9 piores hábitos para os fios de cabelo

Você está com cabelo seco? Sem brilho? Seu cabelo está caindo e você não sabe o motivo? A resposta pode estar nos hábitos ruins e na falta de cuidados que você tem com a saúde dos seus cabelos. Para que seu cabelo seja lindo, livre de danos, forte saudável, não basta apenas investir em produtos caros, você precisa também abandonar alguns hábitos que podem ser bastante prejudiciais para os seus cabelos e causar muitos danos no seu couro cabeludo.

Excesso de química, a forma como você penteia o cabelo, a alimentação e até mesmo o jeito como você lava os cabelos, são muitos fatores que podem danificar os seus cabelos e tirar a aparência saudável deles. Para te ajudar a identificar esses fatores, criamos uma lista dos piores hábitos para os fios de cabelo. Continue lendo e aprenda a como cuidar melhor dos seus cabelos!

9 piores hábitos para os fios de cabelo

1 – Escovar o cabelo agressivamente pode danificar o fios

Todo mundo já ouviu falar que a pressa é a inimiga da perfeição, e isso também se aplica a forma como você escova o seu cabelo. E isso pode ser bastante prejudicial, sendo um dos piores hábitos para os fios de cabelo. Escovar os cabelos agressivamente pode quebrar seus fios e causar pontas duplas. Evite isso! O jeito correto de escovar os cabelos é começar a desembaraçar as pontas e ir subindo até a raiz com calma. Além de tornar o processo mais fácil, você ainda irá agredir menos os seus fios.

2 – Escovar o cabelo com a escova suja ou cheia de fios de cabelo

Outro item da lista de piores hábitos para os fios de cabelo é escová-los com uma escova que esteja cheia de resíduos. Pentear os cabelos com uma escova que possua materiais grudados nela pode causar irritação no seu couro cabeludo. Por isso é importante lavar a escova regularmente para evitar esse tipo de situação.

3 – Passar chapinha diariamente está entre os  piores hábitos para os fios de cabelo

Aplicar calor no cabelo para alterar a estrutura dos fios de cabelo já é algo naturalmente prejudicial, mas piora bastante se isso for feito com muita frequência, como o uso de chapinhas. Isso pode diminuir a força dos fios e deixá-los quebradiços, ressecados, sem brilho, com pontas duplas e mais suscetíveis à queda. Por isso, evite fazer o uso da chapinha com muita frequência para não danificar os seus cabelos.

4 – Lavar os cabelos com água muito quente

Como dissemos no tópico anterior, o calor não é muito amigo dos fios capilares, pois ele pode ser bastante prejudicial aos cabelos. A água quente abre as cutículas do couro cabelo, deixando os fios fracos e quebradiços. Além disso, lavar o cabelo com uma água em alta temperatura aumenta a produção de sebo, o que pode piorar os casos de calvície, caspas e inflamações capilares.

5 – Amarrar o cabelo com muita força é um dos piores hábitos pra os fios de cabelo

Deixar o cabelo preso é mais prático para realizar várias atividades do dia-a-dia. Contudo, deixar o cabelo preso com muita força e durante muito tempo pode acabar danificando os fios. Quando a tração é muito forte, os fios ficam muito esticados e isso pode fazer com que alguns acabem caindo, principalmente na região frontal.

6 – Alimentação pobre em proteína prejudica o cabelo

Uma dieta balanceada também é essencial para a saúde capilar. É preciso ter uma alimentação que tenha a quantidade certa de proteína, para que a produção de queratina (importante componente dos fios de cabelo) seja adequada. Caso contrário, ter um cabelo forte e saudável pode ser ainda mais difícil.

7 – Fazer penteados com os cabelos molhados

Prender os cabelos ou mesmo fazer penteados com os fios úmidos é outro hábito comum que pode enfraquecer os cabelos. Essa prática pode acabar provocando a queda dos fios. Por isso é importante esperar um tempo antes de fazer um penteado no cabelo depois de lavá-los, para que eles sequem. A saúde do seu cabelo agradece!

8 – Utilizar condicionador em todo o cabelo é um dos piores hábitos para os fios de cabelo

Durante as lavagens, é muito comum que as pessoas utilizem condicionador ou outros produtos de tratamento na mesma quantidade que utilizam nos shampoos, aplicando diretamente na raiz e seguindo até as pontas. Mas isso é um erro. Exagerar no uso de condicionador na raiz pode provocar uma obstrução dos bulbos capilares. Isso prejudica o crescimento dos fios e piora os casos de dermatite e os problemas com caspa. Além disso, é importante lembrar que são os bulbos que produzem os óleos naturais dos cabelos, que servem para proteger o couro cabeludo.

9 – Excesso de Química

Alisamentos, descoloração, tinturas. O excesso de tratamentos químicos com certeza é um dos piores hábitos para os fios de cabelo. Remodelar a textura, a cor e o formato dos fios capilares é muito prejudicial para os eles. O efeito colateral mais grave disso é a eventual piora da queda de cabelo, pois os fios vão ficando cada vez mais fracos e quebradiços.

Agora que você sabe quais são os piores hábitos para os fios de cabelo, vai conseguir identificá-los e evitar colocá-los em pratica no seu dia-a-dia. Não se esqueça de deixar o seu comentário contando sobre suas experiências com maus hábitos com cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close