9 dicas (de ouro) para fortalecimento dos cabelos

Você sabe como os nossos fios são constituídos? Sabe o que é e o que pode causar a queda capilar? E o que pode ajudar a fortalecer os fios? Neste artigo falaremos tudo sobre a estrutura e a queda capilar e daremos as melhores dicas para o fortalecimento dos cabelos.

Fio capilar

Os nossos fios capilares são constituídos por três camadas:

Cutícula: camada externa responsável pela proteção das camadas internas, pelo brilho e textura;

Córtex: camada interna constituída quase totalmente por queratina e grânulos de Melina. É responsável pela espessura e volume do fio;

Medula: parte central da estrutura do fio, muito embora ainda não se tenha a real noção de qual seria a principal função, determinados estudos apontam ser responsável pelo momento inicial de vida do fio, isto é, direcionando o fio em nascimento ao poro;

não se sabe qual é a sua principal responsabilidade, mas alguns estudos indicam que é responsável pelo primeiro momento da fase de nascimento do fio, ou seja, a medula serviria como uma direcionadora do novo fio ao poro, mas nada conclusivo.

Queda de cabelos

Cada um de nossos fios sejam atingidos por uma série de agressões do ambiente em nosso cotidiano – químicas capilares, poluição e até traumas mecânicos, como escovação, chapinha e outros – isso acaba por causar um terrível efeito. Essas ações podem vir a retirar toda a gordura que protege a cutícula do fio e permite assim que o cabelo fique desprotegido, poroso e sem vida. Cuidado!

Os nossos fios capilares sofrem diversas agressões externas no dia a dia, assim como químicos (tinturas, permanentes, progressivas, etc.), naturais (sol, calor, poluição, chuva, umidade, água do mar, etc.) e mecânicos (escovas, secadores, chapinhas, etc). Quando em excesso, os agressores externos são capazes de remover toda camada protetora de gordura da cutícula e penetrar nas camadas mais internas dos fios, deixando o cabelo totalmente sem vida e poroso.

A queda capilar é um dos problemas que os nossos cabelos podem sofrer. Normalmente, perdemos cerca de 50 a 100 fios por dia, mas, em excesso, significa que pode estar ocorrendo algum problema. A queda capilar afeta milhões de pessoas, tanto homens quanto mulheres, e há diversas causas. É muito importante consultar um especialista para avaliar e dar o diagnóstico e qual tratamento adequado deve ser feito.

Dicas para o fortalecimento dos cabelos

Há aqueles que desejam ter cabelos saudáveis, brilhantes e fortes, porém, nem sempre sabemos o que fazer para o fortalecimento dos cabelos em meio à rotina e à correria. Mas, não desanime! Abaixo, listamos as melhores dicas para fortalecimento dos cabelos. Confira:

1.      Evite a oleosidade

O condicionamento precisa ser realizado adequadamente, os condicionadores são utilizados e formulados para selar o fio capilar e não são feitos para serem usados no couro cabeludo, caso contrário, podem causar caspas e até mesmo oleosidade. A dica para o fortalecimento dos cabelos é utilizar o condicionador com distância de dois dedos do couro cabeludo.

2.      Utilize óleo de coco

Uma forma para fortalecimento dos cabelos é incluir o óleo de coco em sua rotina. Ele ajuda a fechar as cutículas, auxilia no fortalecimento dos cabelos e ainda traz mais brilho aos fios. Para adquirir os benefícios do óleo de coco, basta aplicá-lo no cabelo e deixar entre 10 e 15 minutos com uma touca. Depois, é só lavar. O óleo de coco pode ser aplicado semanalmente.

3.      Proteção aos fios

Para adquirir o fortalecimento dos cabelos é preciso protegê-los do sol, da sujeira, do vento e da chuva para que os fios não fiquem tão secos e fracos. A dica é utilizar um chapéu ou até mesmo um guarda-chuva nessas ocasiões.

4.      Utilize condicionador adequado

É muito importante utilizar o condicionador adequado para o seu tipo de cabelo e sempre fazer isso após cada lavagem.

5.      Evite o frizz

É muito importante evitar aparelhos que fazem muito calor, assim como o secador, diretamente nos fios. O calor retira toda a umidade de seu cabelo e isso deixa os fios secos e com muito frizz. Utilize apenas quando for necessário e lembre-se de usar protetor capilar específico, como um fluido, antes de tudo.

6.      Alimentação saudável

Essa é uma dica mais importante para manter os cabelos mais fortes. A saúde alimentar reflete na saúde do seu cabelo: quanto mais a alimentação for saudável, melhor será a saúde de seus cabelos. Certos nutrientes como o ferro, as vitaminas e proteínas são necessárias para o crescimento e saúde dos fios. A dica para mantê-los mais fortes é consumir legumes e frutas escuras.

7.      Hidrate-se

Além da alimentação, é muito importante beber muita água e se hidratar para manter o organismo limpo. Como consequência, esse hábito aumenta a força dos fios capilares. A dica é consumir água em intervalos regulares para resultar na hidratação.

8.      Água fria

Na hora do banho, principalmente no frio, as pessoas costumam utilizar água quente. Mas sabia que não é nada saudável para os fios e até mesmo para a pele? A dica é lavar os cabelos com água fria ou morna. A água quente pode retirar possíveis óleos naturais nutritivos e isso faz com que o couro cabeludo fique seco, o que causa a descamação.

9.      Capas de travesseiro de cetim

Uma dica importante para a hora de dormir é utilizar capas de travesseiro de cetim, pois é conhecido por diminuir a quebra capilar por conta da fricção. Capas de algodão e outros tipos de materiais são ásperos e causam mais fricção nos fios capilares.

Gostou do artigo sobre como fortalecer os cabelos? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog Jet Hair!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos