5 maneiras como água quente pode danificar seu cabelo

Você sabia que os nossos cabelos podem sofrer danos com a água em altas temperaturas? É melhor lavar os cabelos com água quente, morna ou fria? Neste artigo vamos falar sobre a estrutura do fio capilar, os danos que eles sofrem, maneiras como a água quente pode danificar seu cabelo e como evitar esse problema. Continue lendo!

Fio capilar

Os nossos fios capilares possuem 3 partes:

Cutícula: camada externa dos fios que possui a função de proteger as camadas internas dos fios e é responsável pela textura e pelo brilho;

Córtex: camada interna que representa cerca de 90% do fio, composta por proteínas e grânulos de Melina e é responsável pela espessura e volume do fio;

Medula: camada central do fio. Não se sabe exatamente qual é a sua função, mas especialistas acreditam que ela surge em cabelos brancos. Há estudos que indicam que a sua possível função é de ser “direcionadora” do novo fio ao poro.

Os nossos fios sofrem diversas agressões diariamente, assim como agressores químicos (tintura, progressivas, relaxamentos, etc.), naturais (sol, poluição, calor, umidade, água do mar, chuva, vento, etc.) e mecânicos (secador, babyliss, escovas, etc.). Quando em excesso, os agressores são capazes de remover a camada protetora de gordura da cutícula e penetrar nas camadas mais internas dos fios capilares, deixando o cabelo totalmente sem vida e poroso. Qual a relação desses agressores com a água quente? É simples: a água em temperaturas muito altas vira um dos motivos para que os fios do seu cabelo fiquem danificados.

Maneiras como água quente pode danificar seu cabelo

Sabemos que a limpeza e lavagem dos fios é extremamente necessária, mas a água em temperaturas muito elevadas pode fazer mal. Abaixo listamos todas as formas como a água quente pode danificar seu cabelo. Confira:

1.      Fios mais opacos e quebradiços

Uma das formas que a água quente pode danificar seu cabelo é que seus fios capilares podem ficar mais quebradiços e opacos. O calor faz com que as cutículas se abram e isso acaba deixando os nossos cabelos mais secos e sem brilho. O efeito é tão intenso que após a lavagem já é possível perceber os danos nos fios e também no couro cabeludo. Se você não abre mão de tomar aquele banho de água quente, saiba que também pode afetar a sua pele, deixando ela mais ressecada e áspera.

2.      Caspas

Ninguém merece ter um cabelo com descamação e oleosidade em excesso, não é mesmo? Essa é uma das formas que a água quente pode danificar seu cabelo, deixando também o couro cabeludo mais sensível. As glândulas sebáceas acabam produzindo mais sebo e graças a esse fator, as caspas começam a aparecer.

3.      Queda capilar

Normalmente, perdemos cerca de 50 a 100 fios por dia no banho, mas se a água estiver quente demais, esse número pode até aumentar. Se você sofre com a queda capilar, é preciso evitar ao máximo os banhos com água muito quente.

4.      Cabelos desbotados

Você gosta de pintar os cabelos e acaba investindo em uma coloração profissional e, logo nas primeiras lavagens, acaba notando que os fios já estão desbotando? Sabia que isso também tem a ver com a forma que você lava os seus cabelos? É porque a água quente pode danificar seu cabelo acelerando o desbotamento da tintura.

5.      Cachos sem definição

Quem possui cabelos cacheados pode sentir ainda mais os efeitos de que a água quente pode danificar seu cabelo, pois afeta a definição dos cachos. A dica é sempre utilizar água fria e evitar ao máximo a água quente se deseja ter cachos bonitos, hidratados e bem definidos.

Como evitar esses danos?

Não é preciso utilizar água fria logo assim que ligar o chuveiro. A temperatura ideal da água para lavar os cabelos é lavar com água morna para fria, pois assim não causa agressões ao couro cabeludo e nem a haste capilar. Além disso, não desestabiliza a produção da oleosidade e não provoca o ressecamento dos fios.

Procure sempre massagear o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea, pois isso pode ajudar no fortalecimento dos fios capilares. Quando estiver finalizando o banho, mude para a ducha mais fria para que as cutículas fiquem alinhadas. Isso garante brilho aos seus fios e ajuda a manter a hidratação que os fios absorvem dos produtos capilares durante a lavagem.

Para adquirir mais resultado, comece a utilizar produtos que possuem nutri-óleos para repor lipídeos e para nutrir os fios. Utilize também produtos que ajudam a recuperar cabelos que sofreram danos e que combatem o frizz. Para a finalização a dica é utilizar leave in que deixa os cabelos mais macios e hidratados.

Agora que você já sabe as cinco maneiras de como a água quente pode danificar seu cabelo, que tal deixar seu comentário? Não se esqueça de deixar suas dúvidas, sugestões ou opiniões abaixo e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos