Guia completo: como prender o cabelo sem prejudicar o fio

Você sabe exatamente como prender o cabelo sem prejudicar o fio? Sabia que prender os cabelos de forma incorreta pode causar danos aos fios e até sofrer calvície por tração? Neste artigo falaremos tudo sobre calvície por tração, os sintomas e como prender o cabelo sem prejudicar os fios.

Guia completo: como prender o cabelo sem prejudicar o fio

Calvície por tração

O cabelo é a parte mais importante do corpo, pois nos ajuda a ter autoestima.  Infelizmente, quando não se cuida bem dos fios, assim como fazer rabos de cavalo fortes demais, pode desencadear problemas, como a calvície por tração. Não que esse tipo de penteado seja algo ruim, mas o que ocorre é que todo esse “puxa-puxa” acaba causando problemas, uma vez que danifica a estrutura dos fios.

A calvície por tração é o surgimento de áreas calvas por causa da atrofia do bulbo capilar por conta do excesso de agressões sofridas pelo mesmo. Assim, se essas práticas não forem interrompidas, os folículos pilosos cicatrizam de uma forma irreversível. Há diversas causas da calvície por tração além dos laços apertados, assim como: penteados tensos que são aqueles que ficam apertados demais, a ponto de estragar – pela quebra – os fios capilares e até causar dores no couro cabeludo por conta da pressão, impulsores, tranças, tinturas, alisadores, descolorantes, chapinhas, entre outras.

Sintomas e tratamento

Os sinais mais perceptíveis da calvície por tração são: afinamento dos fios, coceira, queda capilar excessiva durante o banho ou ao pentear, caspa em alguns casos, dor leve no couro cabeludo e formigamento na área que ocorre a queda.

É extremamente recomendado consultar um especialista para verificar e orientar qual será o tratamento adequado para o seu caso. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será para tratar.

A alopecia não tem um tratamento especifico, mas há cuidados básicos, como evitar puxar os fios, evitar penteados que produzem tensão, não esfregar o couro cabeludo, evitar secadores, chapinha e babyliss, evitar acessórios como fivelas e evitar tinturas e produtos químicos. Em casos que ocorre uma densidade muito baixa de cabelo é recomendado realizar transplante capilar ou fazer uso de medicamentos.

Como prender o cabelo sem prejudicar o fio

Para evitar danos aos fios é muito importante prestar atenção em detalhes, como deixar os fios bem secos quando fizer penteados a fim de evitar o mau cheiro e também a sua quebra. Ao prender os cabelos molhados, os fios não secam por dentro e isso faz com que a raiz produza um cheiro desagradável.

Quase todo tipo de elástico pode causar danos aos fios se não souber utilizá-los de forma correta. Os elásticos sem placas de metal ou grampos com pontas arredondadas são as melhores opções. Lembre-se de prestar atenção no tempo que seu cabelo ficará, pois isso pode fazer com que o couro cabeludo fique sensível.

Outra forma de como prender o cabelo sem danificá-lo é cortando uma parte da meia-calça e criar um elástico para prendê-los. O lenço também pode ser utilizado e, se for de seda, pode ajudar a proteger o cabelo do frizz.

Outra dica para não prejudicar os cabelos é prendê-los com o próprio cabelo. Isso mesmo! É bem fácil e simples, basta fazer o penteado assim como uma trança e na ponta enrole um pedaço do cabelo. Então, dê voltas e, para finalizar, prenda em um rolinho.

Outra dica, é utilizar fitas para formar um rabo de cavalo, canetas ou lápis, até mesmo aquele palitinho japonês que vende em cosméticos e é vendido em diversas cores. Fica sensacional!

Mas, lembre-se de sempre que fizer um penteado e quiser que dure por mais tempo, a dica é utilizar fixadores e, além disso, ajuda a dar mais volume e diminui o frizz. Há diversos tipos de fixadores, assim como gel, spray ou mousse, basta escolher aquele que você achar melhor para o seu tipo de cabelo.

Além da escolha do elástico, é essencial saber como prender o cabelo. O ideal é dar duas voltas no elástico. Caso fique muito apertado, solte-o e dê apenas uma volta. Quando for tirar o elástico, lembre-se de desenrolar uma volta do elástico primeiro antes de soltar tudo.

Outra dica de como prender o cabelo é não dormir com eles presos, até porque isso pode causar quebras durante a noite. Você também pode fazer um penteado com uma trança frouxa, pois também não prejudica os cabelos.

A forma correta de como prender o cabelo é pentear os fios com um pente ou uma escova e prender na altura das orelhas. Utilize um elástico e dois grampos para envolver os fios com o elástico e o segundo para fixar o penteado. Utilize um pente fino e um spray fixador para finalizar e dar acabamento aos fios que escaparam.

Lembre-se de utilizar os cabelos presos só quando for necessário, não 24 horas por dia!

Gostou do artigo de guia completo de como prender o cabelo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close