4 elementos que podem provocar queda de cabelo

A queda de cabelo é algo muito comum entre homens e mulheres. Ela existe em diferentes níveis que podem ser associados apenas à perda de alguns fios, à calvície ou até mesmo à alopécia. Porém, para esses três tipos específicos existentes há algo em comum: uma pessoa incomodada com o problema e em busca de soluções.

Antes de procurarmos alguma receita caseira ou ajuda de um médico, precisamos refletir quanto ao nosso comportamento com as madeixas. Isso afeta diretamente na saúde capilar e em toda a sua estrutura. Veja a seguir 4 elementos que podem provocar queda de cabelo.

A busca por um médico

Quando você notar que tem problema com queda de cabelo, a primeira coisa que precisa fazer é observar o seu corpo. Isso é de suma importância, porque é uma das técnicas para identificar o que está causando essa perda de fios. Ao descobrir o possível motivo, busque pela ajuda de um médico.

Porém, se você não identificar o causador desse transtorno é ainda mais importante que procure um especialista. Somente ele poderá te dizer o que realmente causa isso e como deve ser tratado de forma eficaz – além das receitas caseiras que vamos aprender mais a frente.

Queda de cabelo, calvície e alopécia

Existem inúmeros motivos que podem provocar queda de cabelo. Mas não podemos confundir os três tipos existentes desse transtorno, porque automaticamente erraremos o tratamento ideal. Ou seja, fique atento quanto a isso para não cometer erros.

A queda de cabelo é uma perda parcial de fios, sendo ela pouco recorrente. A calvície, diferente do que muitos imaginam, também é a perda parcial de fios, porém muito recorrente. E a alopécia é quando todo o cabelo cai devido algum problema interno ou externo ou apenas pela genética familiar da pessoa.

Elementos que podem provocar a queda de cabelo

Existem determinados elementos que levam a queda de cabelo. Eles são inúmeros, tanto internos à pessoa como externas a ela. Vale ressaltar que quando reconhecido a tempo, age em cima de um problema futuro, que poderia causar muita dor de cabeça. Veja alguns desses motivos para a perda de fios.

1.     Excesso de estresse

O fio de cabelo é uma parte de nosso corpo. Como nosso organismo é totalmente interligado, quando algo está errado tudo é afetado. Isso não se difere com o nosso cabelo! O estresse muda todo o nosso ciclo hormonal e atinge diretamente as madeixas e sua resistência.

Entre os elementos que podem provocar queda de cabelo, esse é um dos mais comuns, porque o estresse é algo muito presente no século atual. Porém, fuja dessas estatísticas e invista em aulas de yoga, rotinas menos cansativas e evite pessoas tóxicas. Esses são alguns hábitos que diminuem o estresse e em consequência a queda capilar.

2.    Excesso de vitamina A e B

Isso pode parecer estranho, porém é uma grande realidade. O excesso de vitamina em nosso organismo pode levar a perda de fios. Como qualquer outra coisa em exagero, isso afeta diretamente nosso corpo e causa até efeitos contrários, deixando as pessoas ainda mais incomodadas com o problema.

Mesmo que as vitaminas A e B façam as madeixas crescerem e criarem mais volume, elas também podem provocar queda de cabelo. Mas isso não é algo comum, ocorrendo somente em casos de grande exagero na ingestão ou no uso. Ou seja, tenha cautela na quantidade e equilíbrio nas vitaminas de seu corpo.

3.    Gravidez

Esse é o maior temor entre as grávidas de todo o mundo. As mulheres são muito afetadas quanto ao aspecto do cabelo enquanto estão grávidas e até depois do parto. Isso ocorre devido à mudança hormonal do corpo e ao nível alto de estresse gerado por todo período gestacional.

Os bebês podem provocar queda de cabelo e é preciso tomar cuidado com isso, porque pode ocorrer em grande quantidade e levar à calvície. Faça o acompanhamento de um médico dermatologista, além de seu ginecologista que cuidou durante todo o pré-natal.

4.    Alterações hormonais

Por último, mas não menos importante, são as alterações hormonais. Apesar de já termos citado um pouco antes sobre isso, não especificamos que essas mudanças podem provocar queda de cabelo. Apenas ligamos a outros problemas que elas estão envolvidas.

A mudança hormonal causa queda capilar porque muda totalmente nosso organismo. Todo o balanceamento do corpo muda e é afetado, gerando inúmeros transtornos, sendo um deles a perda de fios. Porém, isso pode ser tratado não somente por um dermatologista, mas também por um ginecologista, já que ele cuida dessa parte do nosso funcionamento corporal.

Gostou do nosso texto? Deixe abaixo sua opinião e se você conhece outros elementos que podem provocar queda de cabelo. Não se esqueça de compartilhar com aquela pessoa que sofre com isso para ajuda-la com o problema.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos