Outono: época de maior queda de cabelos?

Você já percebeu que ocorre queda de cabelos em determinada época do ano, normalmente no outono? Mas, será que essa estação pode influenciar na queda de cabelos? Quer saber tudo sobre queda dos fios e se o outono pode ser a época de maior queda de cabelos? Continue lendo que falaremos sobre como evitar a queda capilar nessa estação do ano!

A queda capilar

Os nossos fios capilares são formados por três partes:

Cutícula: parte externa dos fios que possui a função de proteger as camadas internas e é responsável pela textura e brilho. A cutícula é a parte que mais sofre danos de agressores externos químicos (tinturas, permanentes, progressivas, etc.), naturais (sol, poluição, umidade, água do mar, frio, calor, etc.) e mecânicos (chapinha, secador, escovas, etc.) que são capazes de retirar a camada protetora de gordura e penetrar nas camadas mais internas dos fios capilares causando porosidade;

Córtex: parte interna do fio responsável pela espessura e volume dos fios, constituída por queratina e grânulos de Melina. Córtex é responsável também pela elasticidade, resistência e permeabilidade dos fios;

Medula: parte central do fio. Ainda não há informações sobre a sua função, muitos especialistas acreditam que a medula surge apenas em cabelos brancos e há estudos que indicam que a medula esta relacionada ao primeiro momento da fase de germinação do fio.

A queda capilar é um problema comum que afeta milhões de homens e mulheres mundialmente. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície, embora diversas mulheres possam sofrer também esse problema.

A queda dos fios é a parte natural do ciclo de vida dos nossos cabelos, que consiste em fases de crescimento, repouso e queda. Esse tipo de queda comum é conhecido como eflúvio telógeno que se refere à fase de queda capilar repentina de fios que já estavam prontos para cair.

A calvície é a falta de fios na cabeça e há diversos fatores que podem causar esse problema. Dependendo da causa, há diversas formas diferentes para lidar com esse problema. A queda capilar pode ser progressiva, mas também pode ocorrer repentinamente. Além de afetar o couro cabeludo, também pode afetar outras áreas do corpo que possuem pelo. Alguns tipos de calvície podem ser temporários, mas outros podem ser permanentes e até irreversíveis.

Outono é época de maior queda de cabelos?

Com a chegada do outono caem as temperaturas e a luminosidade. Com menos horas de sol, as células produtoras de melanina geram menos deste pigmento, diminuindo o brilho e a cor dos cabelos.

Além disso, as pessoas acabam se protegendo do frio e evitam o contato com os raios solares. No outono é onde as pessoas acabam aumentando a temperatura da água do chuveiro e a água quente pode causar danos à estrutura dos fios e até do couro cabeludo que fica mais oleoso. Fora o uso excessivo de secadores, cremes e leave-in que provocam irritações no couro cabeludo.

Segundo um estudo publicado em British Journal of Dermatology, é normal os fios capilares caírem no outono. Ainda não se sabe ao certo o que ocorre por trás desse padrão e várias hipóteses são levantadas por diversos especialistas. A explicação mais aceita é que a nossa pele possui sensores de luminosidade que estimulam o crescimento dos nossos cabelos, fazendo com que no verão os fios caiam menos do que em outras estações.

Como no outono os dias são mais curtos, os fios capilares que não caíram no verão finalmente caem, dando a impressão de que a perda é maior no outono. A melhor forma é consultar um profissional para descobrir qual é a razão da queda, pois geralmente ela é secundária e pode estar associada a diversos problemas.

Como evitar a queda capilar no outono?

A mudança de temperatura pode atingir os fios capilares e é por esse motivo que eles precisam de cuidados especiais para que não ocorra a queda capilar em excesso. As dicas para evitar esse problema são: não lavar os cabelos todos os dias da semana (lave um dia sim, um dia não), evite prender os cabelos (isso ajuda a desgastar o couro cabeludo), tome um “banho de sol” por alguns minutos do seu dia, pois isso ajuda no fortalecimento dos fios, evite o uso em excesso de chapéus e bonés porque isso causa abafamento no couro cabeludo, utilize produtos feitos para o seu tipo de cabelo, utilize produtos termoativos no momento de usar aparelhos como o secador para protegê-los e hidratá-los.

Outra dica essencial é fazer uma hidratação por semana, mesmo que seja uma receita caseira. Caso seja necessário, procure consultar um profissional da área para ele lhe indicar tratamentos e métodos para cuidar e evitar a queda capilar.

Gostou do artigo sobre o outono e a queda dos fios? Não se esqueça de deixar o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos