5 razões que podem fazer você ficar careca

Os nossos cabelos sempre foram parte da vaidade e padrão de beleza de qualquer época. A estética masculina e feminina sempre dependeu desse aspecto de nosso corpo e fizeram a moda nas passarelas, televisões e outras mídias que existem.

No século XXI isso não mudou. Quanto mais formas surgem para inovar os fios, maior a procura e almejo das pessoas para conquistar. Independente do que fosse necessário para chegar no resultado, todos faziam para conseguir.

No entanto, essa corrida para conseguir os cabelos dos sonhos levou a um problema: a possível calvície e alopecia. Ambas também são causadas por outros motivos, porém, há cinco razões que podem fazer você ficar careca, e, entre elas, estão a mudança excessiva de produtos nos fios. Confira!

Diferença entre alopecia e calvície

Diferente do que muitos acreditam, a queda de cabelo não se remete somente à calvície. Existem vários problemas causadores da perda dos fios e seus diferentes nomes para designar o transtorno capilar – sejam eles biológicos ou não.

Dois deles, que retratam os problemas mais comuns na população, são os de alopecia e calvície. O primeiro se trata da perda total dos cabelos, ou seja, quando alguém tem esse transtorno, a tendência é de ficar careca bem rápido.

Porém, a calvície, diferente do anterior, é apenas a perda parcial do cabelo. Ou seja, o uso excessivo de produtos para mudar os cabelos podem ser causadores. Veja, a seguir, as 5 razões que podem fazer você ficar careca:

1.     Produtos alisantes

Mania entre boa parte das mulheres, que agora surtiu para o mundo masculino, é o uso de produtos químicos para alisar os cabelos. Essa moda sempre existiu, mas nunca ficou tanto em vigor quanto está no século XXI.

Pessoas de qualquer sexo e idade querem deixar os fios domados e alisados. São inúmeros produtos com componentes fortíssimos que levam a essa mudança no aspecto das madeixas, sendo eles muito agressivos até para a nossa saúde.

Entre as razões que podem fazer você ficar careca, esse uso de alisantes é uma delas. Quando não é feito o acompanhamento de um especialista na área, as chances de ocorrer alguma alergia e queda dos fios são grande, o que pode te levar a calvície ou alopecia.

2.     Produtos químicos gerais

Nós fizemos uma distinção dessa parte com os alisantes, porque eles são muito agressivos e por si só podem deixar uma pessoa sem cabelo. Porém, todos os produtos químicos, no geral, têm chances de levar alguém ao apelidado “carequice”.

Quando você utiliza um produto com componentes muito alterados e fortes para o seu corpo, a tendência é de que o fio caia pelo choque com a química e leve a uma possível calvície ou alopecia.

Caso isso não seja tratado, principalmente nos homens, a tendência é de que tudo caia e que essa seja uma das razões que podem fazer você ficar careca. Ou seja, cuidado com as fórmulas de xampus, condicionadores, hidratantes capilares, entre outros.

3.     Uso de anabolizantes

Esse não é um tipo de química voltada para o fio de cabelo, porém, ao ser muito utilizada, pode afetar principalmente no cabelo. Os anabolizantes são produtos ilegais, que ajudam no crescimento descontrolado de músculos do corpo.

Quando há essa hipertrofia muscular muito rápida, outros organismos do corpo são afetados. As madeixas, que são muito frágeis e necessitam de constante tratamento, são as vitimas principais de quem ingere essa substância.

Ou seja, componentes fortes para o corpo, mas que não são voltados aos fios, talvez sejam também as razões que podem fazer você ficar careca. Fique atento quanto às mudanças que seu corpo tem e evite usar produtos ilegais para a Anvisa.

4.     Uso de bonés, chapéus e afins

Agora, fugindo do nível químico, mas pulando ainda um pouco sobre a moda, estamos tratando sobre utensílios de estilo, como bonés, chapéus, arcos, entre outros. Esses são produtos que enfeitam nossos cabelos, mas que podem trazer problemas.

Isso ocorre devido ao abafamento do couro cabeludo. Essa parte de nossa cabeça é a casa do fio capilar, ou seja, quando não cuidada da devida maneira, automaticamente afetará o aspecto das madeixas.

Eles entram como razões que podem fazer você ficar careca, porque quando insistem no erro do uso excessivo, pode sim levar a queda de cabelo. Muitos não sabem desse fator do couro cabeludo e continuam abafando-o, gerando transtornos a saúde local.

5.     Água quente

Agora, não tão relacionado aos itens anterior, temos o nosso último da lista: a água quente. Ela pode ser uma aliada ao relaxamento do corpo, porém, quando utilizada em grande quantidade, estimula a excessiva produção de sebo e causa a caspa e Dermatite Seborreica.

Ou seja, esse ciclo de problemas são uma das razões que podem fazer você ficar careca, porque quando deixamos essa produção de óleo ocorrer de forma descontrolada, leva a esses dois outros transtornos, que automaticamente geram a perda de fios e possível calvície e alopecia.

Gostou do nosso texto? Deixe abaixo seu comentário e se conhece mais razões que podem fazer você ficar careca.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos