Modelo que sofre com alopecia vence preconceitos e tem sucesso

A maioria das pessoas que sofre com alopecia tem medo de ficar careca e, quando isso ocorre, tem medo de assumir esse novo visual. Mas há uma modelo que sofre com alopecia que se tornou uma grande inspiração após vencer todos os preconceitos. Ela se chama Jeana Turner. Você a conhece? E, além disso: sabe o que é alopecia? Neste artigo, falaremos sobre tudo isso. Acompanhe todos os detalhes sobre o tema a partir de agora!

Modelo que sofre com alopecia vence preconceitos e tem sucesso

O que é alopecia?

A alopecia (conhecida como calvície) é uma doença caracterizada pela perda parcial ou total dos fios capilares. Esse problema pode afetar tanto os homens quanto as mulheres e pode ser causada por diversos fatores, como:

  • influências genéticas;
  • doenças sistêmicas;
  • ou processos inflamatórios locais.

Há diversos tipos e causas de alopecia, há a que mais afeta as mulheres: a alopecia aerata, se trata de um processo mais difuso, ou seja, há perda total de fios em determinados pontos da cabeça, não por completo. Isso tende a ocorrer, principalmente, na área central do couro cabeludo e nas frontais. É importante lembrar que a alopecia aerata não se trata de uma alopecia completa, isto é, queda total, sem fios de cabelo.

O início da perda de cabelo ocorre de maneira precoce, ainda na puberdade – também ficando relacionado ao histórico familiar. Já a alopecia feminina difusa é caracterizada pela redução difusa de cabelos na frontoparietal, com permanência dos fios mais afilados e curtos. A pele perde a elasticidade e pode sofrer seborreia. Geralmente, esse tipo de alopecia está relacionado a problemas hormonais.

O diagnóstico da alopecia é realizado por um profissional, geralmente dermatologista, para verificar qual é exatamente a causa e para orientar qual a melhor forma de tratamento. A alopecia não tem cura, mas pode ser tratada. A alopecia hereditária, por exemplo, pode ser irreversível.

Quem é Jeana Turner?

Jeana Turner é uma modelo de 24 anos que mora em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. Ela participou do America’s Next Top Model e ficou em quarto lugar no concurso, mas com um detalhe: a modelo Turner usava peruca.

Na ocasião, os jurados a influenciaram a deixar todo preconceito de lado e mostrar a sua careca sem medo.

Modelo que sofre com alopecia vence preconceitos e tem sucesso

Após participar do programa, Jeana foi incentivada pelos jurados a assumir a sua careca. Ela sofre com alopecia, uma doença autoimune que atinge todos os folículos capilares, deixando a cabeça sem cabelo.

Desde os dez anos de idade, Jeana tenta ocultar a sua careca com perucas. Diversas vezes ouviu que era feia e sempre esteve nervosa em tirar a peruca na frente de outras pessoas. Foi um momento muito emocionante para a modelo, que chorou quando teve o seu pouco cabelo raspado para a sua transformação.

O ponto de virada para a carreira de Jeana Turner

No processo do reality show America’s Next Top Model a modelo conhece Kaili, de apenas 9anos. E que tinha uma característica especial: também ostentava alopecia aerata. Foi identificação e afeto à primeira vista!

E uma das razões para Kaili ter provocado tamanha mudança na visão de Turner está, em suas palavras, em “Eu nunca vi uma criança ter tanta felicidade. Especialmente lidando com alopecia”,

 “A mensagem transmitida é de proteção, felicidade, amor e vínculo. É empoderamento”, atesta Jeana, E prossegue, de maneira contundente e conclusiva: “Isso é o mais importante para nós. Nós precisamos nos aceitar, porque sabemos o quão difícil pode ser isso! A beleza ‘não convencional’ é tão bonita quanto a ‘convencional’ e você pode, sim, abraçá-la”.,

“Eu me amo com e sem cabelo”

Diversas pessoas me disseram que não sou bonita. Fazer isso (assumir a careca) é realmente assustador, mas quero mostrar a todos que não há nenhum problema em ser careca e que pode ser lindo! Perder seu cabelo é lindo!” disse Jeana, conforme informações do tabloide inglês Daily Mail.

Jeana participou de diversas campanhas e editoriais de moda. Na mídia social Instagram, Jeana Turner já tem 251 mil seguidores. Ter uma modelo assumindo e falando abertamente sobre a alopecia encorajou diversas mulheres que sofrem com alopecia.

E você? Acha que a calvície é o fim do mundo? Pensa que ninguém mais vai enxergar sua real beleza ou se interessar por você? Entenda que a beleza é muito mais algo relacionado à atitude e a um conjunto de crenças interno que uma questão qualquer externa. A beleza está em você. Basta revelá-la ao mundo! O mais importante que ter um rosto belo é ser você!

Gostou do artigo sobre a modelo que sofre com alopecia, vence preconceitos e tem muito sucesso? Deixe o seu comentário a seguir e não se esqueça de continuar acompanhando o nosso blog, sempre com os melhores conteúdos em relação ao universo da calvície e saúde dos fios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close