8 dicas para cuidar melhor do couro cabeludo

A origem de um cabelo bonito e saudável é o couro cabeludo, afinal, ele é o responsável por toda a sustentação dos fios de cabelo e o que garante que o crescimento deles será saudável. Mas para que isso aconteça, o couro cabeludo precisa permanecer sempre bem cuidado.

É nessa região que os cuidados com o cabelo devem começar. E esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que o couro cabeludo é uma área com uma pele quatro vezes mais fina e sensível em comparação com outras áreas do nosso corpo. Cuidar bem do couro cabeludo evita que os fios fiquem quebradiços e caiam, e ainda garante que os cabelos fiquem mais sedosos e com brilho.

Hoje, iremos listar algumas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo e explicar o porquê de alguns fatores externos como poluição, estresse, excesso de sol, maus hábitos ou excesso de produtos podem influenciar diretamente na saúde do local.

DICAS PARA CUIDAR MELHOR DO COURO CABELUDO:

Descubra agora o que fazer e o que não fazer para manter o seu couro cabeludo saudável.

1 – A lavagem deve ser na medida certa

O primeiro item da nossa lista de dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é que você precisa estar sempre atenta à quantidade de vezes que lava o cabelo durante a semana, ela deve ser na medida certa. O excesso de lavagens pode retirar toda a oleosidade dos cabelos e isso pode ser prejudicial, pois os óleos naturais são importantes para a proteção do couro cabeludo. Em contraponto, o acúmulo de óleos após vários dias sem lavar pode acabar provocando escalações e estimular o surgimento de caspa.

Se você possui o cabelo oleoso, o ideal é lavar dia sim, dia não. Enquanto que os cabelos mais secos podem ser higienizados três vezes por semana.

2 – Dê preferência para os shampoos e condicionadores sem sal

Os shampoos e condicionadores sem sal possuem uma composição que faz uma limpeza suave e que causa poucos danos nos fios e no couro cabeludo. É importante sempre enxaguar os cabelos com bastante água após a lavagem e evitar deixar resíduos desses produtos no cabelo.

3 – Faça massagens

Outro importante item das dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é usar a ponta dos dedos para fazer uma massagem no couro cabeludo durante as lavagens. Além de ajudar a fazer uma limpeza mais profunda nessa região, você ainda estará estimulando a circulação sanguínea no local e colaborando para um crescimento saudável dos seus cabelos.

4 – Não lave os cabelos com água quente

Continuando no assunto sobre a higienização dos cabelos com nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo, agora vamos falar sobre como a temperatura da água interfere nos seus cabelos. Lavar a cabeça com água quente pode causar irritação no seu couro cabeludo, aumentar a oleosidade no cabelo e deixar os fios ressecados. Por isso, lave as suas madeixas apenas com água fria ou morna.

5 – Proteja o seu couro cabeludo do calor da chapinha e o secador

Como dissemos anteriormente, as altas temperaturas são extremamente prejudiciais para os cabelos, e como o couro cabeludo é uma região do corpo bastante sensível, o estrago pode ser ainda maior. Por isso, tenha bastante cuidado para não danificar seu couro cabeludo quando for realizar procedimentos com a chapinha ou com o secador. Mantenha o secador a uma distância de no mínimo 20 centímetros da raiz, e a chapinha, a uma distância de no mínimo um centímetro e meio do couro cabeludo.

6 – Cuidado com procedimentos químicos

Alguns procedimentos químicos que utilizam produtos ácidos, como a escova progressiva e alisamento, podem queimar o couro cabeludo e provocar uma descamação nessa área. Por isso, outra das nossas importantes dicas para cuidar melhor do couro cabeludo é sempre fazer a prova do toque na nuca antes de realizar esses procedimentos. Isso serve para garantir que você não irá sofrer nenhum tipo de reação alérgica com os produtos utilizados.

7 – Uma alimentação saudável também afeta a saúde dos seus cabelos

Uma mudança nos hábitos alimentares também é um importante item das nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo. Uma alimentação saudável provoca uma grande influência positiva na saúde do seu couro cabeludo e garante um crescimento fortificado dos fios. Uma dieta rica em proteínas (carnes, leite e ovos) ajuda o cabelo a crescer e fortalece os fios. Enquanto o consumo de alimentos ricos em zinco (frutos do mar, nozes, trigo) pode ajudar na diminuição da oleosidade dos cabelos.

8 – Hidratação para combater o ressecamento

O ressecamento do couro cabeludo é um problema que atinge muitas pessoas e é necessário ter cuidado para que isso não provoque uma descamação. Se esse for o seu caso, aposte nas hidratações com os produtos específicos para combater a descamação, que hidratem o seu couro cabeludo sem deixá-lo com os poros obstruídos ou com um aspecto ensebado.

O que achou sobre nossas dicas para cuidar melhor do couro cabeludo? Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos