5 maneiras de usar babosa para ajudar seus cabelos

Você já ouviu a sua mãe ou a sua avó dizendo que utilizar babosa pode trazer benefícios ao cabelo? Já utilizou essa maravilha em seus cabelos? Neste artigo falaremos sobre usar babosa para ajudar seus cabelos e seus benefícios em momentos que estão com problemas.

5 maneiras de usar babosa para ajudar seus cabelos

O que é babosa

A babosa (ou Aloe vera) é uma planta com cerca de 90 cm de tamanho, com folhas verdes, grossas, carnudas e espinhos. Essa planta proporciona diversos benefícios ao cabelo e também para a pele e a saúde.

A folha da babosa contém uma polpa com aspecto de gel que pode ser extraído cortando a folha no sentido do comprimento. Esse gel reúne boa parte dos nutrientes e do poder da babosa. Além de ser uma planta rica em água, contém vitamina A, C, D, B1 e B2 e também sais minerais.

O uso dessa planta não é recomendado para grávidas e que estejam amamentando, crianças, pacientes com inflamações nos ovários ou no útero, pedras na bexiga, varizes, cistite, hemorroidas, apendicite, prostatite, disenterias e nefrite. A babosa mais indicada para o uso humano é a Barbadensis miller, pois as outras podem ser tóxicas.

Benefícios da babosa

Entre os benefícios estão: ajuda os cabelos a crescerem, combate as rugas, combate a caspa, evita a queda dos fios, ajuda a remover a maquiagem do rosto, limpa as camadas profundas da pele, auxilia no tratamento de problemas como dor de cabeça, artrite, dor muscular, anemia, feridas, queimaduras, insônia, gripe, inflamações, problemas digestivos e prisão de ventre.

Maneiras de usar babosa para ajudar seus cabelos

Algumas pessoas gostam de lavar os cabelos com xampu antes de utilizar a babosa. Mas, se você tem algum tipo de irritação no couro cabeludo, o ideal é aplicar a babosa com os cabelos secos e sujos.

Abaixo, listamos as melhores maneiras de usar babosa para ajudar seus cabelos. Confira:

1.      Para acelerar o crescimento do cabelo

A babosa contém enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo e ainda é uma ótima fonte de minerais e hidratação para os fios. Uma das maneiras para usar babosa para ajudar seus cabelos a crescerem e a ficarem fortes é retirar a polpa das folhas e dividi-la em dois potes. Em um dos potes, deve-se colocar pequena quantidade de máscara capilar e misturar. Essa mistura deve ser aplicada após o xampu e a aplicação pura da babosa diretamente na raiz (lembrando que é preciso massagear para ativar o crescimento). Deixe agir por cinco minutos e enxague.

2.      Para eliminar a caspa

Por conter enzimas que eliminam células mortas, a babosa é ideal para remover caspa, que nada mais é do que placas de células mortas. Basta misturar 2 colheres de gel da babosa com uma colher de mel e duas de iogurte natural. Utilize essa mistura para massagear o couro cabeludo por até 15 minutos. Deixe em repouso por 30 minutos e enxague os cabelos com um xampu anticaspa. Essa forma de usar babosa para ajudar seus cabelos deve ser realizada apenas uma vez por semana.

3.      Para evitar queda capilar

A babosa auxilia na produção de colágeno e, por conta disso, auxilia na fixação dos fios ao couro cabeludo. Além disso, por conter água e minerais, ajuda a fortalecer todo o fio, deixando-o menos quebradiço e mais forte. Para evitar a queda capilar, basta juntar duas colheres de gel de babosa com duas colheres de óleo de coco e aplicar sobre todo o cabelo. É preciso deixar agindo por até 15 minutos e enxaguar com água fria e xampu. Esse procedimento deve ser repetido apenas uma vez por semana.

4.      Hidratando os fios com babosa

Essa é uma das formas mais populares que a maioria das pessoas faz. Basta cortar a folha de babosa ao meio e retirar o gel. Bata-o com água em um liquidificador, aplique a mistura nos cabelos e massageie bem. Coloque uma touca e deixe agir por até 30 minutos. Depois, enxague os cabelos.

5.      Babosa e ovo

A quantidade de ovo e babosa é relativa. Não tem como saber a medida exata, pois depende do comprimento de seu cabelo. Para cabelos curtos: meia folha de babosa, uma gema de ovo e meio copo de água. Caso o seu cabelo seja médio ou longo, procure dobrar a receita. Bata a água e a babosa no liquidificador, coe e adicione a gema de ovo. Mexa a mistura até ficar homogênea e aplique-a nos cabelos.

Com tantas vantagens fica difícil não passar a usar a babosa como uma grande opção de saúde capilar para seu dia a dia, não é mesmo? Então, o que você está esperando? Use esse recurso da natureza para a sua beleza!

Gostou do artigo com maneiras de usar babosa para ajudar seus cabelos a ficar mais fortes, bonitos e saudáveis? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close