos, uns tem cabelos mais lisos e outros possuem cabelos crespos. O cabelo é uma das partes essenciais que compõem a nossa aparência. Por isso, tememos a calvície, quando ocorre a perda dos fios capilares.

Mas, qual a diferença entre os fios capilares crespos e lisos? Por que os fios de cabelo liso são mais resistentes que os crespos? Por que os fios crespos caem com mais facilidade? Nesse artigo iremos falar sobre os fios capilares, as diferenças entre o crespo e o liso e o porquê que os fios de cabelo liso são mais resistentes e os crespos caem facilmente.

Os fios capilares

Normalmente, um indivíduo perde cerca de 50 a 100 fios capilares diariamente e no mesmo folículo nascem novos fios. Mas quando cai mais que normalmente e você acaba percebendo que há falhas e que não estão nascendo fios novos, ou seja, isso pode ser considerado como calvície, o que precisa ser tratado o mais cedo possível para evitar que chegue a ponto que se torne irreversível. Caso chegue a ponto de se tornar irreversível, há diversas maneiras para tratar e até mesmo disfarçar como a maquiagem capilar.

A maquiagem capilar é conhecida por ajudar a disfarçar a calvície de maneira rápida e prática, criando um volume capilar semelhante ao real. A maquiagem capilar é uma das melhores alternativas para quem utiliza perucas ou para as pessoas que desejam esconder temporariamente a calvície.

A maquiagem capilar é fácil de encontrar e está disponível em diversas cores diferentes. Normalmente, a maquiagem capilar é encontrada em salão de beleza. Além das cores, também está disponível em diversos formatos. Além de tudo, a maquiagem capilar muda imediatamente a aparência da queda capilar, além de ser fácil de aplicar, todas possuem manuais que ajudam o individuo a utilizar da forma correta. Até mesmo pacientes que combatem o câncer utilizam maquiagens capilares como opção a perucas. Além de favorecer a boa aparência, a maquiagem capilar ajuda na reconstrução dos fios fazendo com que o individuo não precise utilizar perucas.

A composição do fio de cabelo

Os nossos cabelos são compostos de uma proteína conhecida como alfa-queratina, elaborada a partir de um tipo de bolsa da epiderme, o folículo piloso. Cada fio tem milhares de cadeias de alfa-queratina, que tem átomos de enxofre. Quanto maior for o número de ligações constituídas por átomos de enxofre, mais crespos os fios capilares serão e o oposto ocorre com os fios capilares mais lisos.

A queda dos fios capilares, mesmo sendo natural, ela pode ser influenciada por vários fatores, assim como o estresse e até mesmo a má alimentação. Por isso, é muito importante consultar um médico profissional nessa área para manter os fios capilares saudáveis da maneira certa.

Diferenças entre crespos e lisos

Os fios crespos possuem carência de queratina no centro da haste capilar o que deixa mais frágil. Antes de tudo, é preciso considerar a estrutura dos cabelos crespos. Além de o gene trichohyalina estar presente, um dos principais fatores que defina a estrutura é o fornecimento da queratina no córtex capilar e o resultado é que quanto mais irregular, mais crespo. Já os fios lisos o resultado é que a queratina é bem distribuída.

O cabelo crespo tende a desenvolver dermatite seborreica, pois ele concentra a oleosidade próxima a raiz. Caso o couro cabeludo tenha muita oleosidade, o acumulo resulta em caspas. Quando se alisa fios de cabelo crespo também aumenta a oleosidade. Os procedimentos com chapinhas e alisamentos favorecem danos ao cabelo.  Tudo isso ajuda a ressecar os fios, deixando-os quebradiços.

Fio de cabelo liso tem mais facilidade na hora de desembaraçar. Quando se faz cortes em camadas ou desfiados em cabelos lisos acabam ganhando mais volume. Quem possui fios cacheados e crespos acabam tendo que seguir uma rotina diária de cuidados para evitar quebras e quedas.

Por que os fios de cabelo liso são mais resistentes?

Há uma razão pela qual os cabelos crespos são mais frágeis e cabelos lisos mais resistentes. Trata-se da distribuição da queratina.

Os cabelos cacheados precisam de cuidados especiais, assim como a limpeza com xampus que fornecem uma limpeza mais gentil, sem provocar ressecamento e o condicionamento constante, é preciso utilizar sempre os produtos indicados para esse tipo de fio capilar. Os fios de cabelo liso são mais resistentes que os crespos, além de serem mais fáceis de cuidar. Também precisam de cuidado para evitar perda de volume. Mas, sim, os fios de cabelo liso são mais resistentes que os cabelos cacheados e crespos. Isso ocorre, pois a distribuição da queratina é maior no primeiro que no segundo.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos