6 mitos na hora de hidratar o cabelo

Os cabelos renovam a aparência de homens e mulheres de todo o mundo. A possibilidade de mudá-los e transformá-los faz que eles cometam loucuras para chegar aos fios ideais. Existem padrões de estética que levam a consequências irreversíveis.

Ao se submeter a esses tipos de transformações ou até mesmo para manter o cabelo saudável, é necessária uma hidratação regrada para cada exigência. No entanto, muitas pessoas acabam pesquisando fontes não confiáveis, que ensinam métodos que não ajudam no cuidado com os fios. Veja, a seguir, seis mitos na hora de hidratar o cabelo.

Pesquisas não confiáveis

Com o avanço tecnológico, as informações passaram a circular pelo mundo com maior facilidade e liberdade. Algumas crenças do senso comum, que eram ditas como certas, foram reconhecidas apenas como mitos. O cuidado com os cabelos é um exemplo disso, com inúmeras formas mirabolantes de tratá-los, que não dão efeito algum.

Existem ainda diversos mitos na hora de hidratar o cabelo ,que são compartilhados pela internet. Muitas pessoas ainda disseminam essas informações sem saber que não passam de mentiras que perpassaram por gerações. As mais comuns entre elas são:

1.     Cabelo brilhoso com água e limão

O uso de produtos de cozinha para tratar as madeixas é muito comum. Essa informação ainda é disseminada como uma das formas de hidratar os cabelos e deixá-los saudáveis e com brilho. No entanto, isso não passa de uma mentira.

Essa fruta precisa ser utilizada com limites. O seu teor ácido pode causar queimaduras pelo corpo, além de inúmeras alergias e reações incômodas ao couro cabeludo. Ela não é indicada para esse tipo de uso, pois, além de ser muito forte ao nosso organismo, não traz nenhum benefício aos fios.

2.     Ampola de vitamina A no condicionador

Muitos médicos dermatologistas recomendam o uso de vitamina A para o tratamento de cabelos muito danificados ou/e com queda. Existem diversas formas de utilizar essa vitamina, entretanto, algumas são mitos na hora de hidratar o cabelo.

Uma delas é o uso de vitamina A no condicionador, que não se adequa aos componentes que estão no produto. Antes de adicioná-la, é necessário que se leia a fórmula e veja se realmente essa adição vai surtir alguma diferença. Na maior parte dos casos, ela não faz nenhum efeito.

3.     Vinagre dá brilho aos cabelos

Dentre as receitinhas feitas em casa para tratar os fios capilares, um dos componentes mais comuns, que está na cozinha de qualquer brasileiro, é o vinagre. Independente de qual seja, existem inúmeras receitas que indicam o uso dele para dar mais brilho ao cabelo.

No entanto, esse é um dos mitos na hora de hidratar o cabelo. Apesar de sua fama, ele não contém nenhum nutriente que possa beneficiar a saúde das madeixas ou deixá-las com o aspecto mais bonito. Ao contrário do que se imagina, a única coisa que ele faz é deixar o fio mais rígido e quebradiço.

4.     Máscara feita com maionese hidrata o fio

O mercado da beleza está com um novo foco. Muitos produtos estão se espelhando em receitas caseiras, com produtos que temos em casa, para vender mais e mais. Um dos mais comuns é o uso da maionese nessas misturas. Além do natural, que nós mesmos fazemos, existem os comercializados com esse nome e aspectos parecidos.

Esse é um dos maiores mitos na hora de hidratar o cabelo. Pela sua alta divulgação, muitas marcas continuam disseminando essa informação e criando cosméticos que se assemelham a esse componente da cozinha. A maionese não apresenta nenhuma função benéfica ao cabelo, ela somente contém alguns óleos que deixam o fio mais pesado.

5.     Uso de anticoncepcional no xampu

Esse é um dos mitos na hora de hidratar o cabelo que surgiu há pouco tempo, mas que muitas pessoas estão divulgando como se fosse certo. O nosso cabelo necessita de nutrientes específicos para que tratem do fio de forma correta e eficaz, algo que o anticoncepcional não tem.

Esse remédio é rico em hormônios, e somente isso. Ele não contém nenhum componente que sirva para o cabelo, pois é feito com outro intuito, totalmente diferente do necessário para o cuidado com as madeixas. Ou seja, usar anticoncepcional no xampu é jogar dinheiro fora.

6.     Uso excessivo de óleos

Por último, mas não menos importante na lista de mitos na hora de hidratar o cabelo, é o uso de óleos para o cuidado do fio. Sabemos que esse é o produto certo para dar mais brilho e saúde aos fios, porém, o uso excessivo pode dar um resultado contrário do que se deseja.

Além de deixar as madeixas com aspecto pesado, em pessoas que têm muita oleosidade no couro cabeludo, pode gerar problemas ainda maiores. Ou seja, a utilização desse componente precisa de limites e uma adequação exata para que não se transforme em um incômodo.

Gostou do nosso texto? Conhece mais mitos na hora de hidratar o cabelo? Deixa o seu comentário abaixo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos