Como é a estrutura de fios de cabelo

O cabelo é um charme entre todas as pessoas, sem distinção entre os homens e as mulheres. Todos nós, de alguma forma, utilizamos ferramentas para que eles fiquem bonitos e de acordo com o padrão estabelecido por época. Pesquisamos sobre métodos, formas e maneiras de deixá-lo o mais estiloso possível – e agradável a todos os gostos.

No entanto, ao procurarmos sobre como transformá-los no que queremos, esquecemos de saber como é a estrutura em geral. Nós nunca sabemos Como é a estrutura de fios de cabelo. Isso é um grande erro, pois, devido à falta de conhecimento sobre isso, podemos estragar as madeixas e o couro cabeludo em busca de um efeito impossível ou arriscado. Então, veja a seguir Como é a estrutura de fios de cabelo humano para não cometer esse erro.

Como é a estrutura de fios de cabelo

O couro cabeludo

Antes de falarmos do fio de cabelo, precisamos saber de onde ele sai e qual a função desempenhada pelo lugar que o abriga. O couro cabeludo é uma superfície que fica na cabeça e tem uma extensão com cerca de 600 cm2, variando de acordo com a fisiologia do ser humano.

Ele nada mais é que uma barreira e um isolante térmico. É um revestimento mole e resistente – quase uma antítese –, que tem como função a proteção da cabeça. Esse conjunto de tecido gera o que chamamos de cabelo e pode, de alguma forma, ficar doente e prejudicar o crescimento dos fios.

Problemas no couro cabeludo

Pelo fato de o couro cabeludo estar diretamente ligado ao fio capilar, um problema que acontecer nele afeta, sem sombra de dúvidas, a extensão do cabelo. O uso constante de chapéus, capacetes, tocas, entre outros objetos, pode de alguma forma abafar essa região e causar problemas de leve a difícil tratamento.

Mas, existe, além disso, uma doença que afeta muitas pessoas e está no couro cabeludo: a caspa. Ela apresenta duas formas: a caspa normal e a dermatite seborreica. Em ambas, há a coceira constante, ardência e um pouco de dor, que pode gerar a queda do fio e danificação em geral de Como é a estrutura de fios de cabelo.

E a estrutura do fio?

Até agora falamos sobre o couro cabeludo, a casa do fio capilar. No entanto, precisamos também conhecer Como é a estrutura de fios de cabelo. Muitas pessoas usam e abusam dele sem saber ao menos a sua estrutura, o que pode prejudicar de forma irreversível e até levar a perda total – a chamada alopecia ou calvície.

A estrutura do fio se dá em três partes: cutícula, córtex e medula. Nessa anatomia, há os respectivos cuidados que devem ser tomados. Caso alguma dessas áreas esteja afetada, é preciso buscar um profissional que indique o produto ideal para que isso seja erradicado e não prejudique na estrutura no geral.

Cabelo vivo e morto

Não, isso não é uma brincadeira de criança ou um jogo de palavras para chamar a sua atenção. Sim, nós temos tanto cabelo vivo quanto morto. Ao pesquisarmos Como é a estrutura de fios de cabelo, nos damos com esses nomes cômicos, que nos leva ao erro sobre a sua significação.

Há uma distinção entre os dois: o cabelo vivo é aquele que está dentro do couro cabeludo, não saiu da cabeça. Em contrapartida, o cabelo morto é o que está fora, ou seja, o fio em sua extensão, aquele que mais cuidamos. Mas não caia no erro de que somente a parte externa deve ser cuidada, pois existem produtos indicados para o couro cabeludo e seu tratamento interno.

A química e como é formado um fio de cabelo

É costumeiro, mais entre as mulheres, o uso de químicas para alisar as madeixas. Entretanto é esquecido que o fio de cabelo apresenta uma estrutura que precisa ser respeitada na sua forma e que nem sempre eles aceitam esse tipo de produto. A química altera a consistência da mecha em geral e pode prejudicar de maneira absurda o fio de cabelo, roubando minerais e queratina dos fios e, assim, enfraquecendo-os de forma severa.

Antes de recorrer a esse tipo de produto, pesquise sobre os componentes que a empresa usa na fórmula do alisante e se ele é aceito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Além disso, procure saber se aquilo pode estragar seu cabelo, e, caso ocorra e mesmo assim você queira fazer o procedimento, como tratar de forma adequada a região afetada.

Cuidado com o fio

Já sabemos como o Como é a estrutura de fios de cabelo e algumas outras curiosidades sobre ele. Para adicionar a essa lista, precisamos lembrar que é de suma importância o diário cuidado com as madeixas. Sim, diário, pois se os fios forem submetidos a qualquer tipo de procedimento mais agressivo, pode prejudicar anos de cuidado.

Ou seja, use produtos indicados para o tipo de cabelo que você tem, aos problemas que você está passando e no que deseja que ele melhore. Não utilize componentes que possam prejudicá-lo de alguma forma, mas, se isso acontecer, não se esqueça de tratá-lo de forma adequada. O cabelo faz parte da autoestima do ser humano, e quando atingido, atinge também a nossa mente.

Gostou do nosso texto? Deixe abaixo sua opinião e fale um pouco mais sobre Como é a estrutura de fios de cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close