4 causas de dor na área do couro cabeludo – e suas soluções

O couro cabeludo humano é composto de uma série de vasos sanguíneos, que fazem a circulação do sangue e leva ar à região, consequentemente fazendo o crescimento saudável dos cabelos. Essa parte de nossa cabeça precisa ser bem cuidada para não gerar consequências que afetem de alguma forma o desempenho do sistema corporal.

No entanto, algo que está se tornando comum entre as pessoas de todo o mundo é o incômodo no couro cabeludo. Esse sintoma pode significar diversos fatores, porém existem alguns que se destacam entre as demais e necessitam de atenção. Veja a seguir, quatro causas de dor na área do couro cabeludo e as soluções para esse problema.

O que os dermatologistas dizem

De acordo com alguns médicos dermatologistas, a dor na área do couro cabeludo pode estar associada a inúmeros aspectos externos ao nosso corpo. Alguns hábitos rotineiros e de costume como o uso de chapéus, capacetes, bonés e afins podem gerar em uso excessivo um incômodo nessa região da cabeça.

Porém, a dor nessa área do corpo também pode ser associada a doenças mais sérias, que necessitam um cuidado especial. A tricodínia é um problema que causa dor na raiz capilar devido a sensibilidade gerada por caspa, oleosidade, excesso de química ou até aparelhos de calor que podem causar queimaduras.

E as demais causas, quais são?

Além desses problemas alertados por dermatologistas, existem algumas causas em comum entre todas as pessoas, que geram incômodo no couro cabeludo. Veja abaixo quatro causas para a dor nessa região.

1.      Oleosidade

Algo muito comum entre homens e mulheres, a oleosidade no couro cabeludo afeta uma grande parcela da população mundial, com percentual ainda maior em países quentes. Esse problema além de atrapalhar o aspecto visual e deixar uma imagem de cabelo sujo, gera a caspa, que consequentemente, deixa a região sensível.

A Dermatite Seborreica, doença causada pelo excesso de oleosidade no couro cabeludo, traz uma grande sensibilidade para essa área, além de descamação, coceira e vermelhidão. Automaticamente, quando todos esses sintomas se unem, causam dor na área do couro cabeludo.

2.      Ressecamento

Em contrapartida ao item anterior, o ressecamento também pode gerar essa dor nas pessoas. Não tão diferente da oleosidade, ela afeta o funcionamento correto daquela área do corpo e consequentemente causa algum tipo de incômodo, que pode vir em escala pequena ou grande – tudo depende da situação que se encontra.

Nos seus sintomas, que por conseguinte, faz com que haja dor na região, está em principal a descamação da pele. Toda a área fica sensível devido a esse fator, que pode levar à inflamação e a muita coceira, de forma automática ao incomodo e dores até em alto nível dependendo da situação em que se encontra.

3.      Produtos químicos

Muito comum entre mulheres de todo o mundo e uma das principais causas para dor na área do couro cabeludo, o uso de produtos químicos nas madeixas provocam grandes incômodos para a região e podem levar até à problemas mais sérios, que precisem de algum tratamento médico para ajudar a solucionar.

Os diversos tipos de alisamentos permanentes estão em primeiro lugar nessa lista. Os produtos químicos utilizados possuem muitos componentes fortes ao corpo humano, que podem automaticamente desencadear alguma reação alérgica e dores a quem se submete. É comum mulheres recorrerem a médicos devido a consequências do uso de químicas nos cabelos.

4.      Queda capilar

Esse problema muito frequente entre homens e mulheres tem diversas causas e levam à famosa dor na área do couro cabeludo. A queda capilar, além de incomodar devido à aparência, deixa a cabeça sensibilizada porque os fios possuem a função primordial de proteger toda a região. A redução da densidade de cabelos deixa a área desprotegida e suscetível a outros problemas.

Portanto, se você tem muita queda de cabelo ou calvície (alopecia androgenética), além de cabelos fios ou ralos, é de praxe que sentirá mais dor na área do couro cabeludo. Cuidado com a exposição ao sol ou uso de aparelhos muito quentes ou frios, porque eles podem fazer com que seu cabelo caia ainda mais.

Soluções para dor na área do couro cabeludo

Depois de listarmos as quatro mais frequentes causas desse desconforto, precisamos destacar também as soluções para que isso não ocorra mais. Mas, antes de anotar as dicas, tenha em mente que a procura de um médico especialista na área é de suma importância para o fim desse problema.

Para que não haja mais dor na área do couro cabeludo e que a região seja mais saudável, aposte em produtos ricos em vitaminas B7, C e E. Além disso, procure utilizar óleos naturais para hidratar toda essa parte e beba bastante água para manter o corpo hidratado. São dicas importantíssimas, que farão diferença na hora de tratar esse transtorno.

Gostou do texto? Deixe nos comentários também suas dicas para evitar dor na área do couro cabeludo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos