8 dicas para cuidar melhor do couro cabeludo

A origem de um cabelo bonito e saudável é o couro cabeludo, afinal, ele é o responsável por toda a sustentação dos fios de cabelo e o que garante que o crescimento deles será saudável. Mas para que isso aconteça, o couro cabeludo precisa permanecer sempre bem cuidado.

É nessa região que os cuidados com o cabelo devem começar. E esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que o couro cabeludo é uma área com uma pele quatro vezes mais fina e sensível em comparação com outras áreas do nosso corpo. Cuidar bem do couro cabeludo evita que os fios fiquem quebradiços e caiam, e ainda garante que os cabelos fiquem mais sedosos e com brilho.

Hoje, iremos listar algumas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo e explicar o porquê de alguns fatores externos como poluição, estresse, excesso de sol, maus hábitos ou excesso de produtos podem influenciar diretamente na saúde do local.

8 dicas para cuidar melhor do couro cabeludo

DICAS PARA CUIDAR MELHOR DO COURO CABELUDO:

Descubra agora o que fazer e o que não fazer para manter o seu couro cabeludo saudável.

1 – A lavagem deve ser na medida certa

O primeiro item da nossa lista de dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é que você precisa estar sempre atenta à quantidade de vezes que lava o cabelo durante a semana, ela deve ser na medida certa. O excesso de lavagens pode retirar toda a oleosidade dos cabelos e isso pode ser prejudicial, pois os óleos naturais são importantes para a proteção do couro cabeludo. Em contraponto, o acúmulo de óleos após vários dias sem lavar pode acabar provocando escalações e estimular o surgimento de caspa.

Se você possui o cabelo oleoso, o ideal é lavar dia sim, dia não. Enquanto que os cabelos mais secos podem ser higienizados três vezes por semana.

2 – Dê preferência para os shampoos e condicionadores sem sal

Os shampoos e condicionadores sem sal possuem uma composição que faz uma limpeza suave e que causa poucos danos nos fios e no couro cabeludo. É importante sempre enxaguar os cabelos com bastante água após a lavagem e evitar deixar resíduos desses produtos no cabelo.

3 – Faça massagens

Outro importante item das dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é usar a ponta dos dedos para fazer uma massagem no couro cabeludo durante as lavagens. Além de ajudar a fazer uma limpeza mais profunda nessa região, você ainda estará estimulando a circulação sanguínea no local e colaborando para um crescimento saudável dos seus cabelos.

4 – Não lave os cabelos com água quente

Continuando no assunto sobre a higienização dos cabelos com nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo, agora vamos falar sobre como a temperatura da água interfere nos seus cabelos. Lavar a cabeça com água quente pode causar irritação no seu couro cabeludo, aumentar a oleosidade no cabelo e deixar os fios ressecados. Por isso, lave as suas madeixas apenas com água fria ou morna.

5 – Proteja o seu couro cabeludo do calor da chapinha e o secador

Como dissemos anteriormente, as altas temperaturas são extremamente prejudiciais para os cabelos, e como o couro cabeludo é uma região do corpo bastante sensível, o estrago pode ser ainda maior. Por isso, tenha bastante cuidado para não danificar seu couro cabeludo quando for realizar procedimentos com a chapinha ou com o secador. Mantenha o secador a uma distância de no mínimo 20 centímetros da raiz, e a chapinha, a uma distância de no mínimo um centímetro e meio do couro cabeludo.

6 – Cuidado com procedimentos químicos

Alguns procedimentos químicos que utilizam produtos ácidos, como a escova progressiva e alisamento, podem queimar o couro cabeludo e provocar uma descamação nessa área. Por isso, outra das nossas importantes dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é sempre fazer a prova do toque na nuca antes de realizar esses procedimentos. Isso serve para garantir que você não irá sofrer nenhum tipo de reação alérgica com os produtos utilizados.

7 – Uma alimentação saudável também afeta a saúde dos seus cabelos

Uma mudança nos hábitos alimentares também é um importante item das nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo. Uma alimentação saudável provoca uma grande influência positiva na saúde do seu couro cabeludo e garante um crescimento fortificado dos fios. Uma dieta rica em proteínas (carnes, leite e ovos) ajuda o cabelo a crescer e fortalece os fios. Enquanto o consumo de alimentos ricos em zinco (frutos do mar, nozes, trigo) pode ajudar na diminuição da oleosidade dos cabelos.

8 – Hidratação para combater o ressecamento

O ressecamento do couro cabeludo é um problema que atinge muitas pessoas e é necessário ter cuidado para que isso não provoque uma descamação. Se esse for o seu caso, aposte nas hidratações com os produtos específicos para combater a descamação, que hidratem o seu couro cabeludo sem deixá-lo com os poros obstruídos ou com um aspecto ensebado.

O que achou sobre nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close