Qual a relação entre cabelos e relógio biológico

O nosso cabelo é uma parte do corpo que necessita de cuidados como qualquer outra. Ele pede nutrientes, vitaminas e as demais adições que auxiliam no trato e deixam os fios com aspectos mais bonitos e saudáveis.

Porém, além desse cuidado que devemos ter com eles, há outro ponto de vista que antes não era conhecido, que altera a consistência do fio e sua saúde no geral: O tempo é um aliado e ameaça nesse tratamento capilar.

Por mais estranho que pareça, precisamos saber a relação entre cabelos e relógio biológico. Esse não era um estudo comum, porém, após várias pesquisas, chagaram a uma conclusão: é fundamental para entendermos as nossas madeixas. Veja, a seguir, um pouco mais sobre o assunto.

O que é relógio biológico?

O relógio biológico é algo natural no corpo de qualquer organismo vivo na Terra. A partir dessa contagem, se sabe qual aspecto mais comum e quais cuidados são necessários para aquele respectivo tempo perpassado.

Um ser vivo tem a capacidade de nascer e morrer. Quando ele é fecundado no óvulo, começa a etapa de crescimento. A partir disso vem o nascimento, o desenvolvimento da infância, a juventude, a vida adulta e até a velhice.

Todo o nosso corpo possui esse tempo. A relação entre cabelos e relógio biológico está no entendimento de que os fios são parte de nosso organismo e também sofrem ação dos instantes que se passaram.

Organismo humano e tempo

O relógio biológico está totalmente ligado também aos nossos hábitos. Quando mantemos um cotidiano, automaticamente nosso corpo responderá ao costume com aqueles afazeres e organização do tempo.

Isso pode ocorrer com qualquer parte do nosso corpo, seja ele através do cuidado com o tempo de lavar o cabelo, com a quantidade de vezes que você escova os dentes ou até mesmo o número de cochilos que tira durante um dia.

A relação entre cabelos e relógio biológico está aí: você acostuma o corpo a um hábito e logo após, se mudar isso, pode ocorrer um estranhamento. Todo o nosso organismo está suscetível a costumes e nosso cabelo não é diferente.

Relação entre os cabelos e relógio biológico

O nosso ciclo do sono é controlado pelos chamados genes do relógio. Eles variam a sua atividade ao longo do dia e são responsáveis por manter o chamado relógio interno ou relógio natural/biológico dos seres vivos.

Porém, um pesquisador da Universidade de Yamaguchi, no Japão, voltou seus estudos para a base de cada fio de cabelo e percebeu que há um folículo de células vivas que se agarram ao cabelo quando puxados.

Através desses folículos, ele foi capaz de isolar e controlar a atividade de três genes do relógio biológico. Assim percebeu que poderia estudar mais sobre aquela parte do nosso corpo e saber sobre a relação entre cabelos e relógio biológico.

Células vivas e tempo

Após pesquisas com os fios de cabelos arrancados pelo pesquisador japonês, eis que se chegou a uma conclusão: além de sobreviver fora de nossa cabeça, o fio de cabelo, quando junto às células vivas, também é agredida pelo tempo.

Ele percebeu isso a partir das mudanças drásticas que fez com o cabelo. A partir das reações que o fio tinha, ele reparava que tudo ocorria devido à mudança que fez no tempo e com os cuidados que aquela pequena parte do nosso corpo tinha antes.

Ou seja, a relação entre cabelos e relógio biológico foi comprovada e mostrou ser uma parte interina de nosso corpo, que é agredida pelo tempo e sofre suas alterações como qualquer outro organismo.

Conclusão sobre o cabelo e o tempo

Apesar de ser descoberta a relação entre cabelos e relógio biológico, muitas pessoas ainda não sabem sobre o fato e ignoram o fator dele interferir na integridade do fio. Como qualquer outra parte de nosso corpo, as madeixas necessitam de outros cuidados após um tempo perpassado e mudanças de hábitos que não sejam bruscas.

Quando você acostuma sua cabeça a ter certo tratamento e de repente muda esse hábito, as chances de ter um resultado não esperado são grandes. Portanto, os cuidados com esse câmbio devem ser tomados e observados para que não leve a um problema maior.

Por fim, para reafirmar a relação entre cabelos e relógio biológico, o ser humano deve tomar cuidado com esse tempo e perceber que certas coisas devem ser evitadas para não gerar transtornos próximos ou no futuro distante. Um fio com bastante idade não tem a mesma vitalidade que um novo tem. Ou seja, igual a todo nosso organismo, é necessário cautela ao cuidar das madeixas.

Gostou do nosso texto sobre seus fios e o tempo? Você sabia sobre essa relação entre cabelos e relógio biológico? Deixe abaixo seu comentário e não se esqueça de compartilhar com os amigos para disseminar a informação. Até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos