O calor influencia na queda de cabelos?

Será que o calor influencia na queda de cabelos? Como e por que isso ocorre? É possível evitar a queda de cabelos no verão? Neste artigo falaremos tudo sobre como o calor influencia na queda de cabelos.

A queda capilar

O cabelo é uma das “peças” fundamentais para a boa aparência, seja ele longo, curto, liso ou cacheado. A estrutura dos fios capilares é constituída por:

Cutícula: parte externa do fio responsável por proteger as camadas mais internas e fornecer brilho e textura;

Córtex: parte interna do fio de cabelo apelidada carinhosamente de “coração do cabelo”, responsável pelo volume e espessura, constituída por queratina quase que completamente e grânulos de melanina (o que dá pigmento aos fios);

Medula: parte central do fio. Especialistas acreditam que a sua função está ligada ao primeiro momento da fase de germinação e também acreditam que a mesma surge apenas em cabelos brancos.

Os nossos fios sofrem danos diariamente e quem é prejudicado por isso é a cutícula. Os maiores agressores são externos, assim como químicos (tinturas, permanentes, escovas progressivas, relaxamentos, entre outros), naturais (poluição, raios solares, umidade, calor, água do mar, entre outros) e mecânicos (secador, babyliss, chapinha, pentes, escovas, entre outros).

Quando a agressão é em excesso, os mesmos são capazes de retirar a camada protetora de gordura da cutícula, deixando os fios sem vida e porosos. Qualquer estação do ano tem características prejudiciais aos cabelos e há diversas doenças capilares que podem se potencializar em cada uma das estações. O calor influencia na queda dos cabelos também e é um dos maiores agressores para os nossos fios.

O calor influencia na queda de cabelos?

Sim, o calor influencia na queda de cabelos, pois é a estação do ano onde mais se produz oleosidade. Além de deixar os fios mais fracos, pode gerar fungos e caspa.

As glândulas sebáceas tendem a trabalhar mais na produção de sebo e isso acaba entupindo os folículos capilares, deixando o nosso couro cabeludo mais úmido e gerando até dermatite seborreica. Estes problemas também podem causar o ressecamento dos fios no comprimento e impedem o crescimento capilar. A oleosidade causa coceira na cabeça – um perigo, pois isso pode gerar feridas e contrair bactérias da unha.

As mudanças climáticas afetam mais os fios cacheados que os lisos, pois ele é mais sensível e apresenta problemas com a eletrostática. Isso quer dizer que esse tipo de fio está mais próximo um dos outros com cargas negativas, e é isso que causa o frizz e fios rebeldes.

Já os cabelos tratados quimicamente também estão mais propensos a danos, visto que perderam as camadas protetoras mais externas, pois a química faz com que a haste capilar fique fraca, danificada e até desprovida de suas últimas camadas.

O verão faz com que os fios capilares envelhecem ao longo do tempo, ficando rapidamente quebradiços. O calor influencia na queda de cabelos e a água quente também é prejudicial à saúde dos cabelos, uma vez que os fios ficam desidratados.

Como evitar a queda capilar no verão?

A melhor forma para evitar que o calor influencie a queda de cabelos é mantê-lo seco na maior parte do tempo. Outra dica é evitar dormir com os fios molhados, pois isso pode fazer com que surjam fungos no couro cabeludo. Consuma alimentos ricos em vitaminas e minerais. Também há diversas receitas naturais que podem auxiliar na prevenção contra a oleosidade:

– vinagre de maçã: ingrediente poderoso que auxilia no fortalecimento dos fios capilares quando o calor influencia na queda de cabelos. Também auxilia na recuperação das cutículas. Para utilizá-lo, basta misturar uma parte do vinagre de maçã para duas partes de água – exemplo, uma colher para duas/ um copo para dois etc.

Caso queira, procure acrescentar óleos essenciais de sua preferência para eliminar os odores do vinagre. Deixe agir nos cabelos por até 20 minutos e lave-os normalmente. Esse procedimento pode ser realizado até duas vezes por semana;

– mel e abacate: o mel é um ingrediente que auxilia na hidratação dos fios, deixando-os mais macios e sedosos. Para fazer essa mistura é preciso de três colheres de mel, duas colheres de azeite e meio abacate. Misture todos os ingredientes até virar um creme homogêneo e passe nos fios a dois dedos da raiz. Separe as mechas para que seja mais eficiente e faça uma massagem. Deixe o tratamento agir por até 20 minutos e lave-os.

Outras dicas para evitar que o calor influencie na queda dos cabelos é evitar prender muito o cabelo ou deixá-lo frouxo com um elástico que não danifique os fios, cuidar dos cabelos antes e depois de entrar em uma piscina ou ir à praia, evitar lavar com muita frequência e investir em produtos ideais para o seu tipo de cabelo (consulte um profissional).

Gostou do artigo com informações de calor influencie na queda dos cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos