O que você está fazendo que deixa seu cabelo mais oleoso

Todo mundo sonha em ter um cabelo com bastante brilho e volume. Contudo, para que isso aconteça, é preciso cuidar dos cabelos com bastante amor e carinho. A falta de cuidados ou até mesmo alguns hábitos prejudiciais podem resultar em cabelos fracos, quebradiços e sem brilho. Um dos problemas que as pessoas mais costumam se queixar é do excesso de oleosidade nos cabelos, que faz com que os fios fiquem com uma textura gordurosa pareça que não foram lavados há semanas.

Se você é uma dessas pessoas que sofrem com a oleosidade, então está no lugar certo. Neste post, você vai conhecer sete coisas que deixam seu cabelo mais oleoso e descobrir como se livrar desses hábitos prejudiciais. Vamos lá?

O que você está fazendo que deixa seu cabelo mais oleoso

1 – LAVAR OS CABELOS EM EXCESSO

Sabemos que o que você quer é deixar os seus cabelos limpos e livres da oleosidade. Mas acontece que o excesso de lavagens pode provocar um efeito contrário: ele deixa seu cabelo mais oleoso. Lavar o cabelo com muita frequência remove a oleosidade natural dos cabelos. Em consequência o couro cabeludo passa a produzir uma quantidade maior de oleosidade para compensar essa perda. Por isso, evite ficar lavando os cabelos com uma frequência exagerada, a sua saúde capilar agradece!

2 – ACÚMULO DE RESÍDUOS DE PRODUTOS DE CABELOS

Mesmo que você lave os cabelos corretamente, resíduos de alguns produtos para o cabelo, como finalizadores, shampoos secos ou alisantes podem acabar se acumulando. Esses resíduos provocam irritações no couro cabeludo, que passa a produzir mais óleo e deixa seu cabelo mais oleoso. Uma solução para esse problema é lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos uma vez por semana. Ele irá fazer uma limpeza mais profunda nos cabelos, abrindo as cutículas e eliminando todo o acúmulo deixado por leave ins, óleos, cremes, sprays e finalizadores.

3 – LAVAR OS CABELOS COM ÁGUA QUENTE

Outro hábito que deixa seu cabelo mais oleoso é lavá-lo com água quente. Isso provoca uma remoção excessiva dos ácidos graxos dos cabelos e até mesmo causar uma irritação no couro cabeludo. Em consequência, ocorre uma hiper estimulação das glândulas sebáceas, que passam a produzir mais óleo. Então lembre-se de diminuir a temperatura do chuveiro quando for lavar os seus cabelos!

4 – USAR CONDICIONADOR NA RAIZ DEIXA SEU CABELO MAIS OLEOSO

O condicionador é um item indispensável para quem tem cabelos oleosos. O problema está na forma errada como as pessoas fazem a aplicação. O correto é passar condicionador apenas nas pontas, para diminuir as cargas eletrostáticas deixadas pelo shampoo e deixar os cabelos mais macios e fáceis de pentear. Contudo, usar condicionador na raiz deixa seu cabelo mais oleoso, pois o produto possui componentes gordurosos que servem para hidratar os fios, mas que aumentam a oleosidade quando aplicados diretamente na raiz.

5 – DORMIR COM O CABELO MOLHADO

Muitas pessoas gostam de tomar um banho antes de dormir para refrescar, mas na correria do dia-a-dia, elas acabam se esquecendo de secar os cabelos corretamente e dormem com eles ainda molhados. Isso deixa seu cabelo mais oleoso. Dormir com os cabelos úmidos cria um ambiente bastante propício para que haja uma proliferação de fungos e bactérias. Além de aumentar a oleosidade dos cabelos, isso também pode piorar casos de dermatite seborreica, mais conhecida como caspa. Portanto, se livrar desse hábito é essencial para quem está sofrendo com oleosidade nos cabelos.

6 – CONSUMIR MUITOS CARBOIDRATOS

A alimentação interfere na saúde do nosso organismo como um todo. Isso não muda quando o assunto é saúde dos nossos cabelos. Consumir alimentos ricos em açúcar excessivamente interfere na quantidade de glicose presente no sangue. Isso faz com que a produção de insulina fique desequilibrada, o que, consequentemente, provoca uma inflamação celular que altera a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além do impacto que isso tem na saúde do corpo, ainda aumenta a oleosidade dos cabelos. Por isso é importante manter uma dieta rica em fibras, como frutas e vegetais, que possuem um índice glicêmico menor.

7 – PASSAR A MÃO NO CABELO

Um dos hábitos que você possui e que deixa o seu cabelo mais oleoso, é passar a mão no cabelo várias vezes ao longo do dia. Ao fazer isso, você leva todo o suor, óleos, micro-organismos e resíduos gordurosos diretamente para os seus fios de cabelo. Por ser algo que fazemos sem pensar, pode ser difícil de controlar, mas você pode começar a se lembrar de sempre lavar as suas mãos antes de passá-los nos cabelos para dar uma alertada nos fios.

Esperamos que agora você consiga identificar o que deixa seu cabelo mais oleoso. Mas se o seu problema persistir, o recomendado é consultar um dermatologista para fazer um diagnóstico e descobrir os melhores produtos tratamentos para o seu caso. Não se esqueça de deixar o seu comentário e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close