Por que os cabelos ficam mais finos com a idade?

Você sabe mesmo tudo sobre os seus fios capilares? Qual a relação dos cabelos com a idade? Por que ficam mais finos com o passar do tempo? Os cabelos também envelhecem? Como manter a vitalidade dos nossos fios capilares? Neste artigo falaremos tudo sobre os fios capilares e por que os cabelos ficam mais finos com a idade. Acompanhe a partir de agora!

Por que os cabelos ficam mais finos com a idade?

Fios capilares

A estrutura dos nossos fios capilares é constituída por três partes importantes: cutícula, córtex e medula. A primeira parte é responsável pela proteção das camadas internas e pelo brilho e textura dos fios. Já a segunda parte é responsável pelo volume e espessura e é composta quase por completo por queratina e pigmentos que definem a tonalidade dos fios.

Não há informações sobre a função da terceira parte, mas há especialistas que acreditam que a mesma esteja ligada ao primeiro momento da fase de germinação do fio. Com o avanço da idade, os fios capilares embranquecem e o cabelo acaba perdendo a capacidade de produzir células que fazem a pigmentação.

Normalmente, o nosso cabelo sofre agressões no dia a dia com o uso de tinturas, escovas, permanentes, babyliss, chapinha, secador e até mesmo agressores naturais, como a poluição, umidade, calor, frio, vento e a água do mar. Quando em excesso, os agressores são capazes de retirar toda a camada protetora de gordura da cutícula e acaba penetrando nas camadas mais internas dos fios, fazendo com que fiquem sem vida.

Por que os cabelos ficam mais finos com a idade?

Normalmente, perdemos aproximadamente cem fios de cabelo por dia, independentemente da idade e do sexo, e é normal os fios afinarem com o tempo. Os cabelos são como a pele, eles também envelhecem.

A idade do cabelo está relacionada à idade biológica, portanto, alterações hormonais ou até mesmo os fatores externos, como alcoolismo, deficiências nutricionais e tabagismo, podem acelerar o processo de envelhecimento, razões de o porquê os cabelos ficam mais finos com a idade.

Por volta dos 30 anos de um indivíduo ocorre uma diminuição no metabolismo, e esse é um dos porquês de os cabelos ficarem mais finos com a idade. Também ocorre a desaceleração na velocidade do crescimento dos fios capilares, fazendo com que ocorra a diminuição na densidade capilar.

Em mulheres, os cabelos ficam mais finos, enquanto em homens ocorre a perda total dos fios, em muitos casos. Isso ocorre quando duas proteínas responsáveis pelo selamento e resistência dos fios, colágeno e elastina, são produzidas em menor quantidade. Na menopausa, a qualidade da queratina, proteína fibrosa que responde pela elasticidade, é afetada diretamente pela queda da produção de hormônios pelo organismo, e isso pode deixar os fios mais porosos, ásperos e sem brilho.

Quando os níveis de estrogênio diminuem, a qualidade da queratina fica comprometida deixando, assim, os cabelos frágeis.

Além de o porquê os cabelos ficarem mais finos com a idade, também ocorre a mudança de textura, surgindo frizz, quebras e porosidade por conta da menor quantidade de água, lipídios e proteínas. O desequilíbrio gera diminuição na atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo, deixando os fios mais secos e menos elásticos.

Com o avanço da idade, essa fase é marcada pelo cabelo mais ralo. O aumento da queda dos fios está relacionado diretamente com a produção de hormônios.

Como manter a vitalidade dos cabelos?

O porquê de os cabelos ficarem mais finos com a idade já sabemos, mas como manter a vitalidade dos fios? Há diversas formas para aumentar a longevidade dos cabelos, como: evitar secador muito quente, chapinha e procedimentos químicos, cortar os cabelos em camadas, utilizar tonalizantes periodicamente no tom natural para devolver o brilho e vivacidade dos fios e investir em máscaras para uso em casa.

Um “cabelo com idade avançada” também apresenta ressecamento e aspecto áspero. Quando ficam porosos, o ressecamento é tão grande que acaba quebrando e perdendo a elasticidade dos fios, e, para isso, é necessário fazer uma reconstrução em vez de uma hidratação.

Também é preciso utilizar protetor solar próprio para os fios capilares e o couro cabeludo, pois é com a luz solar que ocorrem lesões sérias. Além do protetor solar, também deve-se utilizar chapéu para proteger bem o couro cabeludo.

Você também pode apostar no botox capilar, um reconstrutor da fibra, para manter a vitalidade dos cabelos. Outra dica é manter os cabelos sempre limpos, hidratados e bem cuidados, ter uma alimentação equilibrada e manter um controle constante da saúde.

Mesmo com os efeitos da idade sobre os fios, há possibilidades, hoje em dia, de se fazer tratamentos e utilizar cosméticos que repõem a massa dos fios, fazendo-os ficar mais grossos e fortes. Dessa maneira, seus cabelos ficam protegidos por muito mais tempo.

Gostou do artigo que discute por que os cabelos ficam mais finos com a idade? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close